Bom dia,
Estou a dar os meus primeiros passos no projeto de sistemas fotovoltaicos e surgiu-me uma dúvida que diz respeito ao esquema de ligação à terra. A situação em que me encontro é a seguinte:
-Instalação de aproximadamente 50 kWp/40 kWn num telhado
-O cabo de terra de equipotencialização das estruturas metálicas está ligado ao terminal de terras do quadro da instalação
-O terminal de terras por sua vez está ligado ao terminal de terras do QGBT (cabo de 5 condutores), cujo esquema de ligação à terra desconheço (e não está na vizinhança do PT).
Faz sentido dizer que o esquema de ligação da instalação fotovoltaica é do tipo TN-S?
Obrigado.
Dúvida Esquema de Ligação à Terra em Fotovoltaicos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Dúvida Esquema de Ligação à Terra em Fotovoltaicos
Boa noite.
A primeira letra do esquema de ligação à terra refere-se à ligação do neutro, e a segunda letra à ligação das massas.
O esquema TN significa que o neutro está ligado à terra, e as massas estão ligadas ao neutro.
Pelo que descreveu, parece-me que as massas estão ligadas à terra.
Respondendo directamente, eu diria que não.mptms123 Escreveu: 09 dez 2021, 12:43 Faz sentido dizer que o esquema de ligação da instalação fotovoltaica é do tipo TN-S?
A primeira letra do esquema de ligação à terra refere-se à ligação do neutro, e a segunda letra à ligação das massas.
O esquema TN significa que o neutro está ligado à terra, e as massas estão ligadas ao neutro.
Pelo que descreveu, parece-me que as massas estão ligadas à terra.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 dez 2021, 12:24
- Been thanked: 1 time
Muito obrigado pela resposta.
Então devo dizer que o esquema do sistema fotovoltaico é do tipo TT?
A mim isso não me parece fazer muito sentido. Pelo que percebi, isso significaria que o sistema teria que ter uma ligação à terra própria, mas eu estou a ligar à terra da instalação onde é feita a injeção, que pode até esta estar ligada ao neutro.
O mais provável é ser eu a estar enganado e a perceber mal os conceitos, agradeço qualquer ajuda nesse sentido.
A mim isso não me parece fazer muito sentido. Pelo que percebi, isso significaria que o sistema teria que ter uma ligação à terra própria, mas eu estou a ligar à terra da instalação onde é feita a injeção, que pode até esta estar ligada ao neutro.
O mais provável é ser eu a estar enganado e a perceber mal os conceitos, agradeço qualquer ajuda nesse sentido.
-
- Velha Guarda
Boa noite.
Encontrei este documento, que é uma adenda às RTIEBT, para os sistemas fotovoltaicos. Pode ser que ajude.
https://www.dgeg.gov.pt/media/bzzpktz1/ ... s-upac.pdf
Encontrei este documento, que é uma adenda às RTIEBT, para os sistemas fotovoltaicos. Pode ser que ajude.
https://www.dgeg.gov.pt/media/bzzpktz1/ ... s-upac.pdf
Última edição por rainbow em 11 dez 2021, 23:29, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Boa noite.mptms123 Escreveu: 10 dez 2021, 09:38 Muito obrigado pela resposta.
Verifique a secção "312.2.4 Esquemas em corrente contínua" das RTIEBT, podem ajudar a identificar o que pretende.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 dez 2021, 12:24
- Been thanked: 1 time
Muito obrigado pela ajuda! Vou fazê-lo.
Cumprimentos.
Cumprimentos.