Ajuda nos valores do Terra
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Boas
Do que já foi dito, chamar mesmo um técnico de electricidade, para medir o valor do terra, e depois desse valor analisar a situação.
Cump.
Mário
Do que já foi dito, chamar mesmo um técnico de electricidade, para medir o valor do terra, e depois desse valor analisar a situação.
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" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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- Velha Guarda
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Boa tarde.jjoleite Escreveu: 07 dez 2021, 08:13 "...Como já lhe foi dito, penso que o melhor a fazer será melhorar a resistência de terra."
como pode ser feita esta melhoria?
Respondendo duma maneira simplista, pode-se melhorar metendo mais varetas enormes e grossas

Um (bom) electricista sabe como fazer.
Mas siga o conselho dado anteriormente por colegas, e antes disso, meça o valor da resistência de terra (algo que também tem de ser feito por um bom técnico, com bom equipamento).
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Boas,
vou voltar a insistir.
Na sua instalação há qualquer equipamento que tem fuga de corrente que a sua terra não está a conseguir escoar por ter resistência elevada, daí a tensão que está a aparecer na terra e não no neutro como alguém referiu.
Portanto, o teste que aconselhei a fazer deverá pôr a terra a 0V e nessas condições poderá testar a caldeira para confirmação ou não da teoria do técnico da Rocca.
Ohmico
vou voltar a insistir.
Na sua instalação há qualquer equipamento que tem fuga de corrente que a sua terra não está a conseguir escoar por ter resistência elevada, daí a tensão que está a aparecer na terra e não no neutro como alguém referiu.
Portanto, o teste que aconselhei a fazer deverá pôr a terra a 0V e nessas condições poderá testar a caldeira para confirmação ou não da teoria do técnico da Rocca.
Ohmico
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Boas, como ja referiram não ser instalação trifasica, primeiro deve medir ou solicitar para medirem o neutro na entrada do quadro com tudo desligado, caso continue a dar o problema será exterior.
- Medir a sua terra para saber se é tensão na sua própria terra ou já vem no neutro da EREDES
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Cump.
Rochinha
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Olá,
Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:
- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;
- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;
- Se era do conhecimento do técnico a alegada recomendação do fabricante para o tal valor máximo de tensão (5 Volt) no condutor de TERRA, porque colocou uma nova placa eletrónica de controlo "à experiência", sem as devidas precauções, embora no relatório do serviço escreva “Verificação do protocolo de segurança recomendado pela Baxi”, e novamente com custos ao cliente.
Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.
No final, paga-se 208,78 € por um uma reparação que não é!
Um dia pode ser você!
Cumprimentos.
Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:
- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;
- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;
- Se era do conhecimento do técnico a alegada recomendação do fabricante para o tal valor máximo de tensão (5 Volt) no condutor de TERRA, porque colocou uma nova placa eletrónica de controlo "à experiência", sem as devidas precauções, embora no relatório do serviço escreva “Verificação do protocolo de segurança recomendado pela Baxi”, e novamente com custos ao cliente.
Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Olá,
Porque poderá ser útil a alguém, fica anexo um vídeo de treino da BAXI, onde se ensina a avaliar os sensores NTC das caldeiras murais:
Fazendo fé no relato do colega "jjoleite", os sensores da sua caldeira estariam em bom estado, portanto, com este simples procedimento, e confirmação de sensores OK, sabemos que pagou desnecessariamente 17€.
Cumprimentos.
Porque poderá ser útil a alguém, fica anexo um vídeo de treino da BAXI, onde se ensina a avaliar os sensores NTC das caldeiras murais:
Fazendo fé no relato do colega "jjoleite", os sensores da sua caldeira estariam em bom estado, portanto, com este simples procedimento, e confirmação de sensores OK, sabemos que pagou desnecessariamente 17€.
Cumprimentos.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Bom dia e obrigado pela ajuda.asalopes Escreveu: 11 dez 2021, 20:06 Olá,
Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:
- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;
- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;
- Se era do conhecimento do técnico a alegada recomendação do fabricante para o tal valor máximo de tensão (5 Volt) no condutor de TERRA, porque colocou uma nova placa eletrónica de controlo "à experiência", sem as devidas precauções, embora no relatório do serviço escreva “Verificação do protocolo de segurança recomendado pela Baxi”, e novamente com custos ao cliente.
Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.
No final, paga-se 208,78 € por um uma reparação que não é!
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Cumprimentos.
Consegui que uma empresa de electricidade, conceituada na zona, fosse lá inspecionar a electricidade da minha moradia.
Apresentaram-se 3 técnicos, que foram ver a baixada da EDP, depois viram a caixa de distribuição, tiraram a tampa e pediram para ver todos os cómodos do andar de cima, do rés do chão, da garagem das iluminárias exteriores, video porteiro, abertura do motor de portão de correr. Andaram a medir tudo no interior, exterior, quadro, etc. fizeram disparos no quadro, e por fim, pediram para ver as varetas do terra, disse-lhes onde estavam, enterradas num canteiro de jardim, encostado à casa, retiraram toda a terra até encontrarem a vareta que estava a 50 cms de profundidade. Fizeram medições, colocaram mais varetas deles, desligaram tudo. Conclusão, a minha moradia tem uma voltagem de 230/236 de entrada da rede, os disjuntores, estão todos bem, o diferencial também e a terra tem um valor de 18 ohm. Disseram que ia receber o relatório de toda a inspeção. Entretanto um técnico, pediu para ver a caldeira, e disse que um cliente deles teve o mesmo problema com a caldeira e até era igual à minha, e o problema estava num parametro qualquer, que depois a Roca corrigiu e ficou a funcionar. Disse para descer um grau à caldeira, passei para 39 graus, antes estava em 40 graus, e não é que a caldeira trabalha bem com os 39 graus e nem se desliga, e se colocar 40 Graus, a caldeira chega aos 40 e desliga-se.
Já tentei contactar a assistência da Roca para os informar desta situação, mas não atendem...
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- Velha Guarda
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Caro “jjoleite”,
Deduzo das suas palavras que a avaria na caldeira nada tem a ver com o circuito de terra da instalação, como lhe sugeriram.
Por vezes, um conselho inapropriado leva a despesas desnecessárias e a afastarmo-nos do essencial.
Não que a revisão, beneficiação e inspeção à instalação elétrica não seja importante, mas paga-se.
Não sei qual o modelo de caldeira Baxiroca Victoria Plus (24-24 ou 24-24 F ou 24-24 T, possivelmente) que está aqui em causa, nem se é gás natural ou GPL, mas, assumindo que o aquecimento central funciona na perfeição, os sintomas que indicou parecem apontar para problemas de caudal.
Isto é muito abrangente porque existem vários fatores que contribuem para tal:
- Incrustações;
- Filtro na admissão de água parcialmente obstruído;
- Caudal de água fria fraco (evitar mistura e abrir só água quente e várias torneiras em simultâneo;
- Sensor de fluxo deficiente (sensor de prioridade AQS;
- By-pass deficiente ou bomba circuladora ineficaz.
Podem fazer-se testes simples e eliminar algumas hipóteses.
Cumprimentos.
Deduzo das suas palavras que a avaria na caldeira nada tem a ver com o circuito de terra da instalação, como lhe sugeriram.
Por vezes, um conselho inapropriado leva a despesas desnecessárias e a afastarmo-nos do essencial.
Não que a revisão, beneficiação e inspeção à instalação elétrica não seja importante, mas paga-se.
Não sei qual o modelo de caldeira Baxiroca Victoria Plus (24-24 ou 24-24 F ou 24-24 T, possivelmente) que está aqui em causa, nem se é gás natural ou GPL, mas, assumindo que o aquecimento central funciona na perfeição, os sintomas que indicou parecem apontar para problemas de caudal.
Isto é muito abrangente porque existem vários fatores que contribuem para tal:
- Incrustações;
- Filtro na admissão de água parcialmente obstruído;
- Caudal de água fria fraco (evitar mistura e abrir só água quente e várias torneiras em simultâneo;
- Sensor de fluxo deficiente (sensor de prioridade AQS;
- By-pass deficiente ou bomba circuladora ineficaz.
Podem fazer-se testes simples e eliminar algumas hipóteses.
Cumprimentos.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Boas. Depois desta intervenção só falou do valor de terra mas o valor em questão é a tensão , deixou de ter os 5v na terra?jjoleite Escreveu: 13 dez 2021, 08:59Bom dia e obrigado pela ajuda.asalopes Escreveu: 11 dez 2021, 20:06 Olá,
Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:
- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;
- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;
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Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.
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Consegui que uma empresa de electricidade, conceituada na zona, fosse lá inspecionar a electricidade da minha moradia.
Apresentaram-se 3 técnicos, que foram ver a baixada da EDP, depois viram a caixa de distribuição, tiraram a tampa e pediram para ver todos os cómodos do andar de cima, do rés do chão, da garagem das iluminárias exteriores, video porteiro, abertura do motor de portão de correr. Andaram a medir tudo no interior, exterior, quadro, etc. fizeram disparos no quadro, e por fim, pediram para ver as varetas do terra, disse-lhes onde estavam, enterradas num canteiro de jardim, encostado à casa, retiraram toda a terra até encontrarem a vareta que estava a 50 cms de profundidade. Fizeram medições, colocaram mais varetas deles, desligaram tudo. Conclusão, a minha moradia tem uma voltagem de 230/236 de entrada da rede, os disjuntores, estão todos bem, o diferencial também e a terra tem um valor de 18 ohm. Disseram que ia receber o relatório de toda a inspeção. Entretanto um técnico, pediu para ver a caldeira, e disse que um cliente deles teve o mesmo problema com a caldeira e até era igual à minha, e o problema estava num parametro qualquer, que depois a Roca corrigiu e ficou a funcionar. Disse para descer um grau à caldeira, passei para 39 graus, antes estava em 40 graus, e não é que a caldeira trabalha bem com os 39 graus e nem se desliga, e se colocar 40 Graus, a caldeira chega aos 40 e desliga-se.
Já tentei contactar a assistência da Roca para os informar desta situação, mas não atendem...
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Segundo informação do técnico electricista a resistência do terra não se mede em voltagem, nem se pode medir um terra numa tomada eléctrica, isso é erro. Como não fizeram nada na instalação eléctrica, é suposto ter na mesma os 5,7V, que o técnico da roca disse que tinha.Mestreclima Escreveu: 13 dez 2021, 22:03Boas. Depois desta intervenção só falou do valor de terra mas o valor em questão é a tensão , deixou de ter os 5v na terra?jjoleite Escreveu: 13 dez 2021, 08:59Bom dia e obrigado pela ajuda.asalopes Escreveu: 11 dez 2021, 20:06 Olá,
Tenho resistido em responder a este “post”, pelo respeito que me merecem os técnicos e a empresa envolvidos, mas, fazendo fé na veracidade dos factos relatados por “jjoleite”, e relendo afirmações como “Trocou tudo que era sensor”, tenho mesmo de tecer alguns comentários, em linha com o que expressou “piguelli”:
- Um técnico qualificado sabe avaliar o estado de um sensor NTC, os outros “técnicos” vão por tentativa e erro;
- Menos desculpável é o facto de trocar também o sensor NTC, que sabia estar bom (o do aquecimento central), e imputar o custo ao cliente;
- Se era do conhecimento do técnico a alegada recomendação do fabricante para o tal valor máximo de tensão (5 Volt) no condutor de TERRA, porque colocou uma nova placa eletrónica de controlo "à experiência", sem as devidas precauções, embora no relatório do serviço escreva “Verificação do protocolo de segurança recomendado pela Baxi”, e novamente com custos ao cliente.
Um mal-entendido, um técnico menos atento, uma empresa sem um controlo rigoroso podem por em causa uma marca de prestígio no mercado.
No final, paga-se 208,78 € por um uma reparação que não é!
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Consegui que uma empresa de electricidade, conceituada na zona, fosse lá inspecionar a electricidade da minha moradia.
Apresentaram-se 3 técnicos, que foram ver a baixada da EDP, depois viram a caixa de distribuição, tiraram a tampa e pediram para ver todos os cómodos do andar de cima, do rés do chão, da garagem das iluminárias exteriores, video porteiro, abertura do motor de portão de correr. Andaram a medir tudo no interior, exterior, quadro, etc. fizeram disparos no quadro, e por fim, pediram para ver as varetas do terra, disse-lhes onde estavam, enterradas num canteiro de jardim, encostado à casa, retiraram toda a terra até encontrarem a vareta que estava a 50 cms de profundidade. Fizeram medições, colocaram mais varetas deles, desligaram tudo. Conclusão, a minha moradia tem uma voltagem de 230/236 de entrada da rede, os disjuntores, estão todos bem, o diferencial também e a terra tem um valor de 18 ohm. Disseram que ia receber o relatório de toda a inspeção. Entretanto um técnico, pediu para ver a caldeira, e disse que um cliente deles teve o mesmo problema com a caldeira e até era igual à minha, e o problema estava num parametro qualquer, que depois a Roca corrigiu e ficou a funcionar. Disse para descer um grau à caldeira, passei para 39 graus, antes estava em 40 graus, e não é que a caldeira trabalha bem com os 39 graus e nem se desliga, e se colocar 40 Graus, a caldeira chega aos 40 e desliga-se.
Já tentei contactar a assistência da Roca para os informar desta situação, mas não atendem...
Entretanto consegui falar com a Roca, e dizem que vão avaliar a situação e depois ligam-me.
Obrigado.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Caro "jjoleite",
Continuo com alguma curiosidade em saber o modelo exato da caldeira e o tipo de gás.
Refletindo no que escreveu acima acerca de um parâmetro desajustado estar na origem do mau funcionamento faz pouco sentido, pois, deduzo que neste momento tenha uma placa eletrónica de controlo nova (que pagou) e portanto, como nada se alterou no funcionamento, esta hipótese é pouco credível.
Cumprimentos.
Continuo com alguma curiosidade em saber o modelo exato da caldeira e o tipo de gás.
Refletindo no que escreveu acima acerca de um parâmetro desajustado estar na origem do mau funcionamento faz pouco sentido, pois, deduzo que neste momento tenha uma placa eletrónica de controlo nova (que pagou) e portanto, como nada se alterou no funcionamento, esta hipótese é pouco credível.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Bom diaasalopes Escreveu: 14 dez 2021, 17:37 Caro "jjoleite",
Continuo com alguma curiosidade em saber o modelo exato da caldeira e o tipo de gás.
Refletindo no que escreveu acima acerca de um parâmetro desajustado estar na origem do mau funcionamento faz pouco sentido, pois, deduzo que neste momento tenha uma placa eletrónica de controlo nova (que pagou) e portanto, como nada se alterou no funcionamento, esta hipótese é pouco credível.
Cumprimentos.
Baxi VICTORIA PLUS 24/24 T
Gás propano botijas grandes.
as placas electrónicas tem de ser programadas, segundo informação e com muitos parâmetros, as placas novas vem sem qualquer parâmetro.
Obrigado.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Caro “jjoleite”,
Creio que fui pouco claro no meu último “post”.
Recapitulando:
- Tem uma caldeira que funcionou bem durante dois anos.
- Surge agora uma avaria, que já descreveu (sem ter havido qualquer intervenção, reparação ou alteração de parâmetros).
- É instalada uma nova placa eletrónica por "técnicos" representantes da marca, que terão introduzido os parâmetros adequados, e o comportamento da caldeira é exatamente igual ao anterior à intervenção, daqui se concluir que então a anomalia não será uma questão de parâmetros errados ou da própria placa ou inclusivamente das duas sondas também substituídas.
Não confirmou se a caldeira está agora a “funcionar” com a nova placa e os dois novos sensores e se ficaram em seu poder os componentes substituídos, como seria de esperar.
Em relação a “programação” da placa, para um informático, é coisa muito simples como poderá verificar no manual de instalador que já, aqui, lhe sugeriram, fazer qualquer alteração bem como visualizar alguns parâmetros relevantes.
Cumprimentos
Creio que fui pouco claro no meu último “post”.
Recapitulando:
- Tem uma caldeira que funcionou bem durante dois anos.
- Surge agora uma avaria, que já descreveu (sem ter havido qualquer intervenção, reparação ou alteração de parâmetros).
- É instalada uma nova placa eletrónica por "técnicos" representantes da marca, que terão introduzido os parâmetros adequados, e o comportamento da caldeira é exatamente igual ao anterior à intervenção, daqui se concluir que então a anomalia não será uma questão de parâmetros errados ou da própria placa ou inclusivamente das duas sondas também substituídas.
Não confirmou se a caldeira está agora a “funcionar” com a nova placa e os dois novos sensores e se ficaram em seu poder os componentes substituídos, como seria de esperar.
Em relação a “programação” da placa, para um informático, é coisa muito simples como poderá verificar no manual de instalador que já, aqui, lhe sugeriram, fazer qualquer alteração bem como visualizar alguns parâmetros relevantes.
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Re: Ajuda nos valores do Terra
A caldeira continua a não funcionar mesmo com a placa nova. Hoje vou receber novamente o técnico da Roca.asalopes Escreveu: 15 dez 2021, 23:11 Caro “jjoleite”,
Creio que fui pouco claro no meu último “post”.
Recapitulando:
- Tem uma caldeira que funcionou bem durante dois anos.
- Surge agora uma avaria, que já descreveu (sem ter havido qualquer intervenção, reparação ou alteração de parâmetros).
- É instalada uma nova placa eletrónica por "técnicos" representantes da marca, que terão introduzido os parâmetros adequados, e o comportamento da caldeira é exatamente igual ao anterior à intervenção, daqui se concluir que então a anomalia não será uma questão de parâmetros errados ou da própria placa ou inclusivamente das duas sondas também substituídas.
Não confirmou se a caldeira está agora a “funcionar” com a nova placa e os dois novos sensores e se ficaram em seu poder os componentes substituídos, como seria de esperar.
Em relação a “programação” da placa, para um informático, é coisa muito simples como poderá verificar no manual de instalador que já, aqui, lhe sugeriram, fazer qualquer alteração bem como visualizar alguns parâmetros relevantes.
Cumprimentos
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Re: Ajuda nos valores do Terra
Caro "jjoleite",
Aproveite a presença do técnico para que seja verificada a válvula de gás, especialmente na potência reduzida.
(Claro que isto era um dos testes a efetuar logo na primeira visita que relatou).
Cumprimentos.
Aproveite a presença do técnico para que seja verificada a válvula de gás, especialmente na potência reduzida.
(Claro que isto era um dos testes a efetuar logo na primeira visita que relatou).
Cumprimentos.