damon Escreveu:Ola Nelmindo,
Nao e para comecar so com 1 automato. Pois eu nao entendo pouco ou quase nada de automatos
so que gostaria de entrar na industria, como tecnico de manutencao, so que nos anuncios de emprego pedem com conhecimento automatos Xpto, ou plc
como nao tenho conhecimento, pensei em comprar um automato e programar em casa, o que acha...ou deveria apostar na formacao?
voce e electricitsa industrial? Eu sou electrotecnico, quase sempre trabalhei na electricidade domestica. Apesar de perceber bem de circuitos electromecanicos, ainda sou do tempo de ligar um estrela triangulo so com contactores, hoje em dia penso que e feito com um automato!?
como funciona na industria, os tecnicos de manutencao alterem os programas dos automatos? Mexem muito em automatos? Ou simplesmente e o tecnico tipo informatico que mexe nisso? Ou entao e precisa ser pro, e dedicar se so a isso?I
Como estou com pouco trabalho queria abrir mais portas...
abraco
O electricista industrial não é só autómatos... aliás pouco mexe neles para ser sincero...
Variadores de velocidade, automatismo (relés, contactores e companhia), sensores, pneumática e hidráulica até são as áreas mais abrangentes na industria, do que os autómatos. Claro que precisa saber um ou outra noção, tal como saber como o ligar, saber se o comum nas "cargas" é positivo ou negativo, se chega o sinal à entrada I3 que vem do sensor -S6. Saber que o contactor não funciona, porque a relé que está ligada à saída Q2 a transístor do autómato não comuta para o alimentar... Quando se vai mexer nos autómatos é porque algo de grave aconteceu ou o layout da fábrica alterou-se. Mas isso até é entregue aos Engºs de Electrónica e computadores para tratar...
Um eletromecânico até se for preciso tem que saber alinhar um motor, trocar um ou outro rolamento e às vezes fazer pequenas afinações mecânicas de uma ou outra calha guiadora.
E utilizar um automato para fazer o arranque estrela-triângulo, chiça é uma técnica inviável economicamente...
Existem até temporizadores especializados para fazer o arranque-estrela triângulo e se for preciso, existem os arrancadores suaves que economicamente em algumas situações é bastante mais vantajoso...