Tensão de Rotura cabo LXS

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Tensão de Rotura cabo LXS

Mensagem por smalhao34 »

Boas, necessito dimensionar os postes de apoio para uma instalação aérea de baixa tensão sendo a primeira vez a calcular, depois de consultar a documentação técnica e o RSLEAT para compreender o seu dimensionamento, surge o termo tensão de rotura o qual não consigo identificar na ficha técnica do cabo LXS 4x25, onde poderei encontrar esse valor de forma a poder realizar os cálculos da tensão de segurança.

Consultado a ficha técnica da Cabelte tenhos os seguintes dados:

- Carga mínima de rotura 300 (daN)
- Diâmetro exterior 22mm
- Esforço máximo de tração 30xS
S = seção condutor

Tseg=TR/2,5 ou Tseg=TR/(2.5 x seção condutor)

onde poderei encontrar a tensão de rotura nos datasheet do cabo LXS e a seção do condutor sendo utilizado o diâmetro Exterior do condutor ou o valor da seção?

Aproveito também para perguntar se a definição de tmax pertence á gama [7 a 9] daN/mm^2 se também é calculada ou se encontra definida nalguma tabela?

Realizando aplicação das equações anteriores

Tseg =300/(2.5*25) = 5.5 daN
Tseg=300/2.5 = 120daN/mm^2

As equações a utilizar serão as mesmas para o cálculo de linhas MT para o calculo do dimensionamento dos Apoios?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Re: Tensão de Rotura cabo LXS

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " smalhao34"

Depois de ver o seu pedido de ajuda, veja por favor a tabela da EUROCABOS ou as tabelas do Mário Loureiro, pois são precisamente uma e a
mesma coisa.

Estas tabelas têm tudo o que precisa saber.

Cptos

JAG
smalhao34
Curioso
Curioso

Mensagem por smalhao34 »

Faiante Escreveu: 09 abr 2021, 13:42 Boas meu caro " smalhao34"

Depois de ver o seu pedido de ajuda, veja por favor a tabela da EUROCABOS ou as tabelas do Mário Loureiro, pois são precisamente uma e a
mesma coisa.

Estas tabelas têm tudo o que precisa saber.

Cptos

JAG
Desde já agradeço a ajuda, no entanto gostaria de perguntar se o cálculo dos apoios de betão é da mesma forma que para os apoios de média tensão?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Boas amigo " smalhao34"

Os apoios quer sejam de baixa ou em média tensão são calculados sempre da mesma forma.

Se precisar de alguma dica pode contar sempre com o meu apoio.

Cptos

JAG
smalhao34
Curioso
Curioso

Mensagem por smalhao34 »

Faiante Escreveu: 10 abr 2021, 16:01 Boas amigo " smalhao34"

Os apoios quer sejam de baixa ou em média tensão são calculados sempre da mesma forma.

Se precisar de alguma dica pode contar sempre com o meu apoio.

Cptos

JAG
Ok, desde já agradeço a informação, é a primeira vez que faço isto em rede rural aérea. Desde já agradeço a sua disponibilidade.

Daquilo que pude pesquisar também, tenho de seguir o RSLEAT e através das equações existentes para esse efeito.

Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "smalhao34"

Se o amigo precisar de uma informação com mais pormenores basta que o solicite.

Cptos

JAG
smalhao34
Curioso
Curioso

Mensagem por smalhao34 »

Faiante Escreveu: 13 abr 2021, 18:21 Boas meu caro "smalhao34"

Se o amigo precisar de uma informação com mais pormenores basta que o solicite.

Cptos

JAG
Boas caro "Faiante",

a informação que preciso saber é se os postes 9/200 para apoio de uma linha aérea rural numa herdade dá para para suportar o cabo LXS 4x25mm, só que tenho de fazer os cálculos para poder comprovar e ter a certeza, tenho andando de volta deles mas não me tem saído bem, devo estar a falhar a introdução de algum parâmetro no cálculo e não estou a conseguir ver onde me estou a enganar. tenho seguido o RSLEAT mas não estou a conseguir chegar aos valores do esforço da cabeça dos postes de apoio que são neste caso 9/200. Pois preciso colocar esses cálculos no projeto para enviar para a DGEG.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Boas amigo " smalhao34"

Tal como deixei referido no meu post anterior, tenho a Informar que o apoio 9/200 dá perfeitamente para suportar um cabo LXS 4x25. Estes
apoios devem ser colocados no sentido de menor inércia,isto é, em alinhamento.
Já os apoios de início e fim de linha devem ser colocados no sentido de maior inércia isto é, em que a parte lisa fica paralela ao eixo da linha.

Todavia, tanto no primeiro como no último, assim como no apoio de derivação deverá colocar um apoio 9/400.
No apoio de derivação, deve ainda, colocar uma terra de serviço de reforço ao neutro, ainda que as distancias sejam inferiores à legislação
vigente, (a cumprir o RDEEBT).

Já agora, permita-me tecer uma pequena consideração. Todos os cálculos para dimensionamento dos apoios eram feitos tendo por base a
Regra do Paralelogramo, ou seja, a resultante de forças aplicadas naquele ponto.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”