problema com desembaciador que dá choque
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
problema com desembaciador que dá choque
Boas,
Tenho um problema numa instalação no qual puseram um desembaciador (230v) no espelho do WC,
e agora o que acontece é que se tocar na borda do espelho com uma mão e a torneira na outra mão, dá choque electrico...
Medi a tensão é ronda os 100v,
A canalização não permite ligar a terra porque é tubo de plastico (multicamada)
Dá me ideia que, como o desembaciador esta colado no vidro atras, faz alguma passagem no vidro, atras e nas bordas (que é a parte não polida)
mas se puser a mão no vidro polido (espelho), não acontece nada...
Alguém me pode ajudar nisso, que não entendo como resolver isso??!!
Tenho um problema numa instalação no qual puseram um desembaciador (230v) no espelho do WC,
e agora o que acontece é que se tocar na borda do espelho com uma mão e a torneira na outra mão, dá choque electrico...
Medi a tensão é ronda os 100v,
A canalização não permite ligar a terra porque é tubo de plastico (multicamada)
Dá me ideia que, como o desembaciador esta colado no vidro atras, faz alguma passagem no vidro, atras e nas bordas (que é a parte não polida)
mas se puser a mão no vidro polido (espelho), não acontece nada...
Alguém me pode ajudar nisso, que não entendo como resolver isso??!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: problema com desembaciador que dá choque
boas. julgo que essa montagem não ficou bem feita liguei alguns espelhos com desem baciador e nunca houve problema. agora julgo que terá de tirar o espelho e ver, tambem desconheço.cump
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
A parte metálica que refllete a imagem deveria estar ligada à terra e o circuito deve estar protegido por diferencial de allta sensibilidade.
Ohmico
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Viva, o espelhado é metálico e está a dar passagem. Que ID tem na instalação?
A meu ver a ligação está mal feita e a dar passagem ao espelhado. Caso seja um espelho colado e o desembaciador ser fornecido com o espelho, contacte o fornecedor, para validar a garantia. O espelho certamente irá partir ao ser descolado.
A meu ver a ligação está mal feita e a dar passagem ao espelhado. Caso seja um espelho colado e o desembaciador ser fornecido com o espelho, contacte o fornecedor, para validar a garantia. O espelho certamente irá partir ao ser descolado.
-
- Velha Guarda
Boas,
O ID é de 30mA
O espelho não é colado ao muro, mas suspenso com suporte de alumínio
A empresa de vidros é que forneceu o espelho com desembaciador
Mas não vejo nada, é só uma fita adesiva colado neste caso ao espelhado com resistência e 2 fio branco para ligar 230v
por acaso não medi a resistencia de continuidade para verificar se dá passagem ao espelhado...
Portanto a solução seria pedir a empresa para por outro desembaciador com isolamento adequado, é isso?
O ID é de 30mA
O espelho não é colado ao muro, mas suspenso com suporte de alumínio
A empresa de vidros é que forneceu o espelho com desembaciador
Mas não vejo nada, é só uma fita adesiva colado neste caso ao espelhado com resistência e 2 fio branco para ligar 230v
por acaso não medi a resistencia de continuidade para verificar se dá passagem ao espelhado...
Portanto a solução seria pedir a empresa para por outro desembaciador com isolamento adequado, é isso?
-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2021, 19:09
- Profissão: Eletricista
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 6 times
Olá
Pela certa existe algum erro na montagem da resistência ou esta com defeito provocando a fuga, e o Sr.esta a fazer de terra ao colocar a mão na torneira, como sabe o ID não vai actuar , se estiver na garantia melhor será accionar a garantia.
Pela certa existe algum erro na montagem da resistência ou esta com defeito provocando a fuga, e o Sr.esta a fazer de terra ao colocar a mão na torneira, como sabe o ID não vai actuar , se estiver na garantia melhor será accionar a garantia.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Como é que é essa? Não actua o ID porquê?Venancio Escreveu: 03 mar 2022, 17:03 Olá
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. mas afinal o colega que postou disse que dava choque, mas não disse se o id disparou?afinal disparou ou não?. caso não só pode ser que ele não está nas perfeitas condições, terá de ser mudado, por aquilo que tenho visto a maioria já não dispara no teste. cump
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,damon Escreveu: 02 mar 2022, 19:27 Pois mas não há como ligar a terra, só saem 2 fio da resistência...
terá de arranjar maneira de ligar o revestimento espelhado à terra, ou ligar com transformador de isolamento.
Já agora por curiosidade, o espelho tem conformidade CE?
Ohmico
-
- Velha Guarda
Bom dia,
O ID nao dispara nao. Mas funciona que testei com aparelho tipo fluke.
Nao tem marca CE,
Vou tentar tirar uma foto quando for ao local, q nao estou a ver como ligar o espelhado a terra?
Parece me que podera ser mesmo um defeito do desenbaciador
Obrigado
O ID nao dispara nao. Mas funciona que testei com aparelho tipo fluke.
Nao tem marca CE,
Vou tentar tirar uma foto quando for ao local, q nao estou a ver como ligar o espelhado a terra?
Parece me que podera ser mesmo um defeito do desenbaciador
Obrigado