Boa tarde,
Desde já peço desculpa se não for aqui o local para colocar a minha dúvida.
Recentemente tive a curiosidade de verificar a voltagem da bateria do irobot, mas depois de desmontar o robô e ver a bateria deparei-me com 2 polos negativos e 2 polos positivos, medi em ambos e a voltagem foi quase 0. Como se mede a voltagem de uma bateria destas? A bateria é nova e está a funcionar em perfeitas condições, a voltagem nominal é de 14.4.
Desde já obrigado a todos!
como medir a voltagem de Bateria irobot
Re: como medir a voltagem de Bateria irobot
É igual à da imagem em anexo? Se for, colocas o multímetro na escala igual ou superior a 15V DC, a ponta vermelha ligada no terminal onde tiver um V, ponta preta ligada no terminal COM. Depois com a ponta preta encostas no terminal negativo (-) da bateria e com a vermelha no terminal positivo (+).
Já tentei assim dessa forma e o resultado foi 0. Já troquei o multímetro e o valor mantém se em 0.
Ao medir em cruz, o polo negativo de uma linha e o polo positivo da segunda linha dá cerca de 2.8 volts.
Mas a bateria está carregada e o aspirador funciona perfeitamente. E supostamente a bateria é de 14.4 volts.
Pensei que tivesse algum procedimento para medir através dos 4 pontos de contacto da bateria. Pensei que seria por isso que me estivesse a dar valores esquisitos.
Ao medir em cruz, o polo negativo de uma linha e o polo positivo da segunda linha dá cerca de 2.8 volts.
Mas a bateria está carregada e o aspirador funciona perfeitamente. E supostamente a bateria é de 14.4 volts.
Pensei que tivesse algum procedimento para medir através dos 4 pontos de contacto da bateria. Pensei que seria por isso que me estivesse a dar valores esquisitos.
Com as pinças em cada terminal fica com o valor quase a 0.joao-pt Escreveu: 23 jan 2021, 22:56 É igual à da imagem em anexo? Se for, colocas o multímetro na escala igual ou superior a 15V DC, a ponta vermelha ligada no terminal onde tiver um V, ponta preta ligada no terminal COM. Depois com a ponta preta encostas no terminal negativo (-) da bateria e com a vermelha no terminal positivo (+).
1.jpeg
Se medir em cruz fica 2.88 volts
Obrigado a todos
- Anexos
Essa bateria é diferente da que deixei em anexo, essa já tem um circuito e só consegues medir diretamente instalada no iRobot ou então se abrires a caixa da bateria. Para abrires a caixa da bateria tens de remover 4 parafuso da tampa preta e mais 3 depois no interior. Depois disso consegues aceder aos terminais das células e medir a tensão de cada uma e do conjunto.
Obrigado pela resposta, acho que terei de comprar uma nova.
Pois o robô apenas tem 30 min de autonomia, e costumava ter pelo menos 1 hora.
Obrigado pela ajuda!
Pois o robô apenas tem 30 min de autonomia, e costumava ter pelo menos 1 hora.
Obrigado pela ajuda!