Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

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toms
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Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

Mensagem por toms »

Boas,

Ando a avaliar a instalação de uma tomada monofásica de 16A para carregamento de veiculos elétricos, mas tenho dúvidas relativamente às proteções exigidas.

Várias pessoas indicam que necessito apenas de um Diferencial Disjuntor 2P - 30 mA e tipo AC, mas consultando informação técnica na área, é referido que deve ser usado proteção tipo A / F + proteção para DC (tipo DD ?) ou até tipo B:
https://www.electrical-installation.org ... ion_design

Existe alguma regulamentação sobre a proteção mínima para estas instalações? Qual é a vossa opinião?

Obrigado
pedro caetano
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

Mensagem por pedro caetano »

boas. tem ai um manual veja se tem interesse.cump
Anexos
guia_instalacoes_eletricas_alim_veiculos_eletricos.pdf
(5.28 MiB) Transferido 2010 vezes
luisilva78
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

Mensagem por luisilva78 »

Como post do pedro caetano, fica fácil de obter a resposta.
toms
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

Mensagem por toms »

Muito obrigado pelo Guia, pedro caetano. Se a minha interpretação estiver correta, nestas situações é necessário considerar:
  • MCB - disjuntor para sobreintensidades (corrente de serviço, “picos” de ligação, etc.) com uma curva do disparador magnético do tipo C ou do tipo D;
  • RCD - diferencial (DR) do tipo A, para uma corrente diferencial-residual estipulada I∆n não superior a 30 mA que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro
luisilva78
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV

Mensagem por luisilva78 »

Uma tomada monofásica de 16A é usada no modo de carga 1. Se analisar referência que enviou inicialmente, já era esse tipo de protecções que estavam referidas:
MCB.PNG
MCB.PNG (38.83 KiB) Visto 8275 vezes
RCD.PNG
RCD.PNG (24.93 KiB) Visto 8274 vezes
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