Disjuntor e cabo para Ar Condicionado
Disjuntor e cabo para Ar Condicionado
Boa tarde.
Vou contratar a instalação de Ar Condicionado e o manual da unidade exterior (Mitsubishi de 6.8kW) refere que a instalação elétrica deve possuir disjuntor de 25A e condutores de 2.5mm.
Os condutores não deveriam ser de 4mm?
Obrigado
Vou contratar a instalação de Ar Condicionado e o manual da unidade exterior (Mitsubishi de 6.8kW) refere que a instalação elétrica deve possuir disjuntor de 25A e condutores de 2.5mm.
Os condutores não deveriam ser de 4mm?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Disjuntor e cabo para Ar Condicionado
Sim, por isso a minha pergunta. Achei estranho estar desta forma no manual de instalação.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Veja se não e a capacidade ou consumo nominal a que refere os 6KW ou seja a capacidade de aquecimento ou arrefecimento.
Por norma na ficha técnica vem também o consumo e a intensidade da unidade exterior e ou interior e o disjuntor recomendado.
Se souber o modelo partilhe e certamente receberá uma resposta mais precisa.
Cumprimentos.
Por norma na ficha técnica vem também o consumo e a intensidade da unidade exterior e ou interior e o disjuntor recomendado.
Cumprimentos.
Eu sei que é a capacidade e não o consumo.lcmmonteiro Escreveu: 05 jul 2021, 16:35 Veja se não e a capacidade ou consumo nominal a que refere os 6KW ou seja a capacidade de aquecimento ou arrefecimento.
Cumprimentos.
O modelo é o mxz-3f68vf. A questão prende-se pelo facto da ficha técnica mencionar um disjuntor de 25A e cabo de 3x2.5mm na alimentação.
O que se passa é que se realmente servir o de 2.5 já tenho tudo pronto, senão tenho de trocar por um de 4mm
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Caro "IFT",
Não indicou o número de unidades interiores pois também entram nesta equação.
Não sendo uma grande distância até à unidade exterior parece-me mais do que suficiente a secção de 2,5mm² para o cabo de alimentação.
Poderá sim repensar a proteção.
Cumprimentos.
Não sendo uma grande distância até à unidade exterior parece-me mais do que suficiente a secção de 2,5mm² para o cabo de alimentação.
Poderá sim repensar a proteção.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
De acordo com o catràlogo da marca, essa unidade tem um consumo màximo de 18A, mas hà também a considerar o consumo das unidades interiores.
Se eu estivesse no seu lugar utilizaria o disjuntor recumendado e cabo de 4m/m2.
Cps
A. Castro
De acordo com o catràlogo da marca, essa unidade tem um consumo màximo de 18A, mas hà também a considerar o consumo das unidades interiores.
Se eu estivesse no seu lugar utilizaria o disjuntor recumendado e cabo de 4m/m2.
Cps
A. Castro
IFT Escreveu: 05 jul 2021, 17:10Eu sei que é a capacidade e não o consumo.lcmmonteiro Escreveu: 05 jul 2021, 16:35 Veja se não e a capacidade ou consumo nominal a que refere os 6KW ou seja a capacidade de aquecimento ou arrefecimento.
Cumprimentos.
O modelo é o mxz-3f68vf. A questão prende-se pelo facto da ficha técnica mencionar um disjuntor de 25A e cabo de 3x2.5mm na alimentação.
O que se passa é que se realmente servir o de 2.5 já tenho tudo pronto, senão tenho de trocar por um de 4mm
-
- Velha Guarda
Boa noite,
A informação que encontro:
mesmo para a situação mais desfavorável:
- três unidades interiores (35+42+42);
- unidades em aquecimento;
- tensão baixa (no valor de 220V);
o consumo total ronda os 10A.
Cumprimentos.
A informação que encontro:
mesmo para a situação mais desfavorável:
- três unidades interiores (35+42+42);
- unidades em aquecimento;
- tensão baixa (no valor de 220V);
o consumo total ronda os 10A.
Cumprimentos.
Obrigado por toda a ajuda.
A unidade exterior vai ser para ligar a 3 interiores, 3 x MSZAP25VGK
A unidade exterior vai ser para ligar a 3 interiores, 3 x MSZAP25VGK
asalopes Escreveu: 05 jul 2021, 19:50 Caro "IFT",
Poderá sim repensar a proteção.i
Cumprimentos.
Serão cerca de 5 metros até à unidade exterior, que vai ter ligadas 3 interiores MSZAP25VGK
-
- Velha Guarda
Caro "IFT",
Pela informação complementar que forneceu podemos agora perceber melhor a situação real:
- considerando que se trata de um sistema inverter;
- considerando que provavelmente não funcionarão as três unidades em simultâneo;
dificilmente ultrapassará os 10A de consumo.
Reafirmo, o cabo de 2,5mm² é suficiente para esta utilização.
A proteção deverá ser de 16A.
Cumprimentos
Pela informação complementar que forneceu podemos agora perceber melhor a situação real:
- considerando que provavelmente não funcionarão as três unidades em simultâneo;
Cumprimentos
Caro asalopes, efetivamente tratam-se de 3 quartos e poderão estar ligados em simultâneo...
asalopes Escreveu: 05 jul 2021, 23:09 Caro "IFT",
2_Mitsubishi_MXZ.jpg
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
Caro "IFT",
Muito bem.
Contudo, como pode verificar na tabela do fabricante que anexei, com as três unidades interiores em funcionamento e a tensão de alimentação a 230V terá somente um consumo total de 9,89A.
Cumprimentos.
Muito bem.
Contudo, como pode verificar na tabela do fabricante que anexei, com as três unidades interiores em funcionamento e a tensão de alimentação a 230V terá somente um consumo total de 9,89A.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Sr asalopes, na tabela do fabricante que apresentou tem uma coluna que me intrigou:
"Power consumption" que começa, em FRIO, 0,670W até 2930W e, em CALOR, 0,500W até 3475W.
O Sr sabe explicar para que servem estes valores?
Cpls
A. Castro
Sr asalopes, na tabela do fabricante que apresentou tem uma coluna que me intrigou:
"Power consumption" que começa, em FRIO, 0,670W até 2930W e, em CALOR, 0,500W até 3475W.
Cpls
A. Castro
Corrijam-me se estiver errado, mas são os valores mínimos e máximos de consumo, pois são sistemas Inverter, que adequam o consumo conforme as necessidades.
CF,Lda Escreveu: 06 jul 2021, 14:01 Vivam.
Cpls
A. Castro