Resido numa casa arrendada há cerca de 3 anos, quando me mudei comprei um termoacumulador o qual foi instalado, na altura pelo meu sogro. O termoacumulador nunca deu problemas. Como é um aparelho que tem tendência a causar grandes consumos de eletricidade, comprei uma tomada inteligente TP-LINK Kasa para agendar uma hora para que o termoacumulador ligue, e uma hora para desligar, esta tomada permite-me inclusive monitorar os consumos do aparelho.
Hoje, pelas 08h30m ao acordar verifiquei que o meu candeeiro do quarto (candeeiro de mesa de cabeceira) não ligava, não liguei muito pois achei que podia ter sido apenas a lâmpada que tivesse "morrido", então voltei a dormir pois apenas teria de me levantar daí a 25 minutos. Ao acordar pela segunda vez, verifiquei que o meu telemóvel não estava a carregar, apesar de estar conectado ao carregador, que por sua vez estava conectado a uma extensão. Verifiquei o quadro, e percebi que o diferencial tinha disparado. Este diferencial engloba o quarto, a cozinha e a sala (é um T1 com kitchenette), e o quadro elétrico é BASTANTE antigo. Achei um pouco estranho pois a minha potência aguenta com o termoacumulador e a máquina de lavar ligados ao mesmo tempo, apenas não aguenta se tiver ligado, por exemplo, termoacumulador e fervedor de água, ou termoacumulador e aquecedor, ou fervedor de água e aquecedor. Voltei a ligar o diferencial e até agora não voltou a disparar.
Será que se pode tratar de um caso isolado? Não consigo saber ao certo a que horas o diferencial terá disparado, pois o termoacumulador aos domingos está programado para ligar às 06h30m e desligar às 08h00m, e reparei que o termoacumulador estava no máximo, ou seja, pelo menos uma hora esteve ligado certamente. Ao verificar na app, ele diz-me que o termoacumulador esteve ligado 1h50m o que também não bate certo, pois é suposto desligar-se ao fim de 1h30m (ligar às 06h30m e desligar às 08h00m).
O termoacumulador está programado para ligar amanhã de manhã pelas 04h30m e desligar às 06h00m, pelo que vou deixar como está e verificar se entretanto o diferencial volta a disparar.
Agradecia se me pudessem dar algumas luzes neste tópico, não sei se me devo preocupar, ou se poderá ter-se tratado de um caso isolado.
Obrigada.