Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 jan 2022, 22:13
Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.
Quando o motor de ventilador de teto funciona depois de mais ou menos 2 horas de funcionamento o mesmo para de funcionar pode ser o quê o capacitor de poliéster estava alterado para menos a velocidade diminuiu coloquei outro novo com a mesma capacitancia e tensão agora o mesmo está parando acredito que está esquentando bastante e parando estou achando que é porque a tensão da Cemig são 127 volts e os ventiladores às vezes pode ter vindo 110 volts se for este caso na análise dos Senhores o que devo fazer na minha opinião seria encontrar um novo que tem 127 volts ou no caso de 110 volts colocar algum componente eletrônico para reduzir a tensão para 110 volts no caso aí eu acho que poderia ficar bom mas na minha opinião seria colocar outro em 127 volts ver se a fiação da instalação do mesmo está adequada ou não o que os Senhores aconselhariam aí neste caso aguardo respostas dos Senhores se possível sem mais; Esperdiao José dos Santos. Se possível mim informe também caso souberem sobre esta questão de hackers como agente se proteger aqui no fórum dos Senhores e em outros lugares na internet qual seria os reais perigos para quem utiliza a internet e como se proteger contra os mesmos aguardo respostas dos Senhores no email esperdiao15@yahoo.com sem mais no aguardo das respostas finalizo; Esperdiao José dos Santos.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Tirando dúvidas sobre instalação de ventiladores de teto e outras dúvidas.
O capacitor não é de capacidade igual à do original?
Isso pode fazer o motor trabalhar em esforço o que pode fazer aquecer mais e estragar-se.
Pode aquecer pela circulação de ar não ser suficiente, e assim não refrigerar o suficiente.
A tensão ser mais elevada que aquela para a qual foi projetado, também é um fator.
Com informação tão genérica é difícil poder ajudar mais.
Em relação à questão de segurança na internet pode começar por não publicar o seu endereço de email em foruns, pois alguém o pode utilizar para fins maliciosos.
Aconselho e editar o seu post, e retirar de lá o seu endereço de email.
Isso pode fazer o motor trabalhar em esforço o que pode fazer aquecer mais e estragar-se.
Pode aquecer pela circulação de ar não ser suficiente, e assim não refrigerar o suficiente.
A tensão ser mais elevada que aquela para a qual foi projetado, também é um fator.
Com informação tão genérica é difícil poder ajudar mais.
Em relação à questão de segurança na internet pode começar por não publicar o seu endereço de email em foruns, pois alguém o pode utilizar para fins maliciosos.
Aconselho e editar o seu post, e retirar de lá o seu endereço de email.
-
- Registado: 13 fev 2023, 21:30
- Profissão: Músico
Boa tarde.
Sou Wolf, sou novo aqui.
Estou necessitado de ajuda do fórum.
Há 3 meses voltei a morar com familiares e esbarrei com diversos dos ventiladores da casa não funcionando.
No quarto onde eu durmo eu parei de utilizar o ventilador porque o dito cujo não estava ventilando, mesmo na máxima potência.
E também verifiquei que ele estava superaquecendo e exalando cheiro de queimado.
Pesquisei canais de youtube e obtive a informação de trocar capacitor.
Pois bem, há 2 semanas eu fui na loja, comprei o capacitor ( 3 fios 6 + 4 uf ) e a questão da velocidade se resolveu, mas a questão da temperatura no motor do ventilador ainda persiste.
tive que dormir na sala diante de tanto calor e da preocupação em utilizar um ventilador que não me parece ser de confiança.
Estou fazendo um mapa do esquema do ventilador de outro quarto que nunca é usado e vou trocar os ventiladores. O ventilador que está no meu quarto possivelmente vai pro lixo.
Mas esbarrei com uma grande dúvida:
O que acontece quando um capacitor novo não resolve?
antes de efetivamente me decidir por trocar os ventiladores dos quartos, eu havia decidido por revitalizar o ventilador da cozinha que já estava há meses parado e então, leva-lo para o meu quarto. Então, fui a loja e comprei um capacitor de 10uf 2 fios. E ...
simplesmente o ventilador não funcionou!
E fio igualzinho com mais 2 ventiladores da sala de estar. Em ambos eu conectei o novo capacitor e nenhum deu sinal de vida.
O que é isso?
Como se resolve?
Muito obrigado
Sou Wolf, sou novo aqui.
Estou necessitado de ajuda do fórum.
Há 3 meses voltei a morar com familiares e esbarrei com diversos dos ventiladores da casa não funcionando.
No quarto onde eu durmo eu parei de utilizar o ventilador porque o dito cujo não estava ventilando, mesmo na máxima potência.
E também verifiquei que ele estava superaquecendo e exalando cheiro de queimado.
Pesquisei canais de youtube e obtive a informação de trocar capacitor.
Pois bem, há 2 semanas eu fui na loja, comprei o capacitor ( 3 fios 6 + 4 uf ) e a questão da velocidade se resolveu, mas a questão da temperatura no motor do ventilador ainda persiste.
tive que dormir na sala diante de tanto calor e da preocupação em utilizar um ventilador que não me parece ser de confiança.
Estou fazendo um mapa do esquema do ventilador de outro quarto que nunca é usado e vou trocar os ventiladores. O ventilador que está no meu quarto possivelmente vai pro lixo.
Mas esbarrei com uma grande dúvida:
O que acontece quando um capacitor novo não resolve?
antes de efetivamente me decidir por trocar os ventiladores dos quartos, eu havia decidido por revitalizar o ventilador da cozinha que já estava há meses parado e então, leva-lo para o meu quarto. Então, fui a loja e comprei um capacitor de 10uf 2 fios. E ...
simplesmente o ventilador não funcionou!
E fio igualzinho com mais 2 ventiladores da sala de estar. Em ambos eu conectei o novo capacitor e nenhum deu sinal de vida.
O que é isso?
Como se resolve?
Muito obrigado
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Boa tarde,
Os condensadores (capacitores) só devem ser colocados de acordo com a especificação do motor.
Colocar valores errados, pode resultar que não trabalhe, ou que trabalhe em esforço, que pode fazer com que queime.
Os condensadores (capacitores) só devem ser colocados de acordo com a especificação do motor.
Colocar valores errados, pode resultar que não trabalhe, ou que trabalhe em esforço, que pode fazer com que queime.
-
- Registado: 13 fev 2023, 21:30
- Profissão: Músico
E como posso saber se estou utlizando o condensador correto?
Eu substituí utilizando exatamente os mesmos valores do anterior.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Existem ventiladores que têm dispositivo térmico encostado à carcaça do motor para salvaguardar possíveis sobreaquecimentos provocados pelo ambiente onde estão inseridos, ou por anomalia do próprio motor, e é provável que seja o lhe acontece.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Substituindo o anterior, por um com a mesma designação: capacidade e tensãoWolf-G Escreveu: 15 fev 2023, 09:13 E como posso saber se estou utlizando o condensador correto?