Esta é a minha segunda intervenção a seguir à minha apresentação.
Eu tenho uma duvida que me esta a dar muitas dores de cabeça.
Recentemente foram feitos novos circuitos para a minha cozinha
circuito placa indução
circuito forno
circuito termoacumulador
E o problema reside no último circuito, o termoacumulador. O eletricista que cá esteve primeiramente colocou um disjuntor magnetico como proteção ao termoacumulador, apos algumas leituras minhas, indiquei que o mais adequado segundo as normas praticadas seria um ID de 30ma, ao qual ele reagiu muito mal e jurou a pés juntos que o disjuntor magnético protegia o termoacumulador. Após alguma insistência ele lá colocou o ID de 30mA e retirou o disjuntor magnetico.
A minha questão, é que me foi alertado por alguns curiosos mais atentos que eu, que o ID de 30mA está ligado diretamente ao circuito do termo acumulador, e que tal não deveria ser assim, mas o eletricista jura também as pés juntos que o termo está protegido mesmo estando ligado diretamente ao ID de 30ma, portanto, ele está certo? E posso estar descansado? Ou realemente tem que ter um disjuntor antes da ligação ao diferencial?
Desculpem a extensão do post e a falta de palavriado técnico mas tudo o que sei de eletricidade é o que vou retirando da internet.
Eu tenho também um ID de 300mA que está colocado à entrada do quadro.
Coloquei uma foto do quadro mas não tenho a certeza que se irá aparecer.
Obrigado!!

Descrição Quadro de disjuntores
1 Tomada Congelador
2 Tomadas sala tv + frigorifico
3 Anexo
4 Tomada Video porteiro
5 Tomada quarto esquerdo + Tomada lareira
6 Tomada Maq. de lavar + tom. forno + tom. Quarto direito
7 Iluminação sala
8 Iluminação cozinha + iluminação quarto + WC + Ilum. churrasq.
9 Tomadas bancada da cozinha
10 Placa indução
11 Forno eletrico
12 Reserva
13 Reserva
14 Diferencial Geral
15 Diferencial Geral
16 Diferencial Termo Acumulador
17 Diferencial Termo Acumulador
18
19