Mas não percebo nada. Então abriu o tópico para se falar sobre o assunto. E agora aplica a lei da rolha? Estou confuso. Diga lá o que quer que eu fale?
Não faltei ao respeito a ninguém. Apenas dei a minha opinião e isso não é faltar ao respeito a ninguém. Caso não concorde apenas tem que a rebater com argumentos. Simples!Faiante Escreveu: 27 set 2021, 16:24 Boas meu caro " edeluz "
Não costumo comentar afirmações desprovidas de falta de educação. Todavia, servirá para alertá-lo de que jamais tolerarei faltas de respeito,
venham elas de onde vierem.
Não sou político nem pretendo sê-lo, e detesto pessoas que não sabem o que dizem e muito menos saibam responder a questões de natureza
técnica e, muito menos económica.
Talvez não saiba, mas tanto eu como os outros colegas gostaríamos de ver escrito por si a tal justificação sobre os valores de uma factura
mensal sobre eletricidade.
Cptos
JAG
Cada um faz a notícia com lhe dá jeito.rui14 Escreveu: 29 set 2021, 06:38 Voltando ao tema do assunto; um artigo de 17 março 2021:
"Tarifas E Impostos Na Eletricidade Representam 64% Da Fatura"
com base nas tarifas de eletricidade para 2021 e dos valores para o IVA e restantes impostos, só ⅓ do que paga na fatura é, efetivamente, o preço da energia e a margem do comercializador. Com 64% da fatura composta por tarifas e impostos, não admira que seja difícil baixar os preços de forma significativa…
https://www.comparamais.pt/blog/taxas-e ... etricidade
Boa tarde.mromeiro Escreveu: 29 set 2021, 14:07 Cada um faz a notícia com lhe dá jeito.
Juntar "Tarifas" e "Impostos" no mesmo item, dá origem a uma opinião completamente distorcida do tema.
As tarifas, segundo o que diz no artigo, entre vários itens inclui "custo das infraestruturas", ou seja, custos de manutenção de toda a rede elétrica.
É normal que isto seja imputado ao consumidor, da mesma forma que quando fazemos uma encomenda, temos de pagar o transporte (ou quando não pagamos, o comerciante teve o cuidado de ter uma margem de lucro no produto que lhe dê a possibilidade de oferecer o transporte).
Boa tarde.mromeiro Escreveu: 29 set 2021, 15:16 Esse tema apenas está a refletir a parte regulada do preço da energia.
Se não fosse regulada, o valor existia na mesma, mas poderia ser diferente de operador para operador.
Pelo facto de ser regulado, não implica necessariamente que é mais caro, pois basta simular no simulador da ERSE e verificar quantos operadores têm preços mais baixos que o mercado regulado, e que não tenham aqueles esquemas de ter receber um extra no primeiro ano, ter de fazer compras não sei onde, ser cliente de outro serviço noutra empresa, etc.
Mas mesmo sendo regulada, não é igual em todos os operadores, pois os que oferecem desconto percentual sobre toda a fatura (fixo + consumo), já estão a aplicar um desconto também nessa parte.
Assim sendo, tem efetivamente a possibilidade de recusar, e escolher um operador que lhe dê desconto também nessa componente (e o mais importante que ao fim do mês pague menos pelo que consumiu).
E esta parte nem sequer percebi o que quis dizer.mromeiro Escreveu: 29 set 2021, 14:07 Parece que estão todos preocupados com os impostos, mas não se estão a preocupar com os lucros das empresas que comercializam a energia.
Elas têm lucro quer no termo fixo, quer no consumo!
No termo fixo, entendo, já que todos os meses têm despesa em emitir a fatura, mas na energia, que diferença lhe faz emitir uma fatura sem consumo ou uma com 100 KWh, ou 1000 KWh?
Gasta mais tinta?
Se analisarmos o texto, tem a frase "reflete o custo das infraestruturas e dos serviços utilizados por todos os consumidores de forma partilhada".Tarifas de Acesso às Redes
Como explica a própria ERSE, “reflete o custo das infraestruturas e dos serviços utilizados por todos os consumidores de forma partilhada”. E o que paga integra os valores definidos pela ERSE para “Uso Global do Sistema, Uso da Rede de Transporte, Uso da Rede de Distribuição e Operação Logística de Mudança de Comercializador”.
O polémico CIEG (Custo de Interesse Económico Geral) está incluído no valor das tarifas de acesso às redes, mas não vem especificado na fatura..
Posso ter desviado um pouco o tema, mas se não há problema de uma empresa dar lucro que quer, e somos nós a pagar, então porque há problema em pagar impostos na eletricidade, que se não fosse na eletricidade seria na água, no IRS, ou noutra coisa qualquer?rainbow Escreveu: 29 set 2021, 17:11 E esta parte nem sequer percebi o que quis dizer.
Qual é o problema das empresas terem lucro? Teoricamente, essa á a finalidade duma empresa, nomeadamente nas privadas. Em claro que em certos modelos económicos, caso a empresa seja pública, não precisa de dar lucro ou apenas gerar um lucro baixo. Mas não é disso que estamos a falar, acho eu.