Certificação para aumento de potência contratada

Responder
Victor Marinho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2022, 15:06

Certificação para aumento de potência contratada

Mensagem por Victor Marinho »

Uma senhora me contatou para fazer o aumento de potencia de 13.70 para 37. Já sou inscrito na DGEG, liguei para e-rede e me disserem que tenho que o local tem que ter uma certificação feita pelo eletricista. Alguém sabe como devo prosseguir com este processo? e quais as fichas que tenho que preencher?
obrigada
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: Certificação para aumento de potência contratada

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Para essa potência já é preciso projeto. Penso que é melhor começar por aí para saber o que fazer.

Cumps!
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Has thanked: 15 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por jtsilvamoura »

Anexo Tabela, que podemos encontrar no manual das ligações, que penso poder ajudar.
Anexos
Requisitos para ligação de instalações à rede.JPG

Cumprimentos,
JM
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

jtsilvamoura Escreveu: 11 fev 2022, 11:17 Anexo Tabela, que podemos encontrar no manual das ligações, que penso poder ajudar.
Boas!

Só falta na tabela a questão da necessidade de projeto, que a EDP/E-Redes não informa os Clientes.

Cumps!
pedromfcruz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jul 2010, 21:03

Mensagem por pedromfcruz »

Boas,

Eu diria que não tem de informar, tem é de seguir-se o que está na legislação.

O DL 96/2017 alterado pelo DL 61/2018 diz o seguinte:
Artigo 5.º
Projeto
1 — É obrigatória a existência de projeto elaborado por projetista para efeitos de execução das seguintes instalações elétricas:
a) Instalações elétricas do tipo A com potências superiores a 3,45 kVA, se de segurança ou socorro, ou as que alimentem instalações temporárias, com potências superiores a 41,40 kVA;
b) Instalações elétricas do tipo B;
c) Instalações elétricas do tipo C, situadas em recinto públicos ou privados destinados a espetáculos ou outras diversões com assistência de público;
d) Instalações elétricas situadas em locais sujeitos a risco de explosão, independentemente da sua classificação nos termos do artigo 3.º;
e) Instalações elétricas situadas em parques de campismo e de marinas, independentemente da sua classificação nos termos do artigo 3.º;
f) Instalações elétricas do tipo C, estabelecidas em imóveis, coletivos ou não, cujo somatório das potências a alimentar pela rede seja superior a 10,35 kVA;
2 — Uma vez elaborado o projeto da instalação elétrica mencionada no número anterior, o projetista subscreve e emite um termo de responsabilidade pelo projeto.
3 — Para efeitos do cálculo da potência referida na alínea f) do n.º 1, não se consideram:
a) Os fatores de simultaneidade definidos nas Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT), aprovadas pela Portaria n.º 949 -A/2006, de 11 de setembro, alterada pela Portaria n.º 252/2015, de 19 de agosto, para edifícios de habitação;
b) As potências das instalações alimentadas por ramal próprio, desde que as mesmas não tenham comunicação física com a restante parte do imóvel ou, no caso de existir comunicação, esta seja dotada de portas corta-fogo.
Ou seja, é necessário para todas as instalações com potência superior a 10,35 kVA alimentadas a partir da rede publica de distribuição.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”