Bom dia, neste momento estou a pensar em por uma tomada 32A para o carregador para o carro elétrico.
Neste momento tenho:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 40A 300mA tipo AC--->Disjuntor P/ quadro cabe 20A 1P--->(fio 2.5mm 15metros- conduta 20mm)
Quadro cave:
Disjuntor 25A 1P+n-->Disjuntor 16A-->(fio 2.5mm 10metros - conduta 16mm)-->Tomada
Nota: conduta 20mm de diâmetro para o fio
Não conto aumentar potencia da EDP, neste momento tenho 45A monofásico
Tenho que aumentar o disjuntor da cabe para 32A ou 40A
Cabo para 6 ou 10mm dependendo se for 32A ou 40A.
Disjuntor cabe para 32A ou 40A - 1P+N
Disjuntor Tomada para 32A
Passar fios por favor visto não caberem na conduta
Tomada 32A
A minha maior é duvida é qual disjuntor coloco maior o geral do quadro cabe ou o disjuntor no quadro principal, ou coloco os dois iguais?
O que me aconselham?
Instalação para carro eletrico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Instalação para carro eletrico
Boa noite meu caro.
Com o devido respeito mas para quem define no seu perfil o estatuto de "engenheiro" a sua escrita não permitiu entender aquilo que pensou quando escrevia...
De modo que solicito que volte um pouco atrás e considere a sua explicação por forma a que todos os leitores deste fórum a entendam de forma simples e clara.
Respondendo agora ainda que de forma curta às questões por si colocadas de uma forma direta e só direta:
o serviço que pretende realizar vai ser executado por quem ? pelo próprio ? ou apenas tenta reunir algumas informações para quando contatar um técnico já ter algumas ideias para uma conversa ??
com os maiores respeitos..
cumrpimentos.
Com o devido respeito mas para quem define no seu perfil o estatuto de "engenheiro" a sua escrita não permitiu entender aquilo que pensou quando escrevia...
De modo que solicito que volte um pouco atrás e considere a sua explicação por forma a que todos os leitores deste fórum a entendam de forma simples e clara.
Respondendo agora ainda que de forma curta às questões por si colocadas de uma forma direta e só direta:
o serviço que pretende realizar vai ser executado por quem ? pelo próprio ? ou apenas tenta reunir algumas informações para quando contatar um técnico já ter algumas ideias para uma conversa ??
com os maiores respeitos..
cumrpimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Se o circuito do quadro da cave vai alimentar uma tomada de 32A, a protecção desse circuito deve ter pelo menos esse valor. A protecção do quadro que está a montante, deve ser superior ao que está no quadro parcial de forma a garantir a selectividade. O interruptor que está na entrada do quadro parcial deve ser superior ao disjuntor que está a alimentar esse circuito.
Então ficaria:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 63A 300mA tipo AC---> Disjuntor P/ quadro cave 50A 1P---> (fio 10mm2 15metros- calha)
Quadro cabe:
Interruptor Diferencial 63A 30mA 2P-->Disjuntor 32A 1P-->(fio 6mm2 10metros - calha)-->Tomada
Se o circuito do quadro da cave vai alimentar uma tomada de 32A, a protecção desse circuito deve ter pelo menos esse valor. A protecção do quadro que está a montante, deve ser superior ao que está no quadro parcial de forma a garantir a selectividade. O interruptor que está na entrada do quadro parcial deve ser superior ao disjuntor que está a alimentar esse circuito.
Então ficaria:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 63A 300mA tipo AC---> Disjuntor P/ quadro cave 50A 1P---> (fio 10mm2 15metros- calha)
Quadro cabe:
Interruptor Diferencial 63A 30mA 2P-->Disjuntor 32A 1P-->(fio 6mm2 10metros - calha)-->Tomada
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 jul 2021, 19:03
- Has thanked: 1 time
luisilva78 Escreveu: 01 ago 2021, 10:15 Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Então ficaria:
Quadro principal:
Quadro cabe:
Ok, obrigado
A tomada é industrial 32A (azul).
Os 45A(10.35Kva), de potência "EDP" chega-me, porque eu carrego o carro sempre a noite. Porque razão colocar os disjuntores com 63A e 50A no quadro principal, se não conto aumentar a potência?
Não chegava colocar 50A no principal e 40A o disjuntor para a cabe?
3 fios de 10mm2 pelo que percebi implica tubo de 25mm não chegando os 20mm já instalado, eu queria evitar usar calhas, mas não parece que tenho outra opção.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Tenho de perguntar...o que é a cabe?nmcp1993 Escreveu: 01 ago 2021, 15:21luisilva78 Escreveu: 01 ago 2021, 10:15 Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Então ficaria:
Quadro principal:
Quadro cabe:
Ok, obrigado
A tomada é industrial 32A (azul).
Os 45A(10.35Kva), de potência "EDP" chega-me, porque eu carrego o carro sempre a noite. Porque razão colocar os disjuntores com 63A e 50A no quadro principal, se não conto aumentar a potência?
Não chegava colocar 50A no principal e 40A o disjuntor para a cabe?
3 fios de 10mm2 pelo que percebi implica tubo de 25mm não chegando os 20mm já instalado, eu queria evitar usar calhas, mas não parece que tenho outra opção.