Motor da piscina não arranca - disparo térmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Motor da piscina não arranca - disparo térmico
Boas
Não, essa é das ligações electricas. A tampa de trás, fica do lado contrário da bomba, é a tampa redonda que deve de ter 3 ou 4 parafusos a fixar.
Cump.
Mário
Não, essa é das ligações electricas. A tampa de trás, fica do lado contrário da bomba, é a tampa redonda que deve de ter 3 ou 4 parafusos a fixar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas tire essa tampa redonda que esta ao lado da tampa da fotografia basta puxa-la e tem a ventoinha plastica fixada no veio. depois de tirar a ventoinha experimente a dar uns pequenos batidos com um maço de madeira no veio de lado e frente ás vezes resulta e solta-se caso não resulte tire os 4 parafusos e abra a tampa. mas eu acho que esse motor deve ter ferrugem no interior, e devia ser desmontado e limpo . cump
Já "descolei" o veio do motor. Já roda sem dificuldade, no entanto depois de ligar o motor este não deu qualquer sinal de vida... qual será agora o problema?
-
- Velha Guarda
boas. carregou no botão do termico se ele disparou ficou aberto tente carregar nele e depois ligue o motor. cump
Boas meu caro " ruivo "
Se o amigo já fez tudo aquilo que lhe foi dito, deverá solicitar a presença de um eletricista bobinador.
Esta minha informação prende-se com o facto de: apesar do motor rodar, não significa que o motor não apresente a bobinagem sem isolamento.
Isto devido ao facto do relé térmico estar a disparar.
A situação descrita pelos colegas, apenas deve ser efetuada, após os dois primeiros disparos efetuados pelo térmico de proteção ao motor.
Mais do que duas tentativas, sem que o motor inicie o processo de trabalho, será deitar dinheiro à rua. Porque o relé térmico está a executar a
função de proteção ao motor. Daí que ele dispare sempre que exista uma anomalia no circuito elétrico.
Cptos
JAG
Se o amigo já fez tudo aquilo que lhe foi dito, deverá solicitar a presença de um eletricista bobinador.
Esta minha informação prende-se com o facto de: apesar do motor rodar, não significa que o motor não apresente a bobinagem sem isolamento.
Isto devido ao facto do relé térmico estar a disparar.
A situação descrita pelos colegas, apenas deve ser efetuada, após os dois primeiros disparos efetuados pelo térmico de proteção ao motor.
Mais do que duas tentativas, sem que o motor inicie o processo de trabalho, será deitar dinheiro à rua. Porque o relé térmico está a executar a
função de proteção ao motor. Daí que ele dispare sempre que exista uma anomalia no circuito elétrico.
Cptos
JAG
Já cliquei nesse botão vermelho mas nada acontece. Aquele botão azul que tem duas posições (A e H) serve para quê?
-
- Velha Guarda
boas mas esse azul diz ao lado reset deve ser nesse que se carrega, para rearmar o termico como fosse um dijuntor quando dispara. carrega e depois liga o motor. cump
Já coloquei em reset e liguei o motor e nada. também cliquei no vermelho e nem sinal do motor.
-
- Velha Guarda
boas. quando liga, houve algum som, pois quando liga ouve-se um trak que é o contator a atracar e o motor arranca se não ouve nada então á ai outro problema no contator? ou alimentação afetada. cump
Não ouço nada. Vou tentar alimentar diretamente o motor para ver se trabalha.
Boas meu caro Pedro Caetano.
Por acaso já reparou na imagem que o relé-térmico apresenta resquícios de ferrugem.
Logo algo estará mal?
Por acaso não será esta a razão que levou à prisão do motor.
Face à imagem postada a única coisa que o amigo Ruivo tem a fazer, dado não perceber
nada de eletricidade, será chamar um técnico para:
1º - Fazer a rebobinagem do motor
2º - Limpar toda a ferrugem existente tanto no entreferro do motor como no entreferro do
contactor.
3º - Nada nos garante que depois do amigo Ruivo efetuar e bem as dicas por si informadas,
que o motor continue sem funcionar.
Cptos
JAG
Por acaso já reparou na imagem que o relé-térmico apresenta resquícios de ferrugem.
Logo algo estará mal?
Face à imagem postada a única coisa que o amigo Ruivo tem a fazer, dado não perceber
2º - Limpar toda a ferrugem existente tanto no entreferro do motor como no entreferro do
contactor.
3º - Nada nos garante que depois do amigo Ruivo efetuar e bem as dicas por si informadas,
Cptos
JAG
-
- Velha Guarda
boas. se não ouve nada então pode ser o termico que não esteja bom e assim o contator não arranca. cump
O que é que o leva a dizer que eu não percebo nada de eletricidade?!Faiante Escreveu: 02 jun 2021, 15:52 Boas meu caro Pedro Caetano.
Logo algo estará mal?
contactor.
Cptos
JAG
Vou tentar alimentar diretamente o motor para tirar isso a limpo.pedro caetano Escreveu: 02 jun 2021, 15:54 boas. se não ouve nada então pode ser o termico que não esteja bom e assim o contator não arranca. cump
-
- Velha Guarda
boas. então o amigo não leu o post antes que eu disse , o motor devia ser limpo e sim o termico tem mau aspeto. cump