factura electricidade

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

factura electricidade

Mensagem por rainbow »

Boa tarde pessoal.

Li este texto, e gostava de saber a vossa opinião sobre o mesmo, nomeadamente se é mesmo verdade tudo aquilo que está escrito.
POR ACASO SABEM QUAL FOI VERDADEIRAMENTE O CONSUMO DE ELECTRICIDADE NUMA FACTURA QUE PAGAM DE 116,00 € ?!
VEJAM A DISCRIMINAÇÃO NO QUADRO ABAIXO … E PASMEM !

CUSTO EFECTIVO DA ELECTRICIDADE CONSUMIDA 34,00 Euros

Taxa RDP e RTP
7%
6.80 Euros

Harmonização Tarifária dos Açores e da Madeira
3%
1,60 Euros

Rendas por passagem de cabos de alta tensão para Municípios e Autarquias.
10%
5,40 Euros

Compensar de Operadores - EDP, Tejo Energia e Turbo Gás
30%
16,10 Euros

Investimento em energias renováveis
50%
26,70 Euros

Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência e da ERSE
7%
3,70 Euros

Soma
94,30 Euros

IVA
23%
21,70 Euros

Total
116,00 Euros

ACHAM QUE A ELECTRICIDADE ESTÁ CARA ?....

Permaneçam sentados para não caírem:
- 7% de Taxa para a RDP e RTP (para que Malatos, Jorge Gabrieis, Catarinas Furtados e outras que tais possam receber 17.000 e mais €/mês);
- 3% são a harmonização tarifária para os Açores e Madeira, ou seja, é um esforço que o país (TODOS NÓS) fazemos pela insularidade, dos madeirenses e açorianos, para que estes tenham eletricidade mais barata.
- 10% para rendas aos Municípios e Autarquias. Mas que m... vem a ser esta renda? Eu explico: a EDP (TODOS NÓS) pagamos aos Municípios e Autarquias uma renda sobre os terrenos, por onde passam os cabos de alta tensão (que nos expropriaram)
- 30% para compensação aos operadores. 750 M€ para a EDP, Tejo Energia e Turbo Gás.
- 50% para o investimento nas energias renováveis. Aqueles incentivos que o governo Sócrates deu para o investimento nas energias renováveis e que depois era descontado no IRS, também o pagamos. Ou seja, mais uns 1.250 M€.
- 7% de outros custos incluídos na tarifa, ou sejam 175 M€. Que custos são estes? São Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência, custos de funcionamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Eléctricos), planos de promoção do Desempenho Ambiental da responsabilidade da ESE e planos de promoção e eficiência no consumo, também da responsabilidade da ERSE.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: factura electricidade

Mensagem por joao-pt »

Não estive para confirmar tudo quando logo o início começa mal. Por "Taxa RDP e RTP" presumo que o autor queria referir "Contribuição Audiovisual", que é o que vem escrito na fatura.
(...)
Taxa RDP e RTP
7%
6.80 Euros
(...)
A Contribuição Audiovisual é um valor fixo de 2.85 € + IVA (6%), que faz um valor final de 3.02 €/mês, salvo situações especiais poderá ser inferior (1 € + IVA (6%)) mas nunca superior como os 6.80 € que são apresentados.

Considerando o valor de 3.02 €, poderá corresponder efetivamente a 7% numa fatura de 43.14 €, apenas e só nessa situação irá corresponder a 7%, o que não coincide com aquilo que é escrito pelo autor.

Os restantes pontos deixo para quem tenha mais paciência do que eu.

Não quero com isto dizer que a eletricidade não seja cara (na Europa estamos na metade superior onde é mais cara a eletricidade) e que concorde com as taxas e contribuições que são aplicadas. Mas acho que se queremos reclamar, é sempre melhor solução usar dados corretos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, eu percebi que havia algumas coisas aparentemente suspeitas no texto que postei. E também sabia que na factura aparecem a taxa de exploração da DGEG (fixa), o IEC (variável) e a CAV (fixa). Para além do IVA a 23% claro.
No entanto, toda a gente sabe que muitas vezes pagamos as coisas sem sequer saber que as estamos a pagar. E é isso que eu acho que o autor do texto se referia. Ou seja, a pessoa que publicou o texto não estava a falar apenas dos valores que são apresentados na factura (papel ou digital) de electricidade que recebemos para pagar, mas sim de todos os valores que pagamos, directa e indirectamente.
E é nesse sentido que coloquei aqui a pergunta.
Por exemplo, agora não sei como está, mas há uns anos atrás, a Madeira e Açores tinham a gasolina mais barata. Isto por causa da chamada "insularidade", ou seja, "por estarem no meio do nada". Se o preço mais baixo se devia a uma redução dos impostos sobre os combustíveis líquidos ou a uma contribuição extra de todos nós através de outros impostos indirectos, já não sei dizer.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por edeluz »

Isto não são assuntos para se falar agora. Estamos em época de eleições.
E o sistema é mesmo assim, seja esquerda ou direita. Temos que pagar e pronto! Não precisamos de saber para quê, temos é que pagar.

Enfim! Portugal! :roll:
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

edeluz Escreveu: 06 set 2021, 00:48 Isto não são assuntos para se falar agora. Estamos em época de eleições.
E o sistema é mesmo assim, seja esquerda ou direita. Temos que pagar e pronto! Não precisamos de saber para quê, temos é que pagar.

Enfim! Portugal! :roll:
Boa tarde.

Sarcasmo? :D
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

Porque que achas que é sarcasmo?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

edeluz Escreveu: 08 set 2021, 18:51 Porque que achas que é sarcasmo?
Boa noite.

Pareceu-me, por teres falado em eleições.
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Por falar em faturação alguém daqui com painéis fotovoltaicos está com problemas de faturação devido ao netmetering?
L.Sousa
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

L.Sousa Escreveu: 08 set 2021, 20:47 Por falar em faturação alguém daqui com painéis fotovoltaicos está com problemas de faturação devido ao netmetering?
Pesquisa por aqui: https://www.uve.pt/page/foruns/
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " edeluz "

Apenas escrevo esta linha para vos dizer que numa factura de eletricidade 60% correspondem a impostos arrecadados pelo Estado dito
Democrático-

Cptos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Faiante Escreveu: 24 set 2021, 13:07 Boas meu caro " edeluz "

Apenas escrevo esta linha para vos dizer que numa factura de eletricidade 60% correspondem a impostos arrecadados pelo Estado dito
Democrático-

Cptos

JAG

Boas,

Já agora gostava de saber porque é que tivemos que andar a subsidiar os "vira ventos" na factura da luz, que agora descobriram só funcionarem quando não são necessários por falta de vento.

Não tarda estaremos a pagar um subsídio para "comprar" vento.

Ohmico
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

Faiante Escreveu: 24 set 2021, 13:07 Boas meu caro " edeluz "

Democrático-

Cptos

JAG
Isso não é nada de novo! E é graças a esse tal estado que frisa em ser democrático que você tem a qualidade de vida que tem e pode dar-se ao luxo de estar aqui a dar a sua opinião. Por isso cumpra com a sua parte que é proteger a democracia. Existe quem morreu por ela, para que hoje possamos estar aqui a debater livremente.

Em relação ao problema da electricidade....falta voz activa do povo. Talvez com uns treinadores e fruta à mistura o povo já se manifeste sobre estes assuntos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.
edeluz Escreveu: 24 set 2021, 23:39 E é graças a esse tal estado que frisa em ser democrático que você tem a qualidade de vida que tem e pode dar-se ao luxo de estar aqui a dar a sua opinião.
Claramente off-topic, e que eu saiba, durante o Estado Novo não era proibido discutir ou debater assuntos relacionados com electricidade.
Faiante Escreveu: 24 set 2021, 13:07 Apenas escrevo esta linha para vos dizer que numa factura de eletricidade 60% correspondem a impostos arrecadados pelo Estado
Pode explicar melhor ou apresentar algo que comprove isto? Porque acho que era mesmo disto que o autor da publicação que postei estava a falar.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " edeluz "

Não costumo comentar afirmações desprovidas de falta de educação. Todavia, servirá para alertá-lo de que jamais tolerarei faltas de respeito,
venham elas de onde vierem.

Não sou político nem pretendo sê-lo, e detesto pessoas que não sabem o que dizem e muito menos saibam responder a questões de natureza
técnica e, muito menos económica.

Talvez não saiba, mas tanto eu como os outros colegas gostaríamos de ver escrito por si a tal justificação sobre os valores de uma factura
mensal sobre eletricidade.

Cptos
JAG
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Peço aos colegas Faiante e edeluz que não "obriguem" os moderadores a fechar o MEU tópico por causa das vossas discussões. Arranjem um quarto e resolvam isso em privado. Agradecido.
Responder

Voltar para “Conversa de Café”