Ajuda nos valores do Terra

jjoleite
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2021, 11:04
Has thanked: 13 times

Re: Ajuda nos valores do Terra

Mensagem por jjoleite »

asalopes Escreveu: 16 dez 2021, 11:57 Caro "jjoleite",

Aproveite a presença do técnico para que seja verificada a válvula de gás, especialmente na potência reduzida.
(Claro que isto era um dos testes a efetuar logo na primeira visita que relatou).

Regulação Válvula de gás VK4105M.jpg

Cumprimentos.
Bom dia,
Ontem esteve o técnico da Roca, outro diferente, e depois de tantos testes que fizeram, chegaram à conclusão que afinal não era a placa electronica, mas sim o permutador bi-termico que deve estar entupido ou tem calcário. Vão enviar orçamento, mas disseram que podia ascender os 400 euros com mão de obra e deslocações...
Vou aguardar....
Obrigado.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Caro "jjoleite",

Esperemos que não seja mais uma vez um diagnóstico "palpite" mas sim uma decisão alicerçada em testes e medições adequados.

Nestes sistemas avaliam-se, com testes e medições:
- circuito elétrico;
- circuito de gás;
- circuito hidráulico.

depois, com alguma certeza, estaremos próximos da avaria ou componente defeituoso.

Os permutadores bitérmicos são de facto uma fonte de problemas:

Permutador bitérmico.jpg

Como se pode ver na imagem, o circuito de águas quentes sanitárias tende a obstruir com incrustações o que leva a reduções de caudal o que provoca vários problemas.

Segundo o manual Baxiroca Victoria 24/24 F, o caudal mínimo é de 2 litros por minuto.

Cumprimentos.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

jjoleite Escreveu: 14 dez 2021, 08:09
Mestreclima Escreveu: 13 dez 2021, 22:03
jjoleite Escreveu: 13 dez 2021, 08:59
asalopes Escreveu: 11 dez 2021, 20:06 Olá,

Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:

- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;

- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;

- Se era do conhecimento do técnico a alegada recomendação do fabricante para o tal valor máximo de tensão (5 Volt) no condutor de TERRA, porque colocou uma nova placa eletrónica de controlo "à experiência", sem as devidas precauções, embora no relatório do serviço escreva “Verificação do protocolo de segurança recomendado pela Baxi”, e novamente com custos ao cliente.

Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.

No final, paga-se 208,78 € por um uma reparação que não é!
Um dia pode ser você!

Cumprimentos.
Bom dia e obrigado pela ajuda.
Consegui que uma empresa de electricidade, conceituada na zona, fosse lá inspecionar a electricidade da minha moradia.
Apresentaram-se 3 técnicos, que foram ver a baixada da EDP, depois viram a caixa de distribuição, tiraram a tampa e pediram para ver todos os cómodos do andar de cima, do rés do chão, da garagem das iluminárias exteriores, video porteiro, abertura do motor de portão de correr. Andaram a medir tudo no interior, exterior, quadro, etc. fizeram disparos no quadro, e por fim, pediram para ver as varetas do terra, disse-lhes onde estavam, enterradas num canteiro de jardim, encostado à casa, retiraram toda a terra até encontrarem a vareta que estava a 50 cms de profundidade. Fizeram medições, colocaram mais varetas deles, desligaram tudo. Conclusão, a minha moradia tem uma voltagem de 230/236 de entrada da rede, os disjuntores, estão todos bem, o diferencial também e a terra tem um valor de 18 ohm. Disseram que ia receber o relatório de toda a inspeção. Entretanto um técnico, pediu para ver a caldeira, e disse que um cliente deles teve o mesmo problema com a caldeira e até era igual à minha, e o problema estava num parametro qualquer, que depois a Roca corrigiu e ficou a funcionar. Disse para descer um grau à caldeira, passei para 39 graus, antes estava em 40 graus, e não é que a caldeira trabalha bem com os 39 graus e nem se desliga, e se colocar 40 Graus, a caldeira chega aos 40 e desliga-se.
Já tentei contactar a assistência da Roca para os informar desta situação, mas não atendem...
Boas. Depois desta intervenção só falou do valor de terra mas o valor em questão é a tensão , deixou de ter os 5v na terra?
Segundo informação do técnico electricista a resistência do terra não se mede em voltagem, nem se pode medir um terra numa tomada eléctrica, isso é erro. Como não fizeram nada na instalação eléctrica, é suposto ter na mesma os 5,7V, que o técnico da roca disse que tinha.
Entretanto consegui falar com a Roca, e dizem que vão avaliar a situação e depois ligam-me.
Obrigado.
Boas, sei que o problema principal é a caldeira, pelo menos pelo que tenho lido. Mas o valor de tensão na terra não deixa de ser um problema.
E esta correto a terra mede-se em ohm mas também se deve medir a tensão da terra antes da instalação, os aparelhos de medição de terra também o fazem. O valor terra só influencia a calibragem do diferencial.
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”