Olá
Ao examinar, para efeito de substituição, o quadro de distribuição de uma casa de campo de um familiar, vi algo que me deixou dúvidas.
A entrada, da rede, é em trifásico equipada com disjuntor regulado para 10Amps.
Do lado da distribuição, monofásica, existe um mix de dijuntores de 10A e 20A.
Encontrei ainda uma única tomada trifásica que está alimentada a partir de 3 dos circuitos monofásicos.
Dijuntores monofásicos de 20A ligados a uma única fase e a tomada trifásica ligada a três circuitos monofásicos?
Isto é normal?
Obrigado desde já
Cumprimentos
Jorge Ferreira
Quadro trifasico domestico (quinta)
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Quadro trifasico domestico (quinta)
Nada normal. Mesmo os circuitos de 20A estão mal.
O que devia estar era um quadro com protecção diferencial seguida de "n" circuitos de 10A para iluminação e "m" circuitos de 16A para tomadas. A tomada trifasica devia ter uma protecção de 4 pólos (se a tomada tiver neutro) de 16A ou 32A.
O que devia estar era um quadro com protecção diferencial seguida de "n" circuitos de 10A para iluminação e "m" circuitos de 16A para tomadas. A tomada trifasica devia ter uma protecção de 4 pólos (se a tomada tiver neutro) de 16A ou 32A.
Olá
Obrigado pelos esclarecimentos.
A tomada trifásica vai passar à história, pelo que não é problema.
Fora isso a distribuição é toda monofásica.
Não mencionei inicialmente mas à entrada do quadro de distribiuição há um diferencial trifásico de 40A / 300mA.
Só mais uma questão, sendo a protecção/limitação de corrente da entrada (antes do contador) de 10A trifásico, é viável colocar disjuntores de 16A na distribuição?
Colocando de outra forma, é viável exceder os 10A numa fase desde que a soma das 3 correntes não exceda os 3x10A.
Obrigado
Cumprimentos
Jorge
Obrigado pelos esclarecimentos.
A tomada trifásica vai passar à história, pelo que não é problema.
Fora isso a distribuição é toda monofásica.
Não mencionei inicialmente mas à entrada do quadro de distribiuição há um diferencial trifásico de 40A / 300mA.
Só mais uma questão, sendo a protecção/limitação de corrente da entrada (antes do contador) de 10A trifásico, é viável colocar disjuntores de 16A na distribuição?
Colocando de outra forma, é viável exceder os 10A numa fase desde que a soma das 3 correntes não exceda os 3x10A.
Obrigado
Cumprimentos
Jorge
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
O calibre dos disjuntores está relacionado com a secção dos cabos que alimentam (principalmente) as tomadas. Se os fios são de 2.5mm2, então a protecção deve ser de 16A, mesmo que a montante haja um limite mais baixo. É isso que dizem as regras: circuitos de iluminação -> fio de 1.5mm2 e protecção de 10A; circuitos de tomadas de uso geral -> fio de 2.5mm2 e protecção de 16A.
Se mais tarde o dono da casa quiser uma alteração na potência contratada e/ou alteração de trifásico para monofásico, toda a instalação fica correcta.
10A trifásico significa que tem contratada uma potência de 10x3x230 = 6,9kVA, que não é um escalão "contratável" normalmente em trifásico, sendo assim deveria ser vantajoso pedir a alteração de trifásico para monofásico (principalmente se não tem cargas trifásicas).
Os 300mA podem não ser suficientes em alguns casos, por isso veja com atenção se será vantajoso a inclusão de um diferencial mais sensível para alguns circuitos. Qual é o valor de resistência de terra da instalação?
Se mais tarde o dono da casa quiser uma alteração na potência contratada e/ou alteração de trifásico para monofásico, toda a instalação fica correcta.
10A trifásico significa que tem contratada uma potência de 10x3x230 = 6,9kVA, que não é um escalão "contratável" normalmente em trifásico, sendo assim deveria ser vantajoso pedir a alteração de trifásico para monofásico (principalmente se não tem cargas trifásicas).
Os 300mA podem não ser suficientes em alguns casos, por isso veja com atenção se será vantajoso a inclusão de um diferencial mais sensível para alguns circuitos. Qual é o valor de resistência de terra da instalação?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Respondendo diretamente a esta questão, a resposta é não.JorgeF Escreveu: 11 mar 2022, 15:14
Basta que exceda a corrente numa das fases, para o disjuntor desligar.
As restantes questões já foram respondidas em comentários anteriores.
Olá
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Eu estava bastante seguro de que era assim.
Mas como, ao tempo (*), o quadro foi feito por um electricista, e eu sou só um curioso....
(*) remonta a meados dos anos 70 do século XX.
Cumprimentos
Jorge
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Enão a minha interpretação da coisa é correcta.mromeiro Escreveu: 11 mar 2022, 17:53Respondendo diretamente a esta questão, a resposta é não.JorgeF Escreveu: 11 mar 2022, 15:14 Colocando de outra forma, é viável exceder os 10A numa fase desde que a soma das 3 correntes não exceda os 3x10A.
Basta que exceda a corrente numa das fases, para o disjuntor desligar.
Eu estava bastante seguro de que era assim.
Mas como, ao tempo (*), o quadro foi feito por um electricista, e eu sou só um curioso....
(*) remonta a meados dos anos 70 do século XX.
Cumprimentos
Jorge
Olá a todos
O quadro de distribuição que foi assunto deste tópico já foi refeito e está a funcionar sem espinhas.
De acordo com um electricista que por cá passou tem algumas peculiaridades incomuns, mas nada de grave.
Bom, isto já está pronto desde Março, assim como a substituição de contador que deu origem a este biscate. Com o quadro original não havia espaço para o novo contador digital, teve que se arranjar uma solução mais estreita.
Como não queria desaparecer sem dar cavaco aos que dedicaram algum do seu tempo a esclarecer as minhas dúvidas, tanto directamente, neste tópico, como indirectamente, noutros tópicos que consultei.
Deixo-vos o resultado final, em anexo está o esquema de ligações bem como uma foto do bendito quadro.
Quanto a eventuais peculiaridades, não esqueçam que sou apenas um curioso nesta área. A minha electricidade não costuma exceder os 5VDC, chegando, ocasionalmente, aos 12VDC ou 24VDC.
Obrigado.
Jorge
O quadro de distribuição que foi assunto deste tópico já foi refeito e está a funcionar sem espinhas.
De acordo com um electricista que por cá passou tem algumas peculiaridades incomuns, mas nada de grave.
Bom, isto já está pronto desde Março, assim como a substituição de contador que deu origem a este biscate. Com o quadro original não havia espaço para o novo contador digital, teve que se arranjar uma solução mais estreita.
Como não queria desaparecer sem dar cavaco aos que dedicaram algum do seu tempo a esclarecer as minhas dúvidas, tanto directamente, neste tópico, como indirectamente, noutros tópicos que consultei.
Deixo-vos o resultado final, em anexo está o esquema de ligações bem como uma foto do bendito quadro.
Quanto a eventuais peculiaridades, não esqueçam que sou apenas um curioso nesta área. A minha electricidade não costuma exceder os 5VDC, chegando, ocasionalmente, aos 12VDC ou 24VDC.
Obrigado.
Jorge
- Anexos
-
- QuadroElectrico.pdf
- (17.7 KiB) Transferido 57 vezes