Boa tarde,
Precisava de ajuda recentemente instalei paineis solares de 500W (DIY) já se encontra a funcionar mas tenho uma dúvida quando não está ninguém em casa o stand-by é de 300w acontece que por vezes estou a produzir 480W este excedente estou a enviar para rede certo?
Como posso saber se o contador não está a contar o excedente?
Obrgado
Duvida Solar excedente
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Duvida Solar excedente
Se tem um contador dos antigos, ouvi dizer que há alguns que giram no sentido inverso.
Se tem dos recentes (chamados inteligentes), não sendo específico para permitir enviar energia para a rede, o mais provável é que não conte nada.
Em todo o caso, pode experimentar a seguir as instruções que dei num outro tópico há tempos atrás de como saber os valores instantâneos nos contadores inteligentes.
Segue o link:
https://eletricidade.net/viewtopic.php? ... 36#p139336
Alguma dúvida, disponha.
Se tem dos recentes (chamados inteligentes), não sendo específico para permitir enviar energia para a rede, o mais provável é que não conte nada.
Em todo o caso, pode experimentar a seguir as instruções que dei num outro tópico há tempos atrás de como saber os valores instantâneos nos contadores inteligentes.
Segue o link:
https://eletricidade.net/viewtopic.php? ... 36#p139336
Alguma dúvida, disponha.
Boa tarde,
no meu caso penso que não seja inteligente o modelo que tenho é o :
JANZ C240R2 230V 50Hz
obrigado
no meu caso penso que não seja inteligente o modelo que tenho é o :
JANZ C240R2 230V 50Hz
obrigado
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Esse já é dos inteligentes, mas das imagens que vi desse contador, não tem o botão para alterar o menu
.
Assim não dá para ver a informação dos consumos instantâneos sem outros aparelhos.

Assim não dá para ver a informação dos consumos instantâneos sem outros aparelhos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Penso que esse contador não é bidirecional, ou seja, não conta a injeção da rede. Mas só mesmo confirmando com a E-Redes.
Eu tenho um igual com painéis, mas tenho a função injeção zero ativada no inversor, logo não há risco de contar o excedente (pois não vai haver).
Cumps!
Penso que esse contador não é bidirecional, ou seja, não conta a injeção da rede. Mas só mesmo confirmando com a E-Redes.
Eu tenho um igual com painéis, mas tenho a função injeção zero ativada no inversor, logo não há risco de contar o excedente (pois não vai haver).
Cumps!
Boa tarde,
Já falei com a e-redes disseram que não era bi-direcional que teria de mudar de contador (98 euros) mesmo dizendo que não queria vender disseram que acima de 300W tenho que notificar.
Ou seja fico a saber o mesmo se está a contar ou não fiquei foi a saber que me querem vender um contador.
Obrigado
Já falei com a e-redes disseram que não era bi-direcional que teria de mudar de contador (98 euros) mesmo dizendo que não queria vender disseram que acima de 300W tenho que notificar.
Ou seja fico a saber o mesmo se está a contar ou não fiquei foi a saber que me querem vender um contador.
Obrigado