Sou um novo (e leigo na matéria, embora interessado) utilizador registado neste fórum, mas já recorri ao vosso conhecimento muitas vezes, pelo que deixo desde já o meu muito obrigado!
A minha questão é a seguinte: (foto do quadro geral em anexo)
- Vou (tentar) criar um circuito dedicado a uma tomada para ligar o EVSE que carrega o VE a 10A e um eletricista recomendou-me fazer de uma determinada forma. Mas não fiquei convencido.
- O meu quadro geral tem 3 fases a entrar num diferencial tetrapolar, de seguida essas 3 fases vão a um barramento que distribui para os disjuntores do R/C
- Desse barramento, estavam a sair 2 fases, uma para o quadro parcial da cave, e outro para o quadro parcial da garagem (a casa é numa colina

- O eletricista disse-me para colocar um 2º diferencial (o branco da foto) e "alimentá-lo" numa das fases (e neutro) do diferencial tetrapolar, e depois a jusante um disjuntor e tomada. Neste momento liguei a esse diferencial o quadro da garagem para experimentar, mas entretanto vou passar cabo para o ligar ao disjuntor da tomada a instalar.
Questões:
- Sendo o meu contrato monofasico (6.9KVa, 30Amp), estar a ligar o 2º diferencial a uma fase não vai limitar a potência disponível?
- Este esquema vai permitir que o circuito da tomada para o EVSE esteja completamente independente do restante?
Pedindo desculpa desde já por alguma idiotice que escrevi, agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos