Boas,
Ando a avaliar a instalação de uma tomada monofásica de 16A para carregamento de veiculos elétricos, mas tenho dúvidas relativamente às proteções exigidas.
Várias pessoas indicam que necessito apenas de um Diferencial Disjuntor 2P - 30 mA e tipo AC, mas consultando informação técnica na área, é referido que deve ser usado proteção tipo A / F + proteção para DC (tipo DD ?) ou até tipo B:
https://www.electrical-installation.org ... ion_design
Existe alguma regulamentação sobre a proteção mínima para estas instalações? Qual é a vossa opinião?
Obrigado
Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV
boas. tem ai um manual veja se tem interesse.cump
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV
Como post do pedro caetano, fica fácil de obter a resposta.
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV
Muito obrigado pelo Guia, pedro caetano. Se a minha interpretação estiver correta, nestas situações é necessário considerar:
- MCB - disjuntor para sobreintensidades (corrente de serviço, “picos” de ligação, etc.) com uma curva do disparador magnético do tipo C ou do tipo D;
- RCD - diferencial (DR) do tipo A, para uma corrente diferencial-residual estipulada I∆n não superior a 30 mA que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro
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Re: Disjuntor Diferencial para tomada de carregamento de EV
Uma tomada monofásica de 16A é usada no modo de carga 1. Se analisar referência que enviou inicialmente, já era esse tipo de protecções que estavam referidas: