comutação á americana (fase e neutro)
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 nov 2019, 17:27
comutação á americana (fase e neutro)
olá a todos!
Venho por esta forma pedir a alguém no grupo se me pudessem facultar o esquema das antigas comutações ditas americanas porque sinceramente já não me recordo e esta semana tentei trocar um comutador de escada exterior que tinha derretido e não me estou a safar.
agradeço desde já a ajuda!
Venho por esta forma pedir a alguém no grupo se me pudessem facultar o esquema das antigas comutações ditas americanas porque sinceramente já não me recordo e esta semana tentei trocar um comutador de escada exterior que tinha derretido e não me estou a safar.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: comutação á americana (fase e neutro)
Olá,
Pode ver o funcionamento em https://pt.wikipedia.org/wiki/Comutador_de_escada
Quantos interruptores/comutadores tem?
Se forem apenas 2 é o esquema simples, em que a fase entra o comum de um comutador, e saem 2 fios desse comutador para o outro comutador.
Depois do comum do 2ª comutador, liga à lâmpada.
Sem querer fazer publicidade, deixo aqui o link de um manual com os vários esquemas (no seu caso, o que interessa é o que diz "COMUTADOR DE ESCADA DE 10A E 20A" que está na primeira página):
https://www.efapel.com/media/Esquema-El ... bd6b47.pdf
Pode ver o funcionamento em https://pt.wikipedia.org/wiki/Comutador_de_escada
Quantos interruptores/comutadores tem?
Se forem apenas 2 é o esquema simples, em que a fase entra o comum de um comutador, e saem 2 fios desse comutador para o outro comutador.
Depois do comum do 2ª comutador, liga à lâmpada.
Sem querer fazer publicidade, deixo aqui o link de um manual com os vários esquemas (no seu caso, o que interessa é o que diz "COMUTADOR DE ESCADA DE 10A E 20A" que está na primeira página):
https://www.efapel.com/media/Esquema-El ... bd6b47.pdf
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.Kim1979 Escreveu: 16 out 2021, 21:06 olá a todos!
O que é uma comutação de escada à americana?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 nov 2019, 17:27
Boas!
Uma comutação á americana é uma comutação onde consegue aplicar uma tomada nos retornos e cada vez que acende ou apaga a luz inverte a polaridade da tomada (claro que é antiregulamentar há muitos anos)
Uma comutação á americana é uma comutação onde consegue aplicar uma tomada nos retornos e cada vez que acende ou apaga a luz inverte a polaridade da tomada (claro que é antiregulamentar há muitos anos)
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. isso era uma comutação que se fazia há muitos anos. houve alguem que a titulo de curiosidade postou aqui no forum, eu proprio tambem desconhecia isso. cump
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Eu não conhecia esta forma de ligar, mas estamos sempre a aprender (se bem, que este é mesmo para usar só se já estava assim, já que com este esquema, pode estar a lâmpada desligada e ambos os fios estarem com a fase).
Parece ser mesmo esse o esquema, que está equivalente ao que aparece no link que o @luisilva78 recordou (viewtopic.php?p=15849#p15849).
Ter a tomada a meio é irrelevante, sendo apenas importante que a fase e o neutro cheguem aos pontos não comuns de ambos os comutadores, e o ponto comum de ambos os comutadores irem diretamente para a lâmpada.
Parece ser mesmo esse o esquema, que está equivalente ao que aparece no link que o @luisilva78 recordou (viewtopic.php?p=15849#p15849).
Ter a tomada a meio é irrelevante, sendo apenas importante que a fase e o neutro cheguem aos pontos não comuns de ambos os comutadores, e o ponto comum de ambos os comutadores irem diretamente para a lâmpada.