Comprimento máximo cabo de terra

NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Been thanked: 1 time

Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por NotreDame »

Bom dia
Hoje surgiu me um iluminado a pedir cálculo de terra, devido a um cabo de terra que tem mais de 100 metros de comprimento.
Ou seja, na alimentação de um armazém anexo a outro, temos um cabo de alimentação com cerca de 120 metros. Esse cabo obviamente leva a terra, mas ainda sem fazer medições, disseram-me que o projeto devia ter o cálculo para comprovar que os valores de terra se mantém normais devido ao comprimento do cabo. Isto existe?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Comprimento máximo cabo de terra

Mensagem por luisilva78 »

Qual o esquema de ligação à terra, TN ou TT?
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por NotreDame »

luisilva78 Escreveu: 16 ago 2021, 12:45 Qual o esquema de ligação à terra, TN ou TT?
Regime TN
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Com essa distância eu optava por fazer a terra no local.

Qual a secção do cabo e qual a potência máxima ?

Como foram feitos os cálculos?

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 11:52 Bom dia
Hoje surgiu me um iluminado a pedir cálculo de terra, devido a um cabo de terra que tem mais de 100 metros de comprimento.
Ou seja, na alimentação de um armazém anexo a outro, temos um cabo de alimentação com cerca de 120 metros. Esse cabo obviamente leva a terra, mas ainda sem fazer medições, disseram-me que o projeto devia ter o cálculo para comprovar que os valores de terra se mantém normais devido ao comprimento do cabo. Isto existe?
Boa tarde.

Eu concordo com a sugestão do colega lcmmonteiro . Pode usar na mesma o cabo com terra para a alimentação do armazém anexo, mas cria uma terra no local (nesse tal armazém anexo) e interliga com a terra do outro.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por NotreDame »

rainbow Escreveu: 16 ago 2021, 15:54
NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 11:52 Bom dia
Boa tarde.

Eu concordo com a sugestão do colega lcmmonteiro . Pode usar na mesma o cabo com terra para a alimentação do armazém anexo, mas cria uma terra no local (nesse tal armazém anexo) e interliga com a terra do outro.
Certo. Mas basicamente criavam novos piquets no anexo e interligavam as terras no barramento geral de terras, de forma a ficar uma terra única correto?
Mas não há forma de calcular correto?

Quanto ao condutor de terra, é de 35 mm2.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 17:44
Certo. Mas basicamente criavam novos piquets no anexo e interligavam as terras no barramento geral de terras, de forma a ficar uma terra única correto?
Mas não há forma de calcular correto?

Quanto ao condutor de terra, é de 35 mm2.
Boa tarde.

A terra não se faz apenas com piquets (varetas), pode ser feita com chapas, varão, trança, pata de galo, anel.
Sim, terá de ser interligada de modo a formar uma única terra. Não sei o que as RTIEBT dizem acerca do assunto, mas penso que poderá criar um novo quadro de terras, e ligar ao primeiro. Mas deve consultar a legislação sobre este assunto.
Calcular o quê exactamente? Não consigo perceber o que pretendem quando lhe pedem para comprovar se os valores de terra se mantêm devido ao comprimento do cabo. Será por causa da resistência do cabo?
Só por curiosidade, o que diz o projecto (assumindo que há um)?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “ NotreDame “

Permita-me que lhe diga que esse colega, não é um iluminado mas sim uma pessoa com muita razoabilidade.
E isto porquê?
Porque o condutor de terra com esse comprimento, apenas está a aumentar a resistência do mesmo.
O melhor a fazer, será prescindir desse condutor e, fazer uma terra independente, no local exato, tal como outros colegas lhe sugeriram
outros colegas.
Todavia, existe uma expressão para calcular o comprimento máximo do condutor de terra.
Caso seja necessário, postá-la-ei aqui.

Espero ter ajudado na sua dúvida

Cptos
JAG
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por NotreDame »

Faiante Escreveu: 16 ago 2021, 22:12 Boas meu caro “ NotreDame “

Permita-me que lhe diga que esse colega, não é um iluminado mas sim uma pessoa com muita razoabilidade.
E isto porquê?
Porque o condutor de terra com esse comprimento, apenas está a aumentar a resistência do mesmo.
O melhor a fazer, será prescindir desse condutor e, fazer uma terra independente, no local exato, tal como outros colegas lhe sugeriram
outros colegas.
Todavia, existe uma expressão para calcular o comprimento máximo do condutor de terra.

Cptos
JAG
Desconhecia. Pode indicar-me a fórmula por favor?

Mas vindo a alimentação do edifício principal, a rede de terras não deve ser também a mesma? Podemos ter terras separaradas?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Se a matemática não me falha, à temperatura de serviço, para um comprimento de 100m e uma secção de 35mm2 dá-me 64mOhm (mili Ohm).
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

NotreDame Escreveu: 16 ago 2021, 22:26
Faiante Escreveu: 16 ago 2021, 22:12 Boas meu caro “ NotreDame “

E isto porquê?
outros colegas.

Cptos
JAG
Desconhecia. Pode indicar-me a fórmula por favor?

Mas vindo a alimentação do edifício principal, a rede de terras não deve ser também a mesma? Podemos ter terras separaradas?
Seguindo esse raciocínio a alimentação e partilhada por uma cidade inteira e o condutor terra não acompanha...

O que não deve fazer e misturar duas terras distintas no mesmo quadro pois aqui irá obter uma variação de valores que podem comprometer a segurança.

Agora no caso que expõe pode e deve criar uma.nova terra no novo local que talvez até lhe saia mais barato do que andar a passar mais um cabo que com esse comprimento nunca irá.garantir a segurança necessária.

Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

413.1.3.9 Quando for utilizado um dispositivo diferencial para fazer o corte automático de um circuito fora da zona de influência da ligação equipotencial principal, as massas não devem ser ligadas aos condutores de protecção do esquema TN mas sim a um eléctrodo de terra que tenha uma resistência apropriada à corrente de funcionamento do dispositivo diferencial. O circuito assim protegido deve, então, ser considerado como sendo em esquema TT e devem ser-lhe aplicadas as condições indicadas na secção 413.1.4.
Em que medida é que esta regra pode ser aplicada neste caso?
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por NotreDame »

luisilva78 Escreveu: 16 ago 2021, 23:37 Se a matemática não me falha, à temperatura de serviço, para um comprimento de 100m e uma secção de 35mm2 dá-me 64mOhm (mili Ohm).
Como fez esse cálculo?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Sabendo o valor da resistividade do cobre por metro Linear multiplica pelo comprimento e sabe qual é a resistividade do condutor em cobre.

Se e técnico de eletricidade deveria conhecer a lei de ohm.

Eu perguntei qual era a secção do cabo e qual a potência máxima

Mas se não sabe calcular a resistividade de um condutor deixa me a pensar se realizou o cálculo para a In max queda de tensão corrente curto circuito etc...

Mas terei que continuar a aguardar pela resposta as questões que coloquei para poder opinar...

Mas relativamente a resistividade Leia o artigo

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Resistividade

Pode e deve consultar rtiebt onde encontra todas as respostas regulamentares em Portugal.

Cumprimentos
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Meu caro " NotreDame "

Peço-lhe desculpa por não poder colocar aqui a fórmula como seria meu desejo, mas não sei como se faz para atachar um documento, embora
já o tenha solicitado por diversas vezes aos colegas e administrador, mas sem qualquer sucesso.

No entanto, caso ainda mantenha disponibilidade para efeito poderei facultar-lhe o meu email pessoal e, assim, podemos sempre ir trocando
informação de natureza técnica.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”