Efetivamente é estranho ter apenas esses 93Mbps, que aparenta estar a funcionar apenas a 100 Mbps (que é o valor mais próximo).rainbow Escreveu: 18 jan 2022, 20:33Boa noite.pedro caetano Escreveu: 18 jan 2022, 19:36 boas. cada vez estou mais confuso colocaram-me hoje o router fibergatway, conforme o acordo, e ficou a funcionar bem a tv e internet,agora fui fazer o speedtest, conforme fiz no outro e já não dá os 200mb, em qualquer das saidas, dá apenas 93mb. o outro dava na saida 4 os 200mb, pelo que dizem, qualquer saida neste dá os 200mb. o que é que esta mal? cump
Eu não percebo muito do assunto, mas na minha opinião, cabo é sempre melhor que wireless, no que toca a internet.
E no que diz respeito à velocidade, é como na autoestrada...se houver muito tráfego, os carros não vão conseguir ir a grandes velocidades. O mesmo se passa com a internet. As operadoras mentem constantemente em relação à velocidade, porque só vão conseguir assegurar a velocidade prometida, se você for o único utilizador. Quando no "ramal", existem outros utilizadores e estão a usar a internet, a velocidade vai baixar.
Teria de haver muito congestionamento da rede, para que passasse de 200 para 100 só por causa de estarem muitos utilizadores, pois a velocidade máxima do "ramal" é bem superior aos 200 Mbps.
Apesar de estatisticamente ser pouco provável, poder ter acontecido (o que duvido).
Outra situação que pode acontecer é o congestionamento do servidor para onde o speedtest aponta (que nada tem a ver com o seu "ramal").
Pegando no exemplo das autoestradas, imagine um operador responsável pela A1 que lhe vende esse serviço, mas para fazer o teste da média de velocidade terá de ir do Porto a Faro, e que encontra um engarrafamento na A2.
Só para tirar as dúvidas tente fazer de novo o teste em qualquer uma das portas e com o WIFI desligado no computador (para garantir que está mesmo a utilizar o cabo), e só poderá estar a realizar 1 teste de cada vez, e que mais nada está poderá estar a consumir internet.
Se for mantido esse resultado, assumindo que está a fazer o teste com o mesmo computador que já deu os valores próximos de 200, então é porque há alguma coisa mal configurada no router, ou nos equipamentos do outro lado da fibra (nas instalações da Meo).
Se for esse o caso, terá de reclamar, que é possível que consigam reconfigurar sem ter de ir aí a casa.