Boa noite,
sou novo aqui no fórum e no mundo da eletricidade e tenho 2 dúvidas para já que ao ler os diferentes tópicos não fiquei totalmente esclarecido.
1.
Num quarto em que estou a fazer a eletricidade, vou colocar 9 focos de encastrar em uma matriz 6x9, distanciados de 1,2m entre eles.
0 ------- 0 -------- 0
| | |
| | |
0 ------- 0 -------- 0
| | |
| | |
0 ------- 0 -------- 0
Como não quero fazer como se costuma ver, um emaranhado de cabos cruzados em cima dos perfis do pladur, estou a colocar tubo VD com abraçadeiras à laje e deixo uma ponta de cabo a cair +/- na zona onde levará o foco. Após o pladur colocado, abro o buraco do foco e o cabo andará ali perto e será fácil de apanhar.
Questões:
a) Posso utilizar este método, utilizando o tubo VD como uma "ponte" para o cabo que vai de foco em foco?
b) Para fazer a repicagem, e como estou a utilizar cabo FVV 3G1.5, posso usar ligadores tipo WAGO de 3 vias, um por cada condutor, em que uma via recebe, a outra envia e a outra vai para o chicote da luminária?
2.
Na moradia estão previstas sancas para cortinados e blackout. Os tubos que vao alimentar os motores vão directamente ao quadro e/ou interruptor para comando, sendo que os mesmos são VD e estão agarrados à laje com abraçadeira e vão directamente do quadro à caixa da sanca.
Questões:
a) Posso usar fio 1,5m2 ou tem que ser obrigadoriamente cabo FVV, neste caso usaria FVV 4G1,5?
Obrigado e peço desculpa se estou a repetir as dúvidas.
Repicagem + Sanca
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: Repicagem + Sanca
Boas!
Respondendo às questões:
1.a) Sim.
1.b) Sim. Não esquecer as caixas de derivação (usualmente FE25).
2.a) Para usar secção de 1,5mm2 será preciso verificar a potência dos estores. Penso que até 800W pode ser usada a secção de 1.5mm2. Para mais potência será necessário usar 2.5mm2.
Se vai direto à sanca terás de usar cabo. Se tiver caixa de derivação pelo caminho, podes usar fio até à caixa de derivação e depois cabo até à sanca.
Cumps!
Respondendo às questões:
1.a) Sim.
1.b) Sim. Não esquecer as caixas de derivação (usualmente FE25).
2.a) Para usar secção de 1,5mm2 será preciso verificar a potência dos estores. Penso que até 800W pode ser usada a secção de 1.5mm2. Para mais potência será necessário usar 2.5mm2.
Se vai direto à sanca terás de usar cabo. Se tiver caixa de derivação pelo caminho, podes usar fio até à caixa de derivação e depois cabo até à sanca.
Cumps!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 nov 2021, 21:13
- Has thanked: 1 time
Bom dia,
Desde já agradecido pela sua pronta resposta.
a) As caixas de derivação são obrigatórias? Deduzo que os ligadores n podem ficar à vista .
Neste caso pode ser aqueles blocos de junção de parafuso?
b) A caixa de derivação pode ficar na propria sanca à vista?
c) Se a resposta a b) é negativa, e uma vez que a sanca vai de parede a parede, posso embutir uma caixa de derivação na parede mas na zona da sanca e depois derivar um tubo para a os motores?
Obrigado.
a) As caixas de derivação são obrigatórias? Deduzo que os ligadores n podem ficar à vista .
c) Se a resposta a b) é negativa, e uma vez que a sanca vai de parede a parede, posso embutir uma caixa de derivação na parede mas na zona da sanca e depois derivar um tubo para a os motores?
Obrigado.
-
- Velha Guarda
Boas!lopesPT Escreveu: 11 nov 2021, 12:56 Bom dia,
Obrigado.
a) Usa ligadores rápidos que encontras em várias lojas.
b) Se a caixa ficar na própria sanca, a instalação desde o quadro terá de ser a cabo;
c) Sim. É isso que costumo fazer.

Cumps!
-
Obrigado.
Só não fiquei totalmente esclarecido no caso dos ligadores.
a) Se usar ligadores rápidos tenho que na mesma por caixa de derivação ou nao?
b) se sim, a mesma pode ficar solta por cima do pladur?
Quanto ao resto estou esclarecido. Vou abir um buraco na parede na zona da sanca e embutir lá uma caixa de derivaçao.
Quanto ao resto estou esclarecido. Vou abir um buraco na parede na zona da sanca e embutir lá uma caixa de derivaçao.
-
- Velha Guarda
Boas!lopesPT Escreveu: 11 nov 2021, 14:11 Obrigado.
Sim a caixa de derivação serve para proteção da ligação e pode ficar solta por cima do pladur.
Cumps!
-
Obrigado.
Já agora na sua opiniao, devo deixar a caixa de derivação junto à laje e derivar um cabo para a luminária, ou deixar os 2 cabos compridos o suficiente para poder ter acesso à caixa de derivação abaixo do nivel do pladur (ou seja, poder aceder à mesma retirando-a pelo buraco da luminária)?
Já agora na sua opiniao, devo deixar a caixa de derivação junto à laje e derivar um cabo para a luminária, ou deixar os 2 cabos compridos o suficiente para poder ter acesso à caixa de derivação abaixo do nivel do pladur (ou seja, poder aceder à mesma retirando-a pelo buraco da luminária)?
-
- Velha Guarda
Boas!
Já montei caixas junto à laje na montagem de painéis 60x60, porque depois tinha acesso. Ter caixas de derivação e depois não ter acesso não é trabalho...
Deixa a caixa com acesso pela luminária (solta).
Cumps!
Já montei caixas junto à laje na montagem de painéis 60x60, porque depois tinha acesso. Ter caixas de derivação e depois não ter acesso não é trabalho...
Deixa a caixa com acesso pela luminária (solta).
Cumps!