Teque Escreveu: 17 mar 2021, 15:03
Boas Monteiro,
Se o assunto è o que penso que procuras esclarecimentos, esquece lá que podes te sentar à espera. (infelizmente)
O que acho que pretendes saber encontra-se explanado na LEI n* 14/2015, que encontras facilmente online.
A sua consulta è fácil pois a redação esta clara nos seus artigos.
Quanto ao regime transitório que mencionas, isso já terminou à muitos anos e posso te dizer que pela tua idade " " não serias abrangido por ele.
Mais uma vez esta escrito na Lei.
Resumindo, face à LEI em vigor apesar de sabermos que muitos eletricistas estão a exercer funções sem nenhum tipo de qualificações, a LEI previu esta situação e colocou o REGIME TRANSITORIO, que obedecia a determinadas regras, quem o aproveitou ficou inscrito na DGEG como técnico nível 2 (Execução), ou técnico nível 4 (Exploração).
Atualmente só pode se inscrever na DGEG quem comprovar ter formação adequada e certificada para ambos os casos.
Quem pretende fazer essas formações tem que ter muita paciência, disponibilidade de tempo e força de vontade.
E claro que neste momento em que vivemos tudo esta parado.
Espero ter ajudado.
Apesar de o assunto ser outro que já se arrasta a largos anos e tem a ver com o reconhecimento da minha inscrição que já há pelo menos 5 anos que pedi subirem o nível da inscrição e cumpri com o que me foi pedido na altura e até hoje não consegui entender se alteraram ou se manteve. Apesar de todos os meus contactos simplesmente não obtenho resposta e preciso de saber como está a situação.
Relativamente a situação do regime transitório consta na folha da última renovação que foi em 2015 que a renovação da inscrição está sujeita ao regime transitório.
Apesar de já ter lido muitos artigos inclusive termos debatido este tema por várias vezes aqui no fórum eu continuo sem saber qual a minha situação.
Apenas sei que a minha inscrição está ativa e válida através da consulta de técnicoa no sriesp.
Quanto ao resto que é o que me preocupa necessito de uma resposta por parte da dgeg para saber se me compensa frequentar algumas formações que tenho em vista ou se devo optar por outras. É que o sacrifício é muito grande não só monetariamente como ter que conciliar o trabalho com as formações.
Só gostava de obter uma resposta visto que da ultima vez em 2015 pediram me apenas o certificado do 12 ano qual fiz através do rvcc profissional (embora o IEFP não tenha cumprido a parte profissional tendo apenas dado o certificado do 12 ano) e enviei para a dgeg na altura. É quase 6 anos depois ainda não recebi resposta.
Só pretendo o reconhecimento nível 4 e me foi me pedido o certificado do 12 ano qual enviei. Se não é suficiente então digam me qual a formação que tenho que fazer e escuso de andar a fazer outras desnecessárias.
Cumprimentos