Queda de tensão máxima - Corrente contínua

Responder
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Been thanked: 1 time

Queda de tensão máxima - Corrente contínua

Mensagem por NotreDame »

Meus caros,

para a corrente alternada existe muita informação. Mas alguém me sabe informar, qual a queda de tensão normativa máxima, admissível para um circuito de corrente contínua?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Re: Queda de tensão máxima - Corrente contínua

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " NotreDame "

De acordo com a solicitação pretendida, a queda de tensão máxima num circuito de corrente contínua não deverá ser superior a 3 %.

Cptos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " NotreDame "

Há pouco, devido a esquecimento acabei por não referir a proveniência dos 3 % da queda de tensão em sistemas fotovoltaicos (FV).
No entanto, permita-me dizer- lhe que ao nível das regras técnicas existe um vazio legislativo sobre esta matéria. Apena podemos encontrar
alguma informação em legislação dispersa noutros países tais como: - Suiça; Espanha; Reino Unido; e França.
Esta minha intervenção apresenta alguns aspectos relacionados com as protecções típicas associadas a uma instalação de um sistema
fotovoltaico
de pequena dimensão. Em geral as instalações eléctricas fotovoltaica devem respeitar as RTIEBT (Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de
Baixa Tensão). No entanto, existe muito pouca informação específica sobre problemas enerentes ao p´roprio funcionamento deste tipo de
instalações.
Nomeadamente ao nível de legislação técnica descritiva sobre protecções, quedas de tensão, cabos condutores, terras para este tipo de
instalações elétricas. Alguma da informação existente consiste em regras recomendáveis de outros países como acima ficou dito para
instalações FV que constam na norma IEC 60364-7-712. Referem particularidades de instalações FV e também na norma EN 50438 que define
regras de ligação de micro-geração à rede de distribuição de baixa tensão. Este excerto pretende apenas fazer uma breve referência a algumas
recomendações sobre sistemas FV, dos componentes e dos seus utilizadores.
No entanto, na norma HD 60364-7-712 encontra-se um vazio legislativo no ponto 712.525 intitulado Queda de tensão nas instalações dos
consumidores. Regra geral este título também não informava muito, mas estando em branco talvez um dia tenhamos algum conteúdo que nos
posa esclareçer.
No entanto, na ausência de dados concretos sobre quedas de tensão máximas admissíveis para instalações geradoras de baixa tensão, poderá ser
razoável pensarmos em quedas de tensão máximas de 3 % desde os painéis até à ligação ao quadro geral de comando e proteção.
Isto está validado pelas recomendações acima citadas de documentos especializados como o Caderno de Encargos Técnicos de Instalações
Conectadas a Rede do IDAE (PCT-C-REV – julho 2011) espanhol:
Os condutores serão feitos de cobre e terão a secção adequada para evitar quedas de tensão e aquecimento. Especificamente, para qualquer
condição de trabalho, os condutores devem ter secção suficiente para que a queda de tensão seja inferior a 1,5%.

Espero ter ajudado

JAG
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Been thanked: 1 time

Mensagem por NotreDame »

Obrigado caro Faiante.

Efetivamente a Norma Portuguesa nada fala relativamente à queda de tensão CC.

Fico grato pela sua ajuda.
1050021
Curioso
Curioso
Registado: 31 mar 2008, 11:16

Mensagem por 1050021 »

Boas colegas.
Também tenho muitas dúvidas sobre este assunto. Se alguém puder disponibilizar uma folha de cálculo para este tipo de redes, fico-lhe inteiramente agradecido. Muito obrigado. Abraços
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas, tera interesse esta tabela?
Anexos
57.pdf
(15.57 KiB) Transferido 435 vezes