Instalação trifásica
Instalação trifásica
bom dia,
antes de mais obrigado por qualquer ajuda que possam partilhar!
já estive a ver no forúm vários posts sobre este mesmo tema mas fiquei com algumas dúvidas relativamente a isto.
Mudei-me esta semana de casa e contratei uma potencia de 7,9kVa. Era o mesmo que tinha na minha casa anterior e chegava-me bastante bem para as necessidades onde tudo era e agora também é, electrico: cilindro, forno, placa, etc.
No entanto, nos primeiros dias na nova casa ao ligar 2 máquinas a luz foi abaixo (lavar roupa + placa por exemplo). Não foi abaixo no quadro, foi mesmo no "contador". Inicialmente sem saber o que era acabei por pedir assistência à E-Redes que enviaram um piquet a minha casa. Quando cá chegaram o técnico diz que a instalação é trifásica e que é por isso que está a disparar a luz. Diz-me para ligar para o meu comercializador de energia, pedir para mudar a potência contratada para 5,75kVa e que eles vão proceder à troca da instalação para monofásica e assim resolvia o meu problema sem grandes stresses.
Tento então fazer isso junto da GoldEnergy mas eles respondem que tenho que pedir a um electricista certificado para fazer essa alteração que eles não fazem.
Ora aqui começam as minhas dúvidas:
- a casa é alugada, devo ser eu ou o senhorio a tratar deste assunto?
- é mesmo necessário mudar a instalação, ou como já vi aqui no forum que é possível resolver o problema matendo a instalação trifásica fazendo por exemplo um shante entre as fases?
- O que é que vocês fariam no meu lugar?
Esta semana já vem cá um electricista certificado a casa para também ver o que se passa, caso o problema não seja esta questão da instalação trifásica. Em todo o caso também vou ver com ele o que deva fazer.
muito obrigado!
antes de mais obrigado por qualquer ajuda que possam partilhar!
já estive a ver no forúm vários posts sobre este mesmo tema mas fiquei com algumas dúvidas relativamente a isto.
Mudei-me esta semana de casa e contratei uma potencia de 7,9kVa. Era o mesmo que tinha na minha casa anterior e chegava-me bastante bem para as necessidades onde tudo era e agora também é, electrico: cilindro, forno, placa, etc.
No entanto, nos primeiros dias na nova casa ao ligar 2 máquinas a luz foi abaixo (lavar roupa + placa por exemplo). Não foi abaixo no quadro, foi mesmo no "contador". Inicialmente sem saber o que era acabei por pedir assistência à E-Redes que enviaram um piquet a minha casa. Quando cá chegaram o técnico diz que a instalação é trifásica e que é por isso que está a disparar a luz. Diz-me para ligar para o meu comercializador de energia, pedir para mudar a potência contratada para 5,75kVa e que eles vão proceder à troca da instalação para monofásica e assim resolvia o meu problema sem grandes stresses.
Tento então fazer isso junto da GoldEnergy mas eles respondem que tenho que pedir a um electricista certificado para fazer essa alteração que eles não fazem.
- é mesmo necessário mudar a instalação, ou como já vi aqui no forum que é possível resolver o problema matendo a instalação trifásica fazendo por exemplo um shante entre as fases?
- O que é que vocês fariam no meu lugar?
Esta semana já vem cá um electricista certificado a casa para também ver o que se passa, caso o problema não seja esta questão da instalação trifásica. Em todo o caso também vou ver com ele o que deva fazer.
muito obrigado!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: Instalação trifásica
Boas!
Acho bem em alterares de trifásico para monofásico, tendo em conta essas potências.
Desde que faças com um profissional não haverá problemas.
Cumps!
Acho bem em alterares de trifásico para monofásico, tendo em conta essas potências.
Desde que faças com um profissional não haverá problemas.
Cumps!
@Gil82 obrigado pela resposta!
Fazendo esta alteração, tem custos elevados? Presumo que custos terá sempre e provavelmente o senhorio não os pagará?
obrigado
Fazendo esta alteração, tem custos elevados? Presumo que custos terá sempre e provavelmente o senhorio não os pagará?
obrigado
Podes e deves falar com o senhorio mas aquilo que pretendes terá de ser financeiramente suportado por ti.nockeight Escreveu: 04 out 2021, 10:46 (...)
(...)
Tenho dúvidas que uma frase dessas tenha sido escrita aqui no fórum, e que a ter sido escrita, não tenha sido logo de seguida corrigida por outro membro. Aquilo que podes ter visto escrito é equilibrar as fases, que nada mais é do que distribuir o consumo pelas 3 fases de forma a aproveitar-se melhor a potência contratada.nockeight Escreveu: 04 out 2021, 10:46 (...)
(...)
Solução A - Equilibrar as fases, ainda que numa situação residencial é sempre mais complicado. Evitar colocar grandes consumos em simultâneo. Aumentar a potência contratada. (Podem-se aplicar todas na mesma solução ou não, a última tem custos acrescidos)
Solução B - Alterar o contrato e instalação para monofásico.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Em primeiro lugar, terá de verificar se nenhum dos aparelhos que tem é trifásico (existem placas do fogão que são trifásicas ou bifásicas).
Nesta situação, verificar se esses aparelhos têm a opção de funcionar em monofásico.
Depois de garantir que consegue colocar todos os aparelhos em monofásico, terá de garantir que o interruptor diferencial geral suporta a corrente do monofáfico, já que atualemente tem 6.9 KVA que são 3 fases cada uma com 10 A, e se mantiver a potência, fica com 1 fase de 30 A.
Se reduzir para 5.75 KVA será 1 fase com 25 A.
Aqui poderá ter o custo de substituir este interruptor diferencial.
Os restantes custos, será a mão de obra do eletricista, e eventualmente o custo dos jumps a fazer entre as fases.
Nesta situação, verificar se esses aparelhos têm a opção de funcionar em monofásico.
Depois de garantir que consegue colocar todos os aparelhos em monofásico, terá de garantir que o interruptor diferencial geral suporta a corrente do monofáfico, já que atualemente tem 6.9 KVA que são 3 fases cada uma com 10 A, e se mantiver a potência, fica com 1 fase de 30 A.
Se reduzir para 5.75 KVA será 1 fase com 25 A.
Aqui poderá ter o custo de substituir este interruptor diferencial.
Os restantes custos, será a mão de obra do eletricista, e eventualmente o custo dos jumps a fazer entre as fases.
viva malta,
o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar...
Alguém consegue passar um mais contactos de electricistas qualificados na zona do Porto que me possam ajudar com esta situação?
obrigado
o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar...

Alguém consegue passar um mais contactos de electricistas qualificados na zona do Porto que me possam ajudar com esta situação?
obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Se o operador lhe fornece o contrato em monofásico (consulte e confirme em sua fatura) e agora um suposto técnico diz que o fornecimento está em monofásico algo de errado aqui podemos rapidamente encontrar e afirmar que alguém está errado...
Se.puder envie fotos do contrato apenas a parte que indica a potência bem como fotos do contador e quadro elétrico.
Sem estas informações muito dificilmente alguém por aqui lhe irá ajudar... Confusão gera mais confusão sem certezas...
Cumprimentos
Se.puder envie fotos do contrato apenas a parte que indica a potência bem como fotos do contador e quadro elétrico.
Sem estas informações muito dificilmente alguém por aqui lhe irá ajudar... Confusão gera mais confusão sem certezas...
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Há aqui um utilizador do fórum que é do Porto.nockeight Escreveu: 06 out 2021, 17:07 viva malta,
o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar...![]()
obrigado
Ele pode resolver-te isso.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Há efetivamente algo estranho aqui.nockeight Escreveu: 06 out 2021, 17:07 viva malta,
o electricista que cá veio, diz que o quadro está monofásico e que por isso é que dispara a luz. Diz também que não faz a alteração e que não sabem quem me possa ajudar...![]()
obrigado
Se o contrato é trifásico, e o quadro está em monofásico, significa que das 3 fases, só está a aproveitar 1, ou seja, está a pagar 6,9 KVA, mas só está a tirar proveito de 2,3 KVA.
Assim sendo, também não estou a ver a necessidade de nenhum eletricista, pois basta que quando forem mudar o contador, que liguem a fase correta.
Para isso é necessário que esteja alguém em casa quando forem fazer essa alteração, para validar que eles ligam corretamente e que fica com luz em casa.
Como não trabalho na área, pode estar-me a escapar alguma burocracia que possa existir.