Dúvida Cabo a Utilizar em Lar.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 jan 2019, 16:16
- Has thanked: 1 time
Dúvida Cabo a Utilizar em Lar.
Bom dia Exmos.
Gostaria de pedir a vossa opinião relativamente a um cabo a utilizar em Um Lar de Idoso.
Trata-se de um edifício destinado a Lar, em que identifico a cozinha e a lavandaria como locais do Tipo BE2 embora não sejam acessíveis o público, os restantes compartimentos são quartos e salas de convívio etc.
A minha questão é será que para executar o Cabo XV basta ? visto que é não propagador de chama ou terei que aplicar o Cabo XG ( XZ1) na instalação.
Desde já agradeço o vosso apoio.
Cumprimentos.
Gostaria de pedir a vossa opinião relativamente a um cabo a utilizar em Um Lar de Idoso.
Trata-se de um edifício destinado a Lar, em que identifico a cozinha e a lavandaria como locais do Tipo BE2 embora não sejam acessíveis o público, os restantes compartimentos são quartos e salas de convívio etc.
A minha questão é será que para executar o Cabo XV basta ? visto que é não propagador de chama ou terei que aplicar o Cabo XG ( XZ1) na instalação.
Desde já agradeço o vosso apoio.
Cumprimentos.
-
Re: Dúvida Cabo a Utilizar em Lar.
Boa tarde Srº Gil82.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Mas permita-me lhe perguntar, o srº colocaria cabo XG por precaução, ou por que considera que é obrigatório segundo as regras técnicas?
Desde já agradeço o sei apoio.
Cumprimentos
Mas permita-me lhe perguntar, o srº colocaria cabo XG por precaução, ou por que considera que é obrigatório segundo as regras técnicas?
Cumprimentos
-
Boa tarde Srº Gil82.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Isso está bem definido nas RTIEBT.
Sinceramente, agora não me lembro dos critérios, mas tem a ver com a classificação do local, com número de pessoas, etc.
É uma questão de ler as regras técnicas.
Isso está bem definido nas RTIEBT.
Sinceramente, agora não me lembro dos critérios, mas tem a ver com a classificação do local, com número de pessoas, etc.
É uma questão de ler as regras técnicas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Bom dia,ruigonzalvez Escreveu: 29 abr 2021, 12:24Boa tarde Srº Gil82.
Cumprimentos
Colocaria cabo XG por ser um edifício recebendo público e porque sendo um lar, existe uma probabilidade maior de existirem utilizadores do espaço com problemas respiratórios.
Cumps!
Boa tarde,
Nas regras técnicas existe uma nota no quadro 51A(BD), que quanto a mim fará sentido nesta situação. Quando as condições de evacuação possam ser classificadas como BD2 a BD4 (evacuação longa, atravancada ou longa e atravancada) é recomendado o uso de equipamentos que não libertem fumos tóxicos. Ora se num lar tivermos pessoas acamadas ou que possivelmente podem demorar mais tempo a proceder à evacuação devido aos problemas normais da idade ou de doença, fará sentido a medida de implementação do uso de cabos isentos de halogéneo, de forma a facilitar a evacuação. Por uma questão de segurança diria que fará sentido.
Eventualmente outro colega poderá ter outra opinião.
Nas regras técnicas existe uma nota no quadro 51A(BD), que quanto a mim fará sentido nesta situação. Quando as condições de evacuação possam ser classificadas como BD2 a BD4 (evacuação longa, atravancada ou longa e atravancada) é recomendado o uso de equipamentos que não libertem fumos tóxicos. Ora se num lar tivermos pessoas acamadas ou que possivelmente podem demorar mais tempo a proceder à evacuação devido aos problemas normais da idade ou de doença, fará sentido a medida de implementação do uso de cabos isentos de halogéneo, de forma a facilitar a evacuação. Por uma questão de segurança diria que fará sentido.
Eventualmente outro colega poderá ter outra opinião.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Para além do quadro sugerido pelo monkey também há a regra 522.17:
Para a classificação dos locais aplica-se a regra 322.4:
Conclusão: todos os edifícios recebendo público devem ser classificados como BD3 (Evacuação atravancada) e sendo assim, nas condições aplicáveis, devem ser instalados cabos não libertem fumos tóxicos, que retardem a propagação da chama e/ou que sejam resistentes ao fogo.