Salamandra a Pellets manda Quadro Elétrico abaixo
Salamandra a Pellets manda Quadro Elétrico abaixo
preciso de opiniões:
tenho uma salamandra a pellets Mekka, e acontece que quando a ligo ela começa a trabalhar durante duas a 3 horas e depois manda o quadro elétrico abaixo.
de seguida tento ligar novamente a salamandra e manda logo a luz abaixo.
tenho uma salamandra a pellets Mekka, e acontece que quando a ligo ela começa a trabalhar durante duas a 3 horas e depois manda o quadro elétrico abaixo.
de seguida tento ligar novamente a salamandra e manda logo a luz abaixo.
Re: Salamandra a Pellets manda Quadro Elétrico abaixo
Boas meu caro “ascastro“
Relativamente à questão colocada, julgo que essa anomalia se deva à falta de potência contratada à rede pública.
Daí, o facto de ficar sem energia na habitação.
1º - Não nos indica a potência da salamandra.
2º - Não informa se tem alimentação monofásica ou trifásica.
3º - Também não refere qual os metros cúbicos a aquecer.
4º - E por último nada refere quanto ao coeficiente térmico da habitação, isto é, qual o tipo de isolamento que a habitação tem.
Sem estes dados, torna-se missão impossível dizer o porquê do quadro ir abaixo sempre que liga a salamandra.
Espero ter ajudado
Cptos
JAG
Relativamente à questão colocada, julgo que essa anomalia se deva à falta de potência contratada à rede pública.
Daí, o facto de ficar sem energia na habitação.
1º - Não nos indica a potência da salamandra.
2º - Não informa se tem alimentação monofásica ou trifásica.
3º - Também não refere qual os metros cúbicos a aquecer.
4º - E por último nada refere quanto ao coeficiente térmico da habitação, isto é, qual o tipo de isolamento que a habitação tem.
Sem estes dados, torna-se missão impossível dizer o porquê do quadro ir abaixo sempre que liga a salamandra.
Espero ter ajudado
Cptos
JAG
bom dia,
a salamandra é electrica 10kw
em casa tenho 6,5 de potência contratada
trifásica
e casa antiga, não tem capoto, nem janelas duplas ( embora isto não sirva para saber qual é o problema)
que acha que será com esta informação "Faiante"?
a salamandra é electrica 10kw
em casa tenho 6,5 de potência contratada
trifásica
e casa antiga, não tem capoto, nem janelas duplas ( embora isto não sirva para saber qual é o problema)
que acha que será com esta informação "Faiante"?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. julgo que precise de mais potencia.diz que tem 6.5 kw. deve ser 6.9 kw em trifasico são 10A é pouco. cump
POTENCIA DE 6.5KVA
falta de potência não, é impossivel para uma casa que não tem nada ligado a electricidade, apenas televisão e maquina de roupa, frigorifico.
não é da potência de certeza.
salamandra mekka:
Potência 10kW
Rendimento >90%
Área de aquecimento 220m2
Consumo de pellets (min-máx) 0,6 - 2,0Kg/h
Consumo elétrico 310W/h
Capacidade do depósito 16Kg
Saída de fumos ∅80mm
Peso 126Kg
Medidas A1006 x L540 x P580mm
Classificação energética A+
falta de potência não, é impossivel para uma casa que não tem nada ligado a electricidade, apenas televisão e maquina de roupa, frigorifico.
salamandra mekka:
Potência 10kW
Rendimento >90%
Consumo elétrico 310W/h
Saída de fumos ∅80mm
Peso 126Kg
Essa salamandra não é elétrica, é a pellets e tem um consumo de 310w/h. Os 10kW é a potência calórica!ascastro Escreveu: 31 jan 2022, 13:55 POTENCIA DE 6.5KVA
salamandra mekka:
Potência 10kW
Rendimento >90%
Consumo elétrico 310W/h
Saída de fumos ∅80mm
Peso 126Kg
Quando disparar veja no quadro se não tem nenhum disjuntor mais quente que o resto.
O cabo de ligação à toma elétrica está todo desenrolado?
A salamandra é nova?
Se não é nova, quantos anos esteve a funcionar antes de aparecer este problema?
A manutenção anual da mesma tem sido feita por técnico da marca?
Cumprimentos.
Acho que já deve ter percebido que não entendo nada de eletricidade
.
Mas, no tópico está Salamandra a Pellets, e disse elétrica por se liga a luz lol.
a Salamandra não tem um ano, e trabalhou mais ou menos 4 meses até agora.
nunca foi a luz abaixo, só começou a deitar abaixo quando avariou pela 1ª vez, o técnico dessa vez mudou a resistência da ventoinha que era de ferro por uma de cerâmica. a partir daí manda a luz abaixo.
quanto aos disjuntores estão todos bem.

Mas, no tópico está Salamandra a Pellets, e disse elétrica por se liga a luz lol.
a Salamandra não tem um ano, e trabalhou mais ou menos 4 meses até agora.
nunca foi a luz abaixo, só começou a deitar abaixo quando avariou pela 1ª vez, o técnico dessa vez mudou a resistência da ventoinha que era de ferro por uma de cerâmica. a partir daí manda a luz abaixo.
quanto aos disjuntores estão todos bem.
-
- Velha Guarda
boas. então assim pode haver alguma fuga que faça disparar, se já foi mechida, e não ficou bem isolada. convem sempre dar mais dados sobre a avaria , pois nós não somos adivinhos. cump
que mais dados quer que eu dei?
a máquina ligasse, passado uma horita manda a luz abaixo.
começou acontecer isso qdo o técnico da marca mudou a resistencia da ventoinha que tinha queimado, por uma em cerãmica.
que tipo de pormenores quer mais?
já dei todos os dados da máquina, ja dei a potencia de electricidade contratada, o tipo de isolamento da casa, so falta dar a agora o nome da rua lol
vai-me desculpar mas eu não sei que tipo de dados quer que eu diga mais.
obrigada pela atenção
começou acontecer isso qdo o técnico da marca mudou a resistencia da ventoinha que tinha queimado, por uma em cerãmica.
já dei todos os dados da máquina, ja dei a potencia de electricidade contratada, o tipo de isolamento da casa, so falta dar a agora o nome da rua lol
obrigada pela atenção
Boa meu caro “ ascastro”
Partindo do pressuposto que a sua instalação é monofásica, pelas minhas os 6,9 de potência contratada o que dá 30 A.
Como a salamandra tem uma potência de consumo de cerca de 10 Kw, logo no seu rendimento máximo terá um consumo de ± 43, 47 A .
Acredito, contudo que não seja necessário o aparelho funcionar na sua potência máxima.Caso em contrário nem sequer a salamandra
arrancaria.
Todavia, como tudo funcionou ± ou menos bem até ao momento em que houve substituição da resistência por uma outra, poderá ser esta a
causa do disparo.
Isto porquê?
Porque a 2ª resistência pode muito bem ser de potência superior à inicial ou possuir no seu enrolamento alguma volta a mais, caso seja de
fabrico manual, fazendo com que o quadro dispare por sobrecarga.
Por outro lado, o DCP da EDP, permite uma maior percentagem de consumo em relação à potência contratada.
Apesar dos actuais contadores ditos e tidos por (inteligentes), tenham uma sensibilidade menor que os anteriores DCP`s .
Espero ter respondido à sua questão
Cptos
JAG
Partindo do pressuposto que a sua instalação é monofásica, pelas minhas os 6,9 de potência contratada o que dá 30 A.
Como a salamandra tem uma potência de consumo de cerca de 10 Kw, logo no seu rendimento máximo terá um consumo de ± 43, 47 A .
Acredito, contudo que não seja necessário o aparelho funcionar na sua potência máxima.Caso em contrário nem sequer a salamandra
arrancaria.
Todavia, como tudo funcionou ± ou menos bem até ao momento em que houve substituição da resistência por uma outra, poderá ser esta a
causa do disparo.
Isto porquê?
Porque a 2ª resistência pode muito bem ser de potência superior à inicial ou possuir no seu enrolamento alguma volta a mais, caso seja de
fabrico manual, fazendo com que o quadro dispare por sobrecarga.
Por outro lado, o DCP da EDP, permite uma maior percentagem de consumo em relação à potência contratada.
Apesar dos actuais contadores ditos e tidos por (inteligentes), tenham uma sensibilidade menor que os anteriores DCP`s .
Espero ter respondido à sua questão
Cptos
JAG
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Já foi dito anteriormente mas reforço aqui, como a salamandra consome apenas 300Wh (0,3 KWh) de eletricidade, claramente não é por falta de potência contratada.ascastro Escreveu: 01 fev 2022, 16:16 que mais dados quer que eu dei?
obrigada pela atenção
Se o padrão é sempre esse de aproximadamente 1 hr após estar ligada, isso aparenta que seja a salamandra a mudar para um modo de funcionamento (ex forçar limpesa fumos (estou a inventar este modo, mas é apenas um possível exemplo)), e ao fazer isso esteja a ativar um fio que esteja mal ligado ou com o isolamento estragado e esteja em contacto com a chapa.
Se só tem 1 ano, deve estar na garantia, e chame o técnico para arranjar o que deixou estragado, pois esse é um problema da salamandra e não dá sua instalação.
muito obrigada a ambos
eu já tentei dizer ao técnico da metlor que pode ser da resistência que foi mudada, ele insiste em dizer que se fosse disso queimava o fusível.
o que está a acontecer é que já me ligaram 3 técnicos da metlor para irem reparar a salamandra e depois de conversarem comigo ao telemóvel sobre o que tem a salamandra, arranjam mil e uma desculpa e não aparecem para reparar.
Começo a achar que não sabem o que ela tem lol e que não sabem como a reparar.
obrigada mais uma vez pelas vossas opiniões
acho que me ajudaram
eu já tentei dizer ao técnico da metlor que pode ser da resistência que foi mudada, ele insiste em dizer que se fosse disso queimava o fusível.
o que está a acontecer é que já me ligaram 3 técnicos da metlor para irem reparar a salamandra e depois de conversarem comigo ao telemóvel sobre o que tem a salamandra, arranjam mil e uma desculpa e não aparecem para reparar.
acho que me ajudaram
-
- Velha Guarda
boas. essa esta parecida com um fogão de sala aqui numa obra, que vem o tecnico repara e passado pouco tempo dispara o diferencial, não sei qual o motivo pois tem um interruptor que liga apenas a ventoinha, para lançar o calor para os tubos, só queima lenha. no seu caso não sei qual o problema para não ser arranjada acho que não é a forma correta de ligar com o problema. como disse se não é da potencia, pode ate ser alguma fuga que quando aqueça ao fim de horas faça disparar. cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
O mais provável é mesmo isso de não saberem como resolver e estão à espera que passe a garantia, por isso guarde os comprovativos das reclamações para assim poder exigir a reparação mesmo depois de passarem os 2 anos (pois o problema ja existia antes e não resolveram).ascastro Escreveu: 03 fev 2022, 11:18 muito obrigada a ambos
acho que me ajudaram
Só para melhor despistar o problema, pode enviar fotos do quadro e indicar qual ou quais os interruptores ou disjuntores que desligam e se são sempre os mesmos (se é que reparou neste pormenores).
Com isto pretende-se verificar se é um curto-circuito (que só deverá disparar disjuntores), ou se o interrutor diferencial (nesse caso será um contacto com a terra)