Validade TRIESP
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Validade TRIESP
Isso é o que eles andam a tentar criar a 5 anos centros onde essa formação seja dada, como ainda não existir é que foi prorrogada mais um ano
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/143 ... /maximized
Parece que temos mais 5 anos para atualizar as formações....
Haja paciência para entender estas alterações...
Infelizmente a minha última renovação já a uns 3 anos fez me ficar no regime transitório...
E agora o que preciso fazer? E quando?
Infelizmente a minha última renovação já a uns 3 anos fez me ficar no regime transitório...
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
2 - É prorrogado por um ano o prazo fixado no n.º 3 do artigo 34.º da Lei n.º 14/2015, de 16 de fevereiro, para a frequência da formação de atualização por parte dos técnicos responsáveis e dos inspetores das instalações elétricas de serviço particular abrangidos, com vista ao prosseguimento do exercício das respetivas funções.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boaslcmmonteiro Escreveu: 28 set 2020, 20:53 https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/143 ... /maximized
Neste momento ninguém sabe nada, nem quer saber.
Não deve existir pessoal suficiente para que alguém crie essas formações e eles sejam rentáveis, logo parece que nunca vão existir.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Na altura que renovei a minha inscrição penso que em 2015 o que me disseram na dgeg é que teria que frequentar uma formação de curta duração cerca de 50h na área das energias ou teria que ser submetido a exame diretamente na dgeg.
5 anos depois parece que não há informação atualizada...
A questão que coloco é que tipo de formação é necessário?
E que áreas técnicas existem obrigatoriedades?
A minha inscrição ficou sujeita ao regime transitório. Que terei eu que fazer? Em 5 anos nunca consegui obter uma resposta. Que será que vai acontecer? Terei uma surpresa e verei a minha inscrição anulada?
Que confusão....
5 anos depois parece que não há informação atualizada...
A questão que coloco é que tipo de formação é necessário?
E que áreas técnicas existem obrigatoriedades?
A minha inscrição ficou sujeita ao regime transitório. Que terei eu que fazer? Em 5 anos nunca consegui obter uma resposta. Que será que vai acontecer? Terei uma surpresa e verei a minha inscrição anulada?
Que confusão....
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Penso que não passa por anular pois a muito que tem de se renovar de 2 em 2 anos só temos de esperar mas acho que vão resolver esta questão
Essa foi a mesma informação que eu recebi a 5 anos atrás
Essa foi a mesma informação que eu recebi a 5 anos atrás
Continue a participar activamente.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
E qual o tipo de formação que deverá ser realizada?
Qualquer área da energia?
E a duração?
A 5 anos atrás o que me foi dito na dgeg é que bastaria uma formação de 50 horas nas áreas da energia... Hoje continuo a não encontrar respostas para esta obrigação legal...
A minha renovação ficou sujeita ao regime transitório. O que devo fazer?
A dgeg não responde aos emails...
Qualquer área da energia?
E a duração?
A 5 anos atrás o que me foi dito na dgeg é que bastaria uma formação de 50 horas nas áreas da energia... Hoje continuo a não encontrar respostas para esta obrigação legal...
A minha renovação ficou sujeita ao regime transitório. O que devo fazer?
A dgeg não responde aos emails...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Tenham calma... O pessoal da DGEG vai arranjar maneira que o pessoal gaste dinheiro em formações inuteis ("só para inglês ver") como acontece noutras áreas (como por exemplo o ITED). Não tenham pressa em gastar já o dinheiro!
Olá meu caro " luisilva78"
Concordo plenamente como o que disse amigo.
Era comum ouvir dizer-se que em Portugal mandavam os portugueses!
Hoje quem manda em Portugal e nos outros países são os mangas de alpaca de Bruxelas.
Eles é que sabem de tudo? Para quê mais chatices, em cima de quem trabalha e cumpre à risca o que Bruxelas dita.
Cptos
JAG
Concordo plenamente como o que disse amigo.
Era comum ouvir dizer-se que em Portugal mandavam os portugueses!
Hoje quem manda em Portugal e nos outros países são os mangas de alpaca de Bruxelas.
Eles é que sabem de tudo? Para quê mais chatices, em cima de quem trabalha e cumpre à risca o que Bruxelas dita.
Cptos
JAG
- antoniojfsantos
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 mai 2021, 18:35
Re: TRIESP
Boa noite, estive a ler os diversos comentários sobre as novas legislaçoes e normas e houve comentários sábios e realisras. Estive fora alguns anos e regressei recentemente a Portugal, estou interessado em regularizar a atualizar a minha situação em relaçao ao meu estatuto de TRIESP, tenho que pedir informaçoes sobre como está a minha situaçao, se é necessário atualizar ou revalidar algo. Mas o que realmente me pôs a pensar foi a questão do seguro de responsabilidade civil para um montante de 50.000,00€. Ora não percebi bem esta questao e gostaria de vos pedir algum esclarecimento, pois para quem é Eletricista e TRIESP mas nao é empresário em nome individual ou é Eletricista por conta de outrem mas executa trabalhos de instalaçoes como fora da hora de trabalho como "biscate", como é que esses profissionais fazem, tem de ter igualmente o seguro tal como mencionei acima ? Peço o vosso feedback PF.
Se realmente for assim e se for para todos, ou é uma forma de acabar com os biscates e trabalhos por fora e as instalaçoes passam a ser executadas apenas por empresas ou EI.
Bem hajam
Se realmente for assim e se for para todos, ou é uma forma de acabar com os biscates e trabalhos por fora e as instalaçoes passam a ser executadas apenas por empresas ou EI.
Bem hajam
Antonio Jose F.dos Santos 

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Legalmente, para fazer esses "biscates" deve passar um termo de responsabilidade. Para passar esse termo de responsabilidade deve estar inscrito na DGEG como TRIESP. Para essa inscrição é obrigatório ter seguro de responsabilidade civil de 50.000€ válido.antoniojfsantos Escreveu: 17 mai 2021, 00:05 Boa noite, estive a ler os diversos comentários sobre as novas legislaçoes e normas e houve comentários sábios e realisras. Estive fora alguns anos e regressei recentemente a Portugal, estou interessado em regularizar a atualizar a minha situação em relaçao ao meu estatuto de TRIESP, tenho que pedir informaçoes sobre como está a minha situaçao, se é necessário atualizar ou revalidar algo. Mas o que realmente me pôs a pensar foi a questão do seguro de responsabilidade civil para um montante de 50.000,00€. Ora não percebi bem esta questao e gostaria de vos pedir algum esclarecimento, pois para quem é Eletricista e TRIESP mas nao é empresário em nome individual ou é Eletricista por conta de outrem mas executa trabalhos de instalaçoes como fora da hora de trabalho como "biscate", como é que esses profissionais fazem, tem de ter igualmente o seguro tal como mencionei acima ? Peço o vosso feedback PF.
Bem hajam
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 jul 2021, 19:39
Boa tarde
tenho de 12 ano de tecnico de eletronica automacao e comando , nivel 4
pretendo registar me na dgeg como triesp, mas disseram me que o meu curso nao permite...
procuro saber onde me devo dirigir para saber o maximo de informacao possivel,
tenho de tirar um curso /formnacao ? qual formacao ? qual curso? escolas ?
é possivel fazer algum tipo de equivalencias ? como?
a dgeg para alem de nao atender , nem me sabe dizer onde me devo informar
pretendo registar me na dgeg como triesp, mas disseram me que o meu curso nao permite...
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Que curso tem? Que entidade ministrou a formação? Que certificado tem?gonzaga Escreveu: 01 jul 2021, 19:45 Boa tarde
Quem lhe disse que esse curso não habilita a inscrição na dgeg?
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 4 times
´gonzaga Escreveu: 01 jul 2021, 19:45 Boa tarde
Boa tarde
Se consultar o catálogo nacional de qualificações, facilmente verifica que o curso de Eletrónica, Automação e Comando não permite a inscrição na DGEG, mas sim na Anacom.
https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7260
Caso pretenda obter uma qualificação que permita inscrição como técnico responsável e se tiver experiência profissional relevante nesta área, pode fazer um RVCC profissional de Eletrotecnia. Não é possível obter reconhecimento de competências para Técnico de Instalações Elétricas.
Caso não tenha experiência profissional, o que me parece mais viável será um curso EFA de Técnico de Eletrotecnia ou Técnico de Instalações Elétricas. Estamos a falar de cerca de um ano e meio de formação em horário laboral.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Permite a inscrição na ANACOM, mediante determinadas considerações ( entre as quais se o curso foi tirado numa escola certificada, entre outras).