Boas! uma duvida que tenho e surgiu é um cliente num quarto tem dois grupos de quatro tomadas e duas de três pegada umas outras! é considerado as quatro por exp uma só tomada ?
Obrigado por futuras indicações!
Numero de tomadas!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Numero de tomadas!
A regra 801.5.3 diz o seguinte:
"Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de
utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais)
tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de
utilização."
Sendo assim, no meu entendimento é que tomadas montadas no mesmo espelho são consideradas como um único ponto.
"Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de
utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais)
tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de
utilização."
Sendo assim, no meu entendimento é que tomadas montadas no mesmo espelho são consideradas como um único ponto.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
A meu entendimento sobre a regra 801.5.3 é ligeiramente diferente pois a regra diz "dois ou três pontos de utilização num mesmo aparelho" e não "espelho" o que para mim significa uma tomada dupla ou tripla e não duas ou três tomadas no mesmo espelho.
A diferença está em "espelho" ou "aparelho".
Se alguém por aí teve a oportunidade de "debater" este tema, por exemplo numa vistoria que deixe aqui o seu contributo.
Se alguém por aí teve a oportunidade de "debater" este tema, por exemplo numa vistoria que deixe aqui o seu contributo.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Quando há a necessidade de fazer repicagem, deixa de contar como um ponto de utilização.amoreira Escreveu: 27 jan 2021, 09:31 A meu entendimento sobre a regra 801.5.3 é ligeiramente diferente pois a regra diz "dois ou três pontos de utilização num mesmo aparelho" e não "espelho" o que para mim significa uma tomada dupla ou tripla e não duas ou três tomadas no mesmo espelho.
Remete a responsabilidade para o fabricante, de modo a contar como um ponto, um conjunto de 6 tomadas em monobloco.
Acontece nas instalações feitas em calha plástica, do tipo DLP, ter numa só calha de 6m, 32 tomadas, sendo 8 pontos de 4 tomadas em monobloco. Não recomendo, mas é perfeitamente possível. Numa sala de comutadores (aulas), é muito comum isto acontecer. Não há ultrapassagem da corrente máxima do circuito, mas a corrente de arranque por causa das fontes comutadas é brutal.