Detector de energia estatica em pessoas, alguem conheçe?

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Detector de energia estatica em pessoas, alguem conheçe?

Mensagem por nelmindo »

electroleite Escreveu:Ola, depois de varias buscas e pesquisas sem grandes resultados , venho a este forum tentar a minha sorte, estou a precisar de um detector de energia estatica em pessoas , ou seja , preciso de salvaguardar uma maquina que contem varios agentes altamente inflamaveis , onde e monitorizada e manuseada por tecnicos e empregados da fabrica. Alguem ja ouviu falar de tal aparelho? Soluçoes pro problema alguem tem ideiia? obrigado a todos
bem, eletroleite em resposta ao pedido:
http://www.trifield.com/SurfaceDCVoltmeter.htm
http://www.electrotechsystems.com/electrostatic.asp

não sei quem é que possa comercializar estes aparelhos aqui em Portugal, mas entrando em contacto com estas empresas pode ser que arrangem distribuidores, nem que seja como é costume aqui na vizinha Espanha.
sesitagus
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 14:15

Mensagem por sesitagus »

Obrigado...
Vou ver o que consigo arranjar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Em zonas inflamáveis, é normal aumentar o teor de humidade no ar para não haver estática.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
sesitagus
Curioso
Curioso

Mensagem por sesitagus »

Pois, neste caso é uma farmacia, os clientes estão a descarregar electrostatica por todo o lado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se o ar condicionado está com o teor de humidade correcto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
sesitagus
Curioso
Curioso

Mensagem por sesitagus »

Sim, falta-me esse pormenor, o AC pode estar a retirar toda a humidade do local, mas mesmo assim poderá fazer com que exista tanta estatica?
Cumprimentos
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Olá pessoal,

Sendo uma farmácia, em principio quanto menos humidade melhor.
Muitas das embalagens/prospectos indicam "Proteger da humidade".
Ter-se-á que recorrer a outras alternativas, algumas delas já apontadas.

A verdade é que se descura, na maioria dos casos provávelmente por ignorância, da questão da estática durante a obra, sobretudo nos materiais utilizados para o pavimento.
Hoje em dia é habito usar os materiais sintéticos (isolantes) e portanto propensos á criação de campos electrostáticos.

Depois da obra feita começam a surgir esses problemas e deseja-se resolver com "soluções baratas". Ora isso geralmente não é possivel pois na verdade o problema está no pavimento e é esse que tem que ser removido, ou na melhor das hipoteses ser "pintado" com tintas/vernizes antiestáticos que por si só não são baratos.

Entretanto, as superficies sintéticas não estão preparadas para serem pintadas, pelo que tambem aqui haverá complicações que embora possam ser contornadas, esse processo acaba por ser tambem oneroso.
Há depois as outras soluções: produtores de iões, pulseiras, calcanheiras, pontos de descarga, etc, que muito francamente para não passam de complementos.

Geralmente a principal causa da estática é o material usado no pavimento pelo que é esse que tem que ser tratado.
Por acaso o pavimento da farmácia não é "chão flutuante" ou outro revestimento sintetico (PVC, etc) ?

Um abraço
sesitagus
Curioso
Curioso

Mensagem por sesitagus »

justme Escreveu:Olá pessoal,

Sendo uma farmácia, em principio quanto menos humidade melhor.
Muitas das embalagens/prospectos indicam "Proteger da humidade".
Ter-se-á que recorrer a outras alternativas, algumas delas já apontadas.

A verdade é que se descura, na maioria dos casos provávelmente por ignorância, da questão da estática durante a obra, sobretudo nos materiais utilizados para o pavimento.
Hoje em dia é habito usar os materiais sintéticos (isolantes) e portanto propensos á criação de campos electrostáticos.

Depois da obra feita começam a surgir esses problemas e deseja-se resolver com "soluções baratas". Ora isso geralmente não é possivel pois na verdade o problema está no pavimento e é esse que tem que ser removido, ou na melhor das hipoteses ser "pintado" com tintas/vernizes antiestáticos que por si só não são baratos.

Entretanto, as superficies sintéticas não estão preparadas para serem pintadas, pelo que tambem aqui haverá complicações que embora possam ser contornadas, esse processo acaba por ser tambem oneroso.
Há depois as outras soluções: produtores de iões, pulseiras, calcanheiras, pontos de descarga, etc, que muito francamente para não passam de complementos.

Geralmente a principal causa da estática é o material usado no pavimento pelo que é esse que tem que ser tratado.
Por acaso o pavimento da farmácia não é "chão flutuante" ou outro revestimento sintetico (PVC, etc) ?

Um abraço
Bom dia, em relação ao pavimento penso que é de cerâmica, mas claro que vou confirmar.
e...sim eu já tinha pensado nisso, simplesmente estou a tentar convencer o Eng Civil(responsavel pela obra civil) de que a esta electricidade, não resulta da instalação eléctrica, o que está a ser dificil.
Obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”