Como identificar o neutro e o fase do padrão do poste?

Responder
Roobozin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jan 2022, 22:53

Como identificar o neutro e o fase do padrão do poste?

Mensagem por Roobozin »

Boa noite pessoal..

sou novo no fórum e estou entrando nesse mundo da elétrica agora.
Estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem, na casa onde eu moro existe apenas um disjuntor geral e estava pretentendo mudar o quadro.
Só que não to entendendo o padrão da fiação que utilizaram pra montar o quadro.
Aqui na minha cidade a rede é da COPEL..

Vamos lá;
No unico disjuntor que tem os fios estão assim..
Tem um fio AZUL entrando e saindo do disjuntor, e um fio preto passando direto.

Pelo que eu entendi o fio azul não seria o neutro? Então porque ele estaria passando pelo disjuntor e saindo está normal?
e o Preto está passando direto, então eu acho que ele seria o fase, mais a dúvida é o fio fase pode passa direto sem estar no disjuntor?

Teriam como me explica isso? Qualquer coisa eu tiro uma foto do quadro e mando pra vocês verem melhor.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Como identificar o neutro e o fase do padrão do poste?

Mensagem por mromeiro »

Bom dia,
Polo que já foi dito aqui por outros utilizadores, no Brasil não costumam seguir muito as regras, até já foi dito que colocam a cor do fio que estiver mais barato na altura...
A regra diz que o azul é o neutro, e o preto ou castanho a fase (aí no Brasil por vezes usam também o vermelho para distinguir as fases no caso de estar a ligar com bi-fásico).

Na questão que coloca, se quer remodelar o quadro, coloque o disjuntor geral a cortar quer a(s) fase(s) quer o neutro idealmente com a função de diferencial para proteção contra choques elétricos.
Se a sua operadora já tem um disjuntor, então só precisa que seja interruptor geral em vez de disjuntor geral.
Depois coloque disjuntores a cortar a fase para cada uma das secções que dividor( ex: iluminação, tomadas cozinha, tomadas sala, tomadas quartos, máquina de lavar, outros aparelhos de grande consumo, etc.).

No que já está ligado, nunca confie nas cores, pelo que deve seguir o percurso do fio desde o quadro até ao ponto onde pretende.
Poderá adicionalmente confirmar, utilizando um voltimetro ou um multimetro em função de medir a tensão, e meça a tensão entre o fio a a terra.
Pode também utilizar um busca-polos, mas tenha em atenção que por vezes dão errado, pois podem acender luz no neutro, no caso do fio estar completamente desligado, mas passar perto de uma fase (e assim tem tensão/corrente induzida o suficiente para acender a luz).

Uma vez que só agora está entrando neste mundo da eletricidade, convém aconselhar-se com um eletricista, para assim não estar a cometer erros que possam sair caros.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”