Boa tarde a todos,
Desde já informo que não percebo praticamente nada de electricidade nem conheço quem perceba, por isso gostaria de tirar umas dúvidas com malta mais entendida se possível, não pretendo fazer nada de forma autodidacta mas sim contratar alguém profissional, no entanto não gostaria de estar ás "escuras" e quero saber se é possível fazer o que tenho em mente e quanto me pode custar num valor aproximado e a partir daí tomar uma decisão.
No ultimo andar do meu prédio (construído nos anos 90) tenho uma arrecadação/sótão e não tem tomadas, apenas 1 interruptor, sei que está ligado ao meu quadro eléctrico.
Não é a minha profissão, mas sou um entusiasta da panificação e da fermentação natural e afins... eu gostaria de ocupar esse espaço e criar uma "micro padaria" para me entreter aos fins-de-semana, fazer umas delicias para a familia e amigos, o forno que gostaria de utilizar é de 1,8 KW - 230 V ou 2,5 KW - 230 V mediante o que escolher, em principio seria a única coisa que utilizaria, fora a luz.
É possível fazer isto de forma segura retirando a corrente do interruptor por exemplo? ou existe alguma outra alternativa? se for possível, que tipo de valores posso contar em média para este tipo de trabalho
Agradeço a todos desde já
Cumprimentos
Instalação elétrica sótão/arrecadação
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 mar 2021, 19:25
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Instalação elétrica sótão/arrecadação
Boa noite.
Se o. Circuito dessa arrecadação tem. Origem no seu quadro elétrico deverá confirmar a secção do condutor e devida proteção.
Retirar de um interruptor não será o mais indicado até porque pode nem haver lá neutro.
O que eu sugiro é tentar entender se esse circuito tem origem no seu quadro e tentar criar um quadro parcial nos arrumos com as devidas proteções.
Para forno monofásica até 2KW talvez o cabo de 2.5mm possa ser suficiente. Contudo será necessário calcular o comprimento do cabo para evitar quedas de tensão.
Analise bem o que pretende fazer faca as contas aos equipamentos que poderá utilizar hoje e manhã e tente elaborar um pequeno estudo por forma a equilibrar as despesas.
Off-topic
Tenha atenção ao que pretende criar nessa zona para não ter problemas com o condomínio.
Cumprimentos
Se o. Circuito dessa arrecadação tem. Origem no seu quadro elétrico deverá confirmar a secção do condutor e devida proteção.
Retirar de um interruptor não será o mais indicado até porque pode nem haver lá neutro.
O que eu sugiro é tentar entender se esse circuito tem origem no seu quadro e tentar criar um quadro parcial nos arrumos com as devidas proteções.
Para forno monofásica até 2KW talvez o cabo de 2.5mm possa ser suficiente. Contudo será necessário calcular o comprimento do cabo para evitar quedas de tensão.
Analise bem o que pretende fazer faca as contas aos equipamentos que poderá utilizar hoje e manhã e tente elaborar um pequeno estudo por forma a equilibrar as despesas.
Off-topic
Tenha atenção ao que pretende criar nessa zona para não ter problemas com o condomínio.
Cumprimentos