Botoneira emergência
-
- Curioso
- Registado: 08 set 2016, 22:38
- Has thanked: 4 times
Botoneira emergência
Olá boa noite,
Está previsto montagem de cogumelo com paragem de emergência em quadro de obra??
Cumprimentos
Obrigado
Está previsto montagem de cogumelo com paragem de emergência em quadro de obra??
Cumprimentos
Obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Been thanked: 89 times
Re: Botoneira emergência
De acordo com a secção 704.536 das RTIEBT da leitura que faço é que o corte geral de energia pode ser feito no interruptor de corte geral quadro de entrada ou através de botoneira.
O corte de energia de emergência (equipamentos cujo a sua utilização possa apresentar risco) deve existir uma botoneira de corte nas proximidades desse equipamento ou equipamentos.
Pode existir a necessidade de teres várias botoneiras de emergência se existirem diversos equipamentos com as caracteristicas acima indicadas.
Confesso que para estaleiros não tenho muita experiencia, talvez um dos colegas aqui do fórum possa ter outra opinião
704.536 Dispositivos de comando e de seccionamento
Na origem de cada instalação de estaleiro deve existir um quadro onde estejam instalados o
dispositivo de corte geral e os dispositivos de protecção principais (veja-se 704.1.5).
No quadro geral ou nos quadros de distribuição devem ser previstos um ou mais dispositivos
que garantam as funções de seccionamento e de corte.
Para os aparelhos cuja utilização possa apresentar risco, devem ser previstos meios de corte
de emergência que interrompam todos os condutores activos, por forma a suprimir o perigo
inerente.
Os dispositivos de seccionamento e de protecção podem ser instalados no quadro geral ou em
quadros parciais.
Os dispositivos de seccionamento das alimentações de energia devem poder ser bloqueados
na posição de aberto (veja-se 462.3) (por exemplo, por meio de dispositivos de bloqueio ou da
colocação dos dispositivos de seccionamento em locais ou em invólucros, fechados à chave).
A alimentação dos aparelhos de utilização deve ser feita a partir de quadros de distribuição
dotados de:
a) dispositivos de protecção contra as sobreintensidades;
b) dispositivos de protecção contra os contactos indirectos;
c) tomadas.
As alimentações de segurança e de substituição devem ser ligadas por meio de dispositivos
concebidos por forma a impedir as interligações das diferentes alimentações.
O corte de energia de emergência (equipamentos cujo a sua utilização possa apresentar risco) deve existir uma botoneira de corte nas proximidades desse equipamento ou equipamentos.
Pode existir a necessidade de teres várias botoneiras de emergência se existirem diversos equipamentos com as caracteristicas acima indicadas.
Confesso que para estaleiros não tenho muita experiencia, talvez um dos colegas aqui do fórum possa ter outra opinião
704.536 Dispositivos de comando e de seccionamento
Na origem de cada instalação de estaleiro deve existir um quadro onde estejam instalados o
dispositivo de corte geral e os dispositivos de protecção principais (veja-se 704.1.5).
No quadro geral ou nos quadros de distribuição devem ser previstos um ou mais dispositivos
que garantam as funções de seccionamento e de corte.
Para os aparelhos cuja utilização possa apresentar risco, devem ser previstos meios de corte
de emergência que interrompam todos os condutores activos, por forma a suprimir o perigo
inerente.
Os dispositivos de seccionamento e de protecção podem ser instalados no quadro geral ou em
quadros parciais.
Os dispositivos de seccionamento das alimentações de energia devem poder ser bloqueados
na posição de aberto (veja-se 462.3) (por exemplo, por meio de dispositivos de bloqueio ou da
colocação dos dispositivos de seccionamento em locais ou em invólucros, fechados à chave).
A alimentação dos aparelhos de utilização deve ser feita a partir de quadros de distribuição
dotados de:
a) dispositivos de protecção contra as sobreintensidades;
b) dispositivos de protecção contra os contactos indirectos;
c) tomadas.
As alimentações de segurança e de substituição devem ser ligadas por meio de dispositivos
concebidos por forma a impedir as interligações das diferentes alimentações.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
Confesso que para estaleiros não tenho muita experiencia, talvez (um dos colegas aqui do fórum possa ter outra opinião)
Gosto da frase mas não consegui ajuda, pelo contrário eu coloquei essa informação por mim próprio no fórum!
Em Aveiro é com botoneira de emergência mas em Viseu não obriga fica a informação para outros colegas !!!
Já agora se me puder ajudar no tema das diferenças do recinto motor ou fins agrícolas agradeço, também iniciei esse tema no fórum mas sem sucesso!!
Cumprimentos!!
Gosto da frase mas não consegui ajuda, pelo contrário eu coloquei essa informação por mim próprio no fórum!
Em Aveiro é com botoneira de emergência mas em Viseu não obriga fica a informação para outros colegas !!!
Já agora se me puder ajudar no tema das diferenças do recinto motor ou fins agrícolas agradeço, também iniciei esse tema no fórum mas sem sucesso!!
Cumprimentos!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Been thanked: 89 times
Não sei qual a legislação a que se refere mas as RTIEBT são aplicáveis a todo o território nacional, não existe uma legislação para Aveiro outra para Viseu, Lisboa etc... OU É NECESSÁRIO OU NÃO É!njr Escreveu: 15 fev 2022, 13:04 Confesso que para estaleiros não tenho muita experiencia, talvez (um dos colegas aqui do fórum possa ter outra opinião)
Cumprimentos!!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
O problema é esse mesmo, a legislação não é aplica em toda à parte por igual!!
Olá " njr "
Trata-se de um problema já muito antigo. Onde nuns lados se aplica a legislação vigente e, noutros faz-se dela tábua rasa.
Dito isto, importa referir que nem todas as entidades trabalham da mesma forma.
Apesar de haver alguma displicência já começamos por ver uma luz ao fundo do túnel.
Será caso para dizer volta Certiel que estás perdoada.
Cptos
JAG
Trata-se de um problema já muito antigo. Onde nuns lados se aplica a legislação vigente e, noutros faz-se dela tábua rasa.
Dito isto, importa referir que nem todas as entidades trabalham da mesma forma.
Apesar de haver alguma displicência já começamos por ver uma luz ao fundo do túnel.
Será caso para dizer volta Certiel que estás perdoada.
Cptos
JAG
Penso que a pergunta inicial não foi respondida e também tenho essa dúvida.
Os quadros de obra moveis (pimenteiros) ou fixos (quadros de distribuição temporários) são obrigados a ter uma botoneira de corte geral de emergência?
Se sim qual é o artigo das RTIEBT?
Se não, pode ser reclamado aquando de uma exigência por parte da DGEG?
Os quadros de obra moveis (pimenteiros) ou fixos (quadros de distribuição temporários) são obrigados a ter uma botoneira de corte geral de emergência?
Se sim qual é o artigo das RTIEBT?
Se não, pode ser reclamado aquando de uma exigência por parte da DGEG?