Comprimento máximo cabo de terra
-
- Aprendiz
- Registado: 06 jan 2020, 10:39
- Been thanked: 1 time
Comprimento máximo cabo de terra
Bom dia
Hoje surgiu me um iluminado a pedir cálculo de terra, devido a um cabo de terra que tem mais de 100 metros de comprimento.
Ou seja, na alimentação de um armazém anexo a outro, temos um cabo de alimentação com cerca de 120 metros. Esse cabo obviamente leva a terra, mas ainda sem fazer medições, disseram-me que o projeto devia ter o cálculo para comprovar que os valores de terra se mantém normais devido ao comprimento do cabo. Isto existe?
Hoje surgiu me um iluminado a pedir cálculo de terra, devido a um cabo de terra que tem mais de 100 metros de comprimento.
Ou seja, na alimentação de um armazém anexo a outro, temos um cabo de alimentação com cerca de 120 metros. Esse cabo obviamente leva a terra, mas ainda sem fazer medições, disseram-me que o projeto devia ter o cálculo para comprovar que os valores de terra se mantém normais devido ao comprimento do cabo. Isto existe?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
-
- Aprendiz
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Comprimento máximo cabo de terra
Com essa distância eu optava por fazer a terra no local.
Qual a secção do cabo e qual a potência máxima ?
Como foram feitos os cálculos?
Cumprimentos
Qual a secção do cabo e qual a potência máxima ?
Como foram feitos os cálculos?
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 11:52 Bom dia
Eu concordo com a sugestão do colega lcmmonteiro . Pode usar na mesma o cabo com terra para a alimentação do armazém anexo, mas cria uma terra no local (nesse tal armazém anexo) e interliga com a terra do outro.
-
- Aprendiz
Certo. Mas basicamente criavam novos piquets no anexo e interligavam as terras no barramento geral de terras, de forma a ficar uma terra única correto?rainbow Escreveu: 16 ago 2021, 15:54Boa tarde.NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 11:52 Bom dia
Eu concordo com a sugestão do colega lcmmonteiro . Pode usar na mesma o cabo com terra para a alimentação do armazém anexo, mas cria uma terra no local (nesse tal armazém anexo) e interliga com a terra do outro.
Mas não há forma de calcular correto?
Quanto ao condutor de terra, é de 35 mm2.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 17:44
Certo. Mas basicamente criavam novos piquets no anexo e interligavam as terras no barramento geral de terras, de forma a ficar uma terra única correto?
Mas não há forma de calcular correto?
Quanto ao condutor de terra, é de 35 mm2.
A terra não se faz apenas com piquets (varetas), pode ser feita com chapas, varão, trança, pata de galo, anel.
Sim, terá de ser interligada de modo a formar uma única terra. Não sei o que as RTIEBT dizem acerca do assunto, mas penso que poderá criar um novo quadro de terras, e ligar ao primeiro. Mas deve consultar a legislação sobre este assunto.
Calcular o quê exactamente? Não consigo perceber o que pretendem quando lhe pedem para comprovar se os valores de terra se mantêm devido ao comprimento do cabo. Será por causa da resistência do cabo?
Só por curiosidade, o que diz o projecto (assumindo que há um)?
Boas meu caro “ NotreDame “
Permita-me que lhe diga que esse colega, não é um iluminado mas sim uma pessoa com muita razoabilidade.
E isto porquê?
Porque o condutor de terra com esse comprimento, apenas está a aumentar a resistência do mesmo.
O melhor a fazer, será prescindir desse condutor e, fazer uma terra independente, no local exato, tal como outros colegas lhe sugeriram
outros colegas.
Todavia, existe uma expressão para calcular o comprimento máximo do condutor de terra.
Caso seja necessário, postá-la-ei aqui.
Espero ter ajudado na sua dúvida
Cptos
JAG
Permita-me que lhe diga que esse colega, não é um iluminado mas sim uma pessoa com muita razoabilidade.
E isto porquê?
Porque o condutor de terra com esse comprimento, apenas está a aumentar a resistência do mesmo.
O melhor a fazer, será prescindir desse condutor e, fazer uma terra independente, no local exato, tal como outros colegas lhe sugeriram
outros colegas.
Todavia, existe uma expressão para calcular o comprimento máximo do condutor de terra.
Cptos
JAG
-
- Aprendiz
Desconhecia. Pode indicar-me a fórmula por favor?Faiante Escreveu: 16 ago 2021, 22:12 Boas meu caro “ NotreDame “
E isto porquê?
outros colegas.
Cptos
JAG
Mas vindo a alimentação do edifício principal, a rede de terras não deve ser também a mesma? Podemos ter terras separaradas?
-
- Técnico Dedicado
Se a matemática não me falha, à temperatura de serviço, para um comprimento de 100m e uma secção de 35mm2 dá-me 64mOhm (mili Ohm).
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Seguindo esse raciocínio a alimentação e partilhada por uma cidade inteira e o condutor terra não acompanha...NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 22:26Desconhecia. Pode indicar-me a fórmula por favor?Faiante Escreveu: 16 ago 2021, 22:12 Boas meu caro “ NotreDame “
E isto porquê?
outros colegas.
Cptos
JAG
Mas vindo a alimentação do edifício principal, a rede de terras não deve ser também a mesma? Podemos ter terras separaradas?
O que não deve fazer e misturar duas terras distintas no mesmo quadro pois aqui irá obter uma variação de valores que podem comprometer a segurança.
Agora no caso que expõe pode e deve criar uma.nova terra no novo local que talvez até lhe saia mais barato do que andar a passar mais um cabo que com esse comprimento nunca irá.garantir a segurança necessária.
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
Em que medida é que esta regra pode ser aplicada neste caso?413.1.3.9 Quando for utilizado um dispositivo diferencial para fazer o corte automático de um circuito fora da zona de influência da ligação equipotencial principal, as massas não devem ser ligadas aos condutores de protecção do esquema TN mas sim a um eléctrodo de terra que tenha uma resistência apropriada à corrente de funcionamento do dispositivo diferencial. O circuito assim protegido deve, então, ser considerado como sendo em esquema TT e devem ser-lhe aplicadas as condições indicadas na secção 413.1.4.
-
- Aprendiz
Como fez esse cálculo?luisilva78 Escreveu: 16 ago 2021, 23:37 Se a matemática não me falha, à temperatura de serviço, para um comprimento de 100m e uma secção de 35mm2 dá-me 64mOhm (mili Ohm).
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Sabendo o valor da resistividade do cobre por metro Linear multiplica pelo comprimento e sabe qual é a resistividade do condutor em cobre.
Se e técnico de eletricidade deveria conhecer a lei de ohm.
Eu perguntei qual era a secção do cabo e qual a potência máxima
Mas se não sabe calcular a resistividade de um condutor deixa me a pensar se realizou o cálculo para a In max queda de tensão corrente curto circuito etc...
Mas terei que continuar a aguardar pela resposta as questões que coloquei para poder opinar...
Mas relativamente a resistividade Leia o artigo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Resistividade
Pode e deve consultar rtiebt onde encontra todas as respostas regulamentares em Portugal.
Cumprimentos
Se e técnico de eletricidade deveria conhecer a lei de ohm.
Eu perguntei qual era a secção do cabo e qual a potência máxima
Mas se não sabe calcular a resistividade de um condutor deixa me a pensar se realizou o cálculo para a In max queda de tensão corrente curto circuito etc...
Mas terei que continuar a aguardar pela resposta as questões que coloquei para poder opinar...
Mas relativamente a resistividade Leia o artigo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Resistividade
Pode e deve consultar rtiebt onde encontra todas as respostas regulamentares em Portugal.
Cumprimentos
Meu caro " NotreDame "
Peço-lhe desculpa por não poder colocar aqui a fórmula como seria meu desejo, mas não sei como se faz para atachar um documento, embora
já o tenha solicitado por diversas vezes aos colegas e administrador, mas sem qualquer sucesso.
No entanto, caso ainda mantenha disponibilidade para efeito poderei facultar-lhe o meu email pessoal e, assim, podemos sempre ir trocando
informação de natureza técnica.
Cptos
JAG
Peço-lhe desculpa por não poder colocar aqui a fórmula como seria meu desejo, mas não sei como se faz para atachar um documento, embora
já o tenha solicitado por diversas vezes aos colegas e administrador, mas sem qualquer sucesso.
No entanto, caso ainda mantenha disponibilidade para efeito poderei facultar-lhe o meu email pessoal e, assim, podemos sempre ir trocando
informação de natureza técnica.
Cptos
JAG