Instalação wallbox Garagem

BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mar 2021, 15:57

Instalação wallbox Garagem

Mensagem por BrunoN17 »

Boa tarde,

Primeiro que tudo quero agradecer pela futura ajuda que me possam dar :)

Tenho um novo carro elétrico a caminho e estou a planear a instalação de uma wallbox monofásica de 7.4kVA para o puder carregar, no entanto surgiram-me algumas questões:

Moro num apartamento com uma instalação trifásica onde no quadro do apartamento tenho um disjuntor que alimenta um pequeno quadro que se encontra na arrecadação (mesmo piso que o lugar de garagem).
A ideia seria a colocação de um novo disjuntor no pequeno quadro da arrecadação e passar um fio desse disjuntor para o lugar de garagem onde se vai instalar a wallbox.

No entanto neste momento tenho uma potência contratada de 6.9 kVA que sendo em trifásico acabo por ficar 2.3 kVA por cada fase. Mesmo que aumente para um potência de 10.35kVA ficarei com 3.45kVA para cada.

Já percebi que a solução ideal seria contratar uma potência de 10.35kVA e alterar o quadro para monofásico e desta forma poderei usufruir de toda a potência para qualquer local uma vez que deixaria de existir fases. Antes de avançar com tal solução gostaria de vos perguntar se existe alguma solução mais económica / fácil que me permitisse por exemplo ter o consumo da arrecadação dividido pelas 3 fases.

Obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Instalação wallbox Garagem

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

Pondo a hipótese de que é viável o aumento de potência a pergunta que agirá deve fazer é a seguinte

Quak a secção e proteção do cabo do seu quadro geral até ao quadro parcial da garagem?

Será que este tem capacidade para o fornecimento dessa potência?

Para se realizar o cálculo é necessário conhecer alguns. Pormenores

Potência prevista
Comprimento do cabo
E tipo de instalação (a vista ou dentro da parede)

Mas adiantando um pouco e sem conhecer a Instalação não me acredito que tenha cabo de 10mm até à sua garagem... Provavelmente terá 2.5 ou 4mm no máximo uma vez que parto do principio que apenas foi calculado para uma tomada e iluminação.

Cumprimentos
Teque
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Has thanked: 4 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Teque »

Olá Bruno,
Antes de mais se me permite, parabéns pelo novo carro a caminho. Mas tentando ajudar no seu tópico na minha opinião é assim:

-Deveria optar por fazer um aumento de potência contratada para 10,35KVA mantendo trifásico.
Esta opção permitiria maior disponibilidade de energia para vários cenários de consumo.
Eventualmente poderá ter que fazer nova instalação entre a caixa de coluna e contador...(dependendo da instalação disponível atual)

-Deveria ponderar e estudar a hipótese de pedir contador ou bi-horário ou mesmo tri-horário.
Estudando os seus hábitos de consumo poderá usufruir de uma menor tarifa de kw para horas por exemplo noturnas aproveitando para o carregamento.

-O seu quadro elétrico geral, deverá ser alvo de revisão para garantir o cumprimento das normas de segurança e possível alteração de balanceamento de fases e colocação de dijuntor de proteção ao circuito da arrecadação.

-O cabo alimentador que leva energia até ao quadro da arrecadação e garagem, muito possivelmente não tem secção suficiente para suportar a wallbox, pois na altura esse circuito foi concebido apenas para um ponto de luz ou ponto de luz e tomada de serviço potencia muito inferior ao seu wallbox de 7.2 Kw segundo entendi.
(Esse poderá ser um desafio, pois possivelmente terá de executar essa instalação à vista e não sei a que distância)

-Deverá ter quadro parcial com os requisitos junto do posto de carregamento e toda a instalação deve ter linha de terra.

Muito embora a solução não seja talvez a mais económica, penso que seja a única em conformidade.
Solução económica será optar por outro modelo de carregador com potência inferior, embora o tempo de carregamento seja maior ou muito maior dependendo do carro/bateria a carregar.

Espero ter ajudado, mas vamos ver se outros colegas têm opiniões diferentes...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Teque Escreveu: 28 mar 2021, 18:30 Olá Bruno,
Antes de mais se me permite, parabéns pelo novo carro a caminho. Mas tentando ajudar no seu tópico na minha opinião é assim:

-Deveria optar por fazer um aumento de potência contratada para 10,35KVA mantendo trifásico.
Esta opção permitiria maior disponibilidade de energia para vários cenários de consumo.
Eventualmente poderá ter que fazer nova instalação entre a caixa de coluna e contador...(dependendo da instalação disponível atual)

-Deveria ponderar e estudar a hipótese de pedir contador ou bi-horário ou mesmo tri-horário.
Estudando os seus hábitos de consumo poderá usufruir de uma menor tarifa de kw para horas por exemplo noturnas aproveitando para o carregamento.

-O seu quadro elétrico geral, deverá ser alvo de revisão para garantir o cumprimento das normas de segurança e possível alteração de balanceamento de fases e colocação de dijuntor de proteção ao circuito da arrecadação.

-O cabo alimentador que leva energia até ao quadro da arrecadação e garagem, muito possivelmente não tem secção suficiente para suportar a wallbox, pois na altura esse circuito foi concebido apenas para um ponto de luz ou ponto de luz e tomada de serviço potencia muito inferior ao seu wallbox de 7.2 Kw segundo entendi.
(Esse poderá ser um desafio, pois possivelmente terá de executar essa instalação à vista e não sei a que distância)

-Deverá ter quadro parcial com os requisitos junto do posto de carregamento e toda a instalação deve ter linha de terra.

Muito embora a solução não seja talvez a mais económica, penso que seja a única em conformidade.
Solução económica será optar por outro modelo de carregador com potência inferior, embora o tempo de carregamento seja maior ou muito maior dependendo do carro/bateria a carregar.

Espero ter ajudado, mas vamos ver se outros colegas têm opiniões diferentes...
Boas
Se o autor do tópico não tiver equipamentos trifásicos em casa, penso haver aqui alguma má interpretação, então tem instalado 400/10A = 6.9Kvas
Está a sugerir que faça aumento de potencia para 400/15A = 10.35Kvas
Não seria mais eficaz solicitar os 6.9Kvas ou os 10.35Kvas para monofásico, pois a Wall box pode consumir até 7.4Kvas.
Isto para não falar em outros pormenores técnicos da Instalação, visto que é parqueamento comum e não box fechada.
Cpts.
Energy
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

Olá a todos, obrigado pela ajuda!

Pelo que sei por uma ou outra instalação que aqui já foi feita o cabo que desce do meu quadro de casa para a arrecadação é de 4mm e está passado por dentro da parede.
O comprimento do cabo desde o quadro da arrecadação para o lugar de garagem deverá ter por volta de 60 metros. Este novo cabo irá passar por umas calhas que já existem na garagem.

Não sei se ajuda mas há alguns anos já tivemos uma potência contratada superior a 10.35kVA mas por ser demasiado acabamos por fazer uma redução, por isso acredito que a instalação que entra no quadro consegue suportar esta potência.

No entanto pergunto, será necessário colocar um outro "mini quadro" com um disjuntor junto à wallbox, mesmo já existindo um dentro da arrecadação.
Assumindo que a cablagem existente em casa suporta fazer 7.4kVA chegarem à box, como poderei resolver esta questão do quadro trifásico? Acho que contratar uma potência maior que 10.35kVA já será um pouco mais caro.

PS. O quadro que está na arrecadação tem um disjuntor geral que tem 40A escrito.

Obrigado
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

@Energy, acabei de ler a sua resposta.

Essa é exactamente a questão, assumindo que toda a instalação suporta os 7.4kVA, existe a possibilidade de manter o quadro trifásico e enviar os 7.4kVA para baixo sem aumentar a potencia para mais de 10.35kVA?
Pergunta de quem não percebe nada do tópico: Não existe a possibilidade de ligar a arrecadação às 3 fases por forma a que a potência utilizada seja sempre a dividir pelas 3?

Obrigado!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Pergunta de quem não percebe nada de carros eléctricos e de wallboxes:
- A wallbox funciona a 7,4kVA tanto em trifásico como monofásico? (ou 7,4kVA é só para o funcionamento trifásico?)

Quando num pots anterior alguém perguntava a distância, não era entre o quadro da garagem e o ponto de abastecimento do veículo, mas sim entre o quadro de casa e o quadro da garagem.
Eu não percebo muito do assunto, mas diria que esse tipo de instalação deve ser trifásica desde o quadro de entrada (casa), passando pelo quadro parcial (garagem) e terminando na wallbox.
De qualquer forma, o carro vai ser carregado de noite e isso são pelo menos 8 horas de carregamento; será que compensa estar a fazer um grande investimento na instalação eléctrica para reduzir o tempo de carga?
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

Olá Luis,

Normalmente wallboxs até 7.4Kva são monofásicas e as de 11kVA e 22kVA são trifásicas. No meu caso a minha é monofásica, ou seja, não necessita de uma instalação trifásica para ser instalada.

Por alto diria que a distância entre o quadro de casa e o da arrecadação deverá ser entre 45 a 60 metros.

Nas contas que fiz o carregamento a 7.4kVA (32Amp) o tempo de carregamento vai para cerca de 8h.

Obrigado
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

A minha questão debate-se com o facto do quadro que está na arrecadação estar apenas ligado a uma das fases e por isso neste momento ter apenas no máximo 10Amp enquanto necessito de 32 (7.4kVA).

Gostaria de confirmar que só tenho 2 possibilidades:
- Alterar o quadro para monofásico e aumentar a potência para 45Amp
- Aumentar para uma potencia super alta por forma a ter os 32Amp por cada fase

E se existe uma terceira possibilidade:
- Ligar o disjuntor que desce para a arrecadação simultaneamente às 3 fases por forma a poder dividir o consumo pelas mesmas 3.

Obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

BrunoN17 Escreveu: 28 mar 2021, 20:32 A minha questão debate-se com o facto do quadro que está na arrecadação estar apenas ligado a uma das fases e por isso neste momento ter apenas no máximo 10Amp enquanto necessito de 32 (7.4kVA).

Gostaria de confirmar que só tenho 2 possibilidades:
- Alterar o quadro para monofásico e aumentar a potência para 45Amp
- Aumentar para uma potencia super alta por forma a ter os 32Amp por cada fase

E se existe uma terceira possibilidade:
- Ligar o disjuntor que desce para a arrecadação simultaneamente às 3 fases por forma a poder dividir o consumo pelas mesmas 3.

Obrigado
Aqui respondeu a tudo.

Ora se tem disjuntor 10A a secção do cabo mesmo calculando a queda de tensão um pouco acima. Com o. Comprimento de 30 a 40 metros não deverá ter mais do que 2.5mm. jamais conseguirá os 32A. Para tal necessitaria de seção acima de 25mm2 para manter a queda de tensão na ordem de 1.5%. Sendo. Este o cenário ideal.

Portanto é respeitando as opiniões já dadas mantenho a minha ideia de que necessitará de uma intervenção alternativa para conseguir carregar essa bateria.

Cumprimentos
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

Olá @lcmmonteiro

Obrigado pela resposta, pelo que sei o cabo que desce para a garagem terá 4mm. Este cabo não suporta os 32A? Qual será a amperagem máxima suportada?

Obrigado!
rio
Curioso
Curioso
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Been thanked: 6 times

Mensagem por rio »

4mm e com essa distancia
diria 25A ....28A
para 32A e essa distancia de 6mm para cima
Teque
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2021, 11:46
Been thanked: 3 times

Mensagem por Teque »

Boas,
Bruno não será mais fácil fazer o boneco todo para a "malta" aqui lhe fazer o desenho ??
Vamos lá por partes, colocou uma questão e teve várias opiniões de aconselhamento...
Mas esqueceu dizer que para a Wallbox não precisa de 7.4kw de alimentação, seria o ideal, mas as Wallbox são reguladas entre 6.9 Kva até 10.35kva.
Se ler com atenção o meu primeiro post, tem a resposta á sua questão.
O colega Monteiro também já lhe deu o parecer...
Então?
Explique lá o que necessita...
Já ponderou chamar um técnico ao local e pedir orçamento?
Cumprimentos
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

Boas,

Antes de mais quero agradecer a toda a gente que me está a ajudar nesta nova aventura :D

Relativamente à potencia minima da wallbox é verdade que permite ser regulada, segundo o website ela permite ser regulada entre 6A a 32A. Estava apenas a pensar como posso ter uma instalação que suporte a maior potência de carregamento possível visto que pode haver a emergência de carregar o carro rápidamente.

Segue em anexo 4 fotografias, uma delas o quadro que tenho em casa (Disjuntor 18 é o que desce para a arrecadação) e uma outra com o quadro que tenho na arrecadação. Junto também a legenda do quadro e um pequno boneco :)
Amanhã vou tentar perceber realmente qual é a grossura do cabo que desce só para ter a certeza que os 4mm que o vizinho disse representa a realidade.

Sendo um prédio relativamente recente (cerca de 13 anos) acredito que já esteja preparado para utilizações mais elevadas sendo que inclusivamente já tem calhas técnicas na garagem para facilitar este tipo de instalações.

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda!

Legenda Quadro
Legenda Quadro
Quadro Casa
Quadro Casa
Quadro Arrecadacao
Quadro Arrecadacao
Quadro Arrecadacao Zoom
Quadro Arrecadacao Zoom
Boneco
Boneco
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BrunoN17 »

O Geral da arrecadação tem 40A escrito no disjuntor. Isto não significa que à partida o circuito que desce suporta esses 40A? Se assim for então ter um cabo de 4mm não faz grande sentido e deverá ser um pouco maior.

De qualquer forma amanhã vou lá abaixo dar um olhinho e faço um novo post.

Obrigado e uma boa noite!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”