Disjuntor e fusiveis em paralelo
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boa tarde colegas,
Gostaria de saber se alguém já se deparou com uma alimentação trifásica BT cuja protecção é feita com três fusíveis "fast" por fase, e em paralelo, com estes, um disjuntor trifásico. Ou seja por cada fusíveis temos um contacto do disjuntor em paralelo!
Não percebo esta configuração pois normalmente estão em série, sendo primeiro os fusíveis e então depois o disjuntor.
A somar a isto, nos fusíveis verifiquei que tinham um pequeno botão vermelho na parte de cima! Serve para quê?
Cumprimentos,
Blima
Gostaria de saber se alguém já se deparou com uma alimentação trifásica BT cuja protecção é feita com três fusíveis "fast" por fase, e em paralelo, com estes, um disjuntor trifásico. Ou seja por cada fusíveis temos um contacto do disjuntor em paralelo!
Não percebo esta configuração pois normalmente estão em série, sendo primeiro os fusíveis e então depois o disjuntor.
A somar a isto, nos fusíveis verifiquei que tinham um pequeno botão vermelho na parte de cima! Serve para quê?
Cumprimentos,
Blima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Disjuntor e fusiveis em paralelo
Boas
Nunca tal vi não é correcto.
Qual a função de um fusivel?
Qual a função de um disjuntor?
Deixo à discusão
O botão vermelho é o indicador de fusão.
Nunca tal vi não é correcto.
Qual a função de um fusivel?
Qual a função de um disjuntor?
Deixo à discusão
O botão vermelho é o indicador de fusão.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
Estive a pesquisar melhor na net e de facto o botão vermelho indica que o fusível está queimado.
Relativamente à instalação em paralelo dos dois, serve para o caso de um dos fusiveis queimar, o disjuntor desarma por excesso de corrente. No disjuntor montasse os contactos, que ao comuntarem sinalizam no painel de comando da máquina um problema na alimentação.
A jusante desta montagem voltasse a instalar disjuntores para que se tenha a protecção fusiveis+disjuntores.
Cumprimentos,
BLima
Estive a pesquisar melhor na net e de facto o botão vermelho indica que o fusível está queimado.
Relativamente à instalação em paralelo dos dois, serve para o caso de um dos fusiveis queimar, o disjuntor desarma por excesso de corrente. No disjuntor montasse os contactos, que ao comuntarem sinalizam no painel de comando da máquina um problema na alimentação.
A jusante desta montagem voltasse a instalar disjuntores para que se tenha a protecção fusiveis+disjuntores.
Cumprimentos,
BLima
Atentamente,
Bruno
Bruno
Olá BLima,
Essa montagem deixa algumas duvidas:
Como é que se faz um controlo correcto do ponto (Intensidade da corrente) de actuação do fusivel, se parte da corrente está a ser derivada pelo disjuntor em paralelo?
Como é que se sinaliza a falha na alimentação quando o disjuntor a jusante disparar?
Na falta de melhor, dois pequenos reles parece-me que fariam essa monitorização (de falta de fase) sem os referidos inconvenientes.
Um abraço
Essa montagem deixa algumas duvidas:
Como é que se faz um controlo correcto do ponto (Intensidade da corrente) de actuação do fusivel, se parte da corrente está a ser derivada pelo disjuntor em paralelo?
Como é que se sinaliza a falha na alimentação quando o disjuntor a jusante disparar?
Na falta de melhor, dois pequenos reles parece-me que fariam essa monitorização (de falta de fase) sem os referidos inconvenientes.
Um abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 jul 2008, 23:35
boas!!
esta situaçao nao é usual,eu pelo menos nunca vi,mas seria bom saber que instalaçao é ,o que esta a ser alimentado,
se possivel analisarmos o esquema eléctrico ,pois poderá ter algum motivo!
cumps
esta situaçao nao é usual,eu pelo menos nunca vi,mas seria bom saber que instalaçao é ,o que esta a ser alimentado,
se possivel analisarmos o esquema eléctrico ,pois poderá ter algum motivo!
cumps
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Bom dia,
Hoje é feriado no Funchal, mas amanhã espero poder pôr, no fórum, uma fotografia da instalação e o esquema eléctrico.
Relativamente ao balanceamento da carga entre o fusível e o disjuntor, a única explicação que me ocorre é de o percurso de corrente apresentar menor resistência pelos fusíveis do que pelo disjuntor.
Tratam-se de fusíveis NH de 160A (Se me recordo bem) e alimentam um driver de um motor de corrente contínua. É o motor principal de uma máquina de impressão da MAN Roland. O equipamento é de 1991.
Esta configuração de fusiveis e disjuntor, já a encontrei em máquina de impressão de jornais da Heidelberg.
Cumprimentos,
Blima
Hoje é feriado no Funchal, mas amanhã espero poder pôr, no fórum, uma fotografia da instalação e o esquema eléctrico.
Relativamente ao balanceamento da carga entre o fusível e o disjuntor, a única explicação que me ocorre é de o percurso de corrente apresentar menor resistência pelos fusíveis do que pelo disjuntor.
Tratam-se de fusíveis NH de 160A (Se me recordo bem) e alimentam um driver de um motor de corrente contínua. É o motor principal de uma máquina de impressão da MAN Roland. O equipamento é de 1991.
Esta configuração de fusiveis e disjuntor, já a encontrei em máquina de impressão de jornais da Heidelberg.
Cumprimentos,
Blima
Atentamente,
Bruno
Bruno
- rebelocruz
- Quadro de Honra
BoasBLima Escreveu:Bom dia,
Cumprimentos,
Blima
Na realidade nunca tal vi, mas se calhar não seria melhor contactares os fabricantes para verificar se eles é que propoem tal tipo de instalação?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Também nunca tal vi, mas fiquei curioso quanto à finalidade e eficiência da solução...
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Bom dia,
Tal como prometido, junto envio uma fotografia da instalação e o respectivo esquema eléctrico. No lado esquerdo podem ver o disjuntor/fusíveis e do lado direito o driver que é alimentado.
A instalação é a de origem pois foi o fabricante que montou a máquina na nossa fábrica.
Cumprimentos,
BLima
Tal como prometido, junto envio uma fotografia da instalação e o respectivo esquema eléctrico. No lado esquerdo podem ver o disjuntor/fusíveis e do lado direito o driver que é alimentado.
A instalação é a de origem pois foi o fabricante que montou a máquina na nossa fábrica.
Cumprimentos,
BLima
- Anexos
-
- DSCN1595.JPG
- (667.56 KiB) Transferido 629 vezes
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Esquema electrico está aqui:
- Anexos
-
- esquema electrico.rar
- (52.49 KiB) Transferido 137 vezes
Atentamente,
Bruno
Bruno
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boa tarde,
O que o BLima chama de disjuntor parece-me ser um relé térmico, sendo que a função deste será em caso de falta de uma fase ele corta a alimentação geral da máquina para esta não sofrer mais danos. Além disso esse relé tem dois fios ligados, que puderam ser para dar uma informação de paragem da máquina para o exterior, ou por outro lado para fazerem uma paragem forçada através de uma botoneira de emergência colocada num sítio estratégico. Apresento estas hipoteses pois o esquema está um pouco desfocado e também não conheço a máquina nem o seu funcionamento.
Cumprimentos
O que o BLima chama de disjuntor parece-me ser um relé térmico, sendo que a função deste será em caso de falta de uma fase ele corta a alimentação geral da máquina para esta não sofrer mais danos. Além disso esse relé tem dois fios ligados, que puderam ser para dar uma informação de paragem da máquina para o exterior, ou por outro lado para fazerem uma paragem forçada através de uma botoneira de emergência colocada num sítio estratégico. Apresento estas hipoteses pois o esquema está um pouco desfocado e também não conheço a máquina nem o seu funcionamento.
Cumprimentos
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
olá pessoal.
pelo que percebo da foto os fusiveis não estão em paralelo mas sim em serie.
Estarei a ver mal?
Cpts
kakai
pelo que percebo da foto os fusiveis não estão em paralelo mas sim em serie.
Estarei a ver mal?
Cpts
kakai
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Na realidade este esquema não está muito visivel.
Da foto dá para ver que o relé está em série com os fusiveis.
Quanto às ligações existentes podem ter diversas funções, como atrás dito.
Na realidade este esquema não está muito visivel.
Da foto dá para ver que o relé está em série com os fusiveis.
Quanto às ligações existentes podem ter diversas funções, como atrás dito.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Boa tarde,
O relé que fica por debaixo está de facto em série, mas o disjuntor que fica em paralelo, na fotografia, fica em cima e ao lado dos balastros.
Eu quando coloquei este post não estava a visualizar bem qual era o objectivo deste disjuntor. Mas tal como foi dito penso que ele desarma se um dos fusíveis queimar. Na ausência de uma fase, maior consumo pelas outras fases, desarma o que está em série.
Obrigado pelas opiniões.
Cumprimentos,
BLima
O relé que fica por debaixo está de facto em série, mas o disjuntor que fica em paralelo, na fotografia, fica em cima e ao lado dos balastros.
Eu quando coloquei este post não estava a visualizar bem qual era o objectivo deste disjuntor. Mas tal como foi dito penso que ele desarma se um dos fusíveis queimar. Na ausência de uma fase, maior consumo pelas outras fases, desarma o que está em série.
Obrigado pelas opiniões.
Cumprimentos,
BLima
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Eu não encontro fusíveis em paralelo com disjuntor.
Vejo fusíveis de potencia (100 ou 160 Amp) depois um relé térmico em série.
Em cima estão dois balastros "será que é", e ao lado um disjuntor Siemens com os botões de premir encarnado e preto.
Quais os fusíveis em paralelo com qual disjuntor?
O esquema não está conforme a foto.
Cump.
Mário
Eu não encontro fusíveis em paralelo com disjuntor.
Vejo fusíveis de potencia (100 ou 160 Amp) depois um relé térmico em série.
Em cima estão dois balastros "será que é", e ao lado um disjuntor Siemens com os botões de premir encarnado e preto.
Quais os fusíveis em paralelo com qual disjuntor?
O esquema não está conforme a foto.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."