Dimencionamento Ap novo

Responder
Thiagoszk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jan 2022, 19:35

Dimencionamento Ap novo

Mensagem por Thiagoszk »

Saudações aos membros da comunidade.
Recentemente adquiri um apartamento na planta no qual saiu a quave ontem. Não entendo muito de elétrica, mas não sou completamente leigo. O dimensionamento dos Chuveiros é limitado a 5500w mesmo sendo 220v, mas com disjuntor de 25a. Olhei no projeto e utilizaram fiação de 6mm. Verificando a tabela 36 e vi que aguenta ate 36a e um disjuntor de 40a. Minha duvida é a construtora economizou nos componentes do quadro ou realmente é nessesario essa "margem de segurança" . Estou incomodade pq os modelos de chuveiros de 5500w e 220v são limitados.
Venancio
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Has thanked: 5 times
Been thanked: 6 times

Re: Dimencionamento Ap novo

Mensagem por Venancio »

Olá
Para o chuveiro de 5500W o disjuntor de 25amp serve pois a Ib <= In ,sendo a fiação de 6mm também está salvaguardada ,porém 4mm seria suficiente.Ao que julgo que a opção dos 6mm pode vir a servir um dia mais tarde ,se optar por um chuveiro de maior potência e aí o Sr.só terá de alterar o disjuntor para um de 40 amp .Não ficando limitado a secção do fio.
Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Re: Dimencionamento Ap novo

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " Thiagoszk "

Tal como diz o colega " Venâncio " o disjuntor de 25 A correspondente a uma potência de 5500 Watts. A secção de 6 mm2 em princípio está
sobredimensionada, pelo que os 4 mm2 chegariam para esse fim.
Talvez, o projetista tenha em mente um futuro aumento de potência para o chuveiro, daí ter exigido no projeto a secção de 6mm2. Esta
secção de condutor permite-lhe a troca do disjuntor de 40 A pelo de 25 sem qualquer alteração do circuito.
Em princípio o empreiteiro cumpriu com o projeto eletrotécnico.

Cpts

JAG
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”