Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.

Responder
Esperdiao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 jan 2022, 22:13

Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.

Mensagem por Esperdiao »

Quando o motor de ventilador de teto funciona depois de mais ou menos 2 horas de funcionamento o mesmo para de funcionar pode ser o quê o capacitor de poliéster estava alterado para menos a velocidade diminuiu coloquei outro novo com a mesma capacitancia e tensão agora o mesmo está parando acredito que está esquentando bastante e parando estou achando que é porque a tensão da Cemig são 127 volts e os ventiladores às vezes pode ter vindo 110 volts se for este caso na análise dos Senhores o que devo fazer na minha opinião seria encontrar um novo que tem 127 volts ou no caso de 110 volts colocar algum componente eletrônico para reduzir a tensão para 110 volts no caso aí eu acho que poderia ficar bom mas na minha opinião seria colocar outro em 127 volts ver se a fiação da instalação do mesmo está adequada ou não o que os Senhores aconselhariam aí neste caso aguardo respostas dos Senhores se possível sem mais; Esperdiao José dos Santos. Se possível mim informe também caso souberem sobre esta questão de hackers como agente se proteger aqui no fórum dos Senhores e em outros lugares na internet qual seria os reais perigos para quem utiliza a internet e como se proteger contra os mesmos aguardo respostas dos Senhores no email esperdiao15@yahoo.com sem mais no aguardo das respostas finalizo; Esperdiao José dos Santos.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.

Mensagem por mromeiro »

O capacitor não é de capacidade igual à do original?
Isso pode fazer o motor trabalhar em esforço o que pode fazer aquecer mais e estragar-se.
Pode aquecer pela circulação de ar não ser suficiente, e assim não refrigerar o suficiente.
A tensão ser mais elevada que aquela para a qual foi projetado, também é um fator.
Com informação tão genérica é difícil poder ajudar mais.

Em relação à questão de segurança na internet pode começar por não publicar o seu endereço de email em foruns, pois alguém o pode utilizar para fins maliciosos.
Aconselho e editar o seu post, e retirar de lá o seu endereço de email.
Wolf-G
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 fev 2023, 21:30
Profissão: Músico

Mensagem por Wolf-G »

Boa tarde.
Sou Wolf, sou novo aqui.
Estou necessitado de ajuda do fórum.
Há 3 meses voltei a morar com familiares e esbarrei com diversos dos ventiladores da casa não funcionando.
No quarto onde eu durmo eu parei de utilizar o ventilador porque o dito cujo não estava ventilando, mesmo na máxima potência.
E também verifiquei que ele estava superaquecendo e exalando cheiro de queimado.
Pesquisei canais de youtube e obtive a informação de trocar capacitor.
Pois bem, há 2 semanas eu fui na loja, comprei o capacitor ( 3 fios 6 + 4 uf ) e a questão da velocidade se resolveu, mas a questão da temperatura no motor do ventilador ainda persiste.
tive que dormir na sala diante de tanto calor e da preocupação em utilizar um ventilador que não me parece ser de confiança.
Estou fazendo um mapa do esquema do ventilador de outro quarto que nunca é usado e vou trocar os ventiladores. O ventilador que está no meu quarto possivelmente vai pro lixo.
Mas esbarrei com uma grande dúvida:
O que acontece quando um capacitor novo não resolve?
antes de efetivamente me decidir por trocar os ventiladores dos quartos, eu havia decidido por revitalizar o ventilador da cozinha que já estava há meses parado e então, leva-lo para o meu quarto. Então, fui a loja e comprei um capacitor de 10uf 2 fios. E ...
simplesmente o ventilador não funcionou!
E fio igualzinho com mais 2 ventiladores da sala de estar. Em ambos eu conectei o novo capacitor e nenhum deu sinal de vida.

O que é isso?
Como se resolve?

Muito obrigado
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

Boa tarde,
Os condensadores (capacitores) só devem ser colocados de acordo com a especificação do motor.
Colocar valores errados, pode resultar que não trabalhe, ou que trabalhe em esforço, que pode fazer com que queime.
Wolf-G
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 fev 2023, 21:30
Profissão: Músico

Mensagem por Wolf-G »

E como posso saber se estou utlizando o condensador correto?
Eu substituí utilizando exatamente os mesmos valores do anterior.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Existem ventiladores que têm dispositivo térmico encostado à carcaça do motor para salvaguardar possíveis sobreaquecimentos provocados pelo ambiente onde estão inseridos, ou por anomalia do próprio motor, e é provável que seja o lhe acontece.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Wolf-G Escreveu: 15 fev 2023, 09:13 E como posso saber se estou utlizando o condensador correto?
Eu substituí utilizando exatamente os mesmos valores do anterior.
Substituindo o anterior, por um com a mesma designação: capacidade e tensão
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”