Nas regras técnicas indica no Anexo II da seção 701:
"II.1 Todos os elementos condutores, com excepção dos de reduzidas dimensões e que não
apresentem riscos de ficarem a um potencial diferente do da ligação equipotencial, devem, em
regra, ser ligados à ligação equipotencial.
II.2 Estão na situação indicada no ponto II.1, nomeadamente:
a) as canalizações metálicas de água quente, de água fria, de ventilação e de esgoto; não é
necessário shuntar os elementos de ligação roscados das canalizações metálicas de água
montados à vista, dado que a rosca garante uma continuidade suficiente, ainda que sejam
dotados de vedantes isolantes (fitas, colas, estopa, etc.);
b) o corpo dos aparelhos sanitários metálicos (corpo das banheiras, por exemplo, no ligador de
equipotencialidade ou, quando este não existir, num dos parafusos de fixação de um pé) e o
tubo de escoamento ou o sifão, se metálicos;
c) todos os restantes elementos condutores, com excepção dos que estejam isolados dos
elementos da construção (os aros metálicos das portas e das janelas devem ser ligados à
ligação equipotencial, dado que podem estar em contacto com elementos metálicos da
construção como, por exemplo, as armaduras do betão); no caso dos radiadores do
aquecimento central ou de outros elementos aquecedores, é suficiente ligar uma das
canalizações de entrada ou de saída.
II.3 Não é necessário ligar os equipamentos metálicos não eléctricos (tais como os toalheiros),
dado que estes não são susceptíveis de ficarem a um potencial diferente do dos outros
elementos condutores; no caso de os elementos de aquecimento eléctrico serem da classe II,
as suas massas não devem ser ligadas ao condutor de protecção e, consequentemente, à
ligação equipotencial."
Por uma leitura "leiga" parece-me que se não tiver em contato com "a armadura" ou próximo desta poderá existir pouco risco. No entanto talvez outros colegas tenham uma melhor opinião.
Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras
Obrigado pelas vossas respostas Lcmmonteiro e Monkey,,
Também nunca vi nenhum resguardo ligado a terra, mas sendo de porta metálico, lembrei me das ligações de janelas metálicas ou aluminios...
Estive a ver as regras tecnicas e de facto dizem que se houver um elemento metálico (portas/janelas, mas não falam dos resguardos??), devemos ligar a terra
Estou um pouco confuso
De facto, também não acho necessário, porque se não, teríamos que ligar também a cabine de aluminio ou o porta tolhas de inox,
,
Mas queria ter a vossa opinião!
Portanto, resumindo, o que realmente devemos ligar a terra são:
- as torneiras caso tem tubagem de metal
- sanitas de "inox"
- janelas de aluminios /metalicas
- portas de aluminios /metalicas supondo de entrada ou que dá na rua (NAO o resguardo)
- aberturas de ventilacao metalicos
- esgotos de material metalicos
Ha mais qq coisa que me esqueci?
Também nunca vi nenhum resguardo ligado a terra, mas sendo de porta metálico, lembrei me das ligações de janelas metálicas ou aluminios...
Estive a ver as regras tecnicas e de facto dizem que se houver um elemento metálico (portas/janelas, mas não falam dos resguardos??), devemos ligar a terra
Estou um pouco confuso

De facto, também não acho necessário, porque se não, teríamos que ligar também a cabine de aluminio ou o porta tolhas de inox,

Mas queria ter a vossa opinião!
Portanto, resumindo, o que realmente devemos ligar a terra são:
- as torneiras caso tem tubagem de metal
- sanitas de "inox"
- janelas de aluminios /metalicas
- portas de aluminios /metalicas supondo de entrada ou que dá na rua (NAO o resguardo)
- aberturas de ventilacao metalicos
- esgotos de material metalicos
Ha mais qq coisa que me esqueci?