COMO LIGAR FIOS

Responder
Fernando7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2022, 20:30

COMO LIGAR FIOS

Mensagem por Fernando7 »

Boa noite,

Eu primeiro lugar gostava de dizer que não percebo nada de electricidade, pelo que gostava que me ajudassem a montar aqui dois candeeiros.
Em geral, em todos as divisões da casa tenho sempre 3 fios a sair do tecto: um castanho/preto, um amarelo/verde e um azul.
Acontece que na sala, tenho a sair do tecto dois castanhos, um azul e um verde. Deduzo que tenha dois castanhos porque tenho dois interruptores, embora estejam um ao lado do outro.
A minha questão é como ligo estes 4 fios ao candeeiro que comprei que só tem 3 sitios para colocar os fios?

No meu hall tenho o mesmo problema, mas neste caso tenho dois castanhos, dois azuis e dois amarelos. Como posso ligar ao candeeiro que só tem 3 sitios para ligar?

Obrigado e desculpem o vocabulário pouco técnico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Re: COMO LIGAR FIOS

Mensagem por pedro caetano »

boas. nos 3 casos basta ligar as cores do candieiro com as cores do teto, preto ou castanho com preto, azul com azul, e verde com verde. no caso dos 2 castanhos na sala basta ligar num castanho só o preto do candieiro, pois julgo que isso é para acender um candieiro com mais lampadas, e por isso tinha o outro castanho. cump
Fernando7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Fernando7 »

pedro caetano Escreveu: 20 fev 2022, 12:14 boas. nos 3 casos basta ligar as cores do candieiro com as cores do teto, preto ou castanho com preto, azul com azul, e verde com verde. no caso dos 2 castanhos na sala basta ligar num castanho só o preto do candieiro, pois julgo que isso é para acender um candieiro com mais lampadas, e por isso tinha o outro castanho. cump
Bom dia. Obrigado pela ajuda.
Isso quer dizer que no hall onde tenho 6 fios, posso ligar 2 fios em cada junção no candeeiro ? Não tem problema ter dois castanhos do tecto a ligar com 1 castanho do candeeiro?

E na sala o que faço com o outro castanho ? Coloco só uma vedação na ponta do fio e deixo por ligar ? N tem problema se não tiver ligado?

Desculpe as perguntas, mas como não percebo nada, tenho receio.

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. julgo que na sala, seria para ligar um candieiro com mais lampadas um castanho acenderia uma parte e o outro as restantes, se tem um candieiro ,que tem só um preto liga num castanho qualquer do teto o outro fica sem nada isola-o.no hall diz que tem 6 fios, pergunto se é 2 castanhos juntos num ligador 2 azuis num ligador e 2 verdes num ligador? se é então pode estar outro candieiro a acender junto com esse. cump
Fernando7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Fernando7 »

pedro caetano Escreveu: 20 fev 2022, 13:00 boas. julgo que na sala, seria para ligar um candieiro com mais lampadas um castanho acenderia uma parte e o outro as restantes, se tem um candieiro ,que tem só um preto liga num castanho qualquer do teto o outro fica sem nada isola-o.no hall diz que tem 6 fios, pergunto se é 2 castanhos juntos num ligador 2 azuis num ligador e 2 verdes num ligador? se é então pode estar outro candieiro a acender junto com esse. cump
Na sala já liguei como disse. E correu tudo bem. Muito obrigado.

No hall ainda não liguei. Peço desculpa não percebi a sua mensagem. Não tem problema se eu ligar 2 fios iguais em cada ligador do candeeiro da mesma cor ? Ou seja ficaria:
- castanho tecto + castenho tecto (no mesmo ligador) com o castanho candeeiro.
- verde tecto + verde tecto (no mesmo ligador) com o verde do candeeiro.
- azul tecto + azul tecto (no mesmo ligador) com azul do candeeiro.

Não cria nenhum problema ter tudo assim ligado?
Penso que tenho assim tantos fios porque eu tenho dois interruptores: um em cada lado do hall.

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas eu pensava de ser assim 2 castanhos juntos no mesmo ligador igualmente com os restantes,agora se não for já não sei o que podera ser,diz que tem 2 interruptores em cada lado do hall o que poderia ser era uma comutação de escada, mas assim não vejo porque tinha tantos fios no teto. se mandasse foto desses fios podia ate ser mais facil. cump
Fernando7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Fernando7 »

20220219_130412.jpg
Fernando7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Fernando7 »

pedro caetano Escreveu: 20 fev 2022, 15:20 boas eu pensava de ser assim 2 castanhos juntos no mesmo ligador igualmente com os restantes,agora se não for já não sei o que podera ser,diz que tem 2 interruptores em cada lado do hall o que poderia ser era uma comutação de escada, mas assim não vejo porque tinha tantos fios no teto. se mandasse foto desses fios podia ate ser mais facil. cump
Já coloquei a foto.
Assim é como se encontra o candeeiro atual, mas o casquinho que o candeeiro atual tem permite ligar dois fios de cada ao casquilho (tem quatro entradas). Os fios de terra não estão ligados. Agora o candeeiro novo não tem essa divisão. Tem 3 ligadores (fase, neutro e terra). A minha questão é se posso ligar os cabos todos juntos, respeitando as cores ou tenho que comprar algum tipo de adaptor para fazer o efeito do casquilho?
Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. se o ligador do candieiro permite que ligue os 2fios tudo bem, senão utiliza os ligadores rapidos de 3 fios com patilha da waco e assim liga os 2fios pretos no ligador os 2 azuis noutro ligador e os verdes noutro e liga o candieiro nas respetivas cores.ter atencão que leva 3 ligadores um para cada cor cump
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”