Ajuda sobre medir amperes de uma bateria
Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria
Olá a todos,
Já tive a ler vários textos e foruns na internet e aquilo que me apercebi é que é muito dificil de medir capacidade das baterias. Gostava de saber se existe alguma maneira de chegar à capacidade da bateria através da medição dos Volts.
Disseram me que isto era possível.
Quero ser muito sincero com todos, eu não percebo muito disto, tudo o que reti agora foi o que tive a ler na internet. Mas o meu carro está com problemas elétricos e a oficina disse-me que o problema era da bateria e que o carro precisava de mais uma bateria nova. Mas eu exigi ver testes em que mostravam que o problema era da bateria. Resultado, ligaram um aparelho à bateria e em poucos segundos supostamente mediram a capacidade de arranque em amperes, o que eu não acredito muito.
Pois o carro nao ligava porque a bateria estava a com 5 volts no dia anterior. E no dia seguinte supostamente estava com 50% de saúde e a capacidade de arranque era de 680 amperes a 18 graus.
A bateria é uma AGM.
Obrigado
Já tive a ler vários textos e foruns na internet e aquilo que me apercebi é que é muito dificil de medir capacidade das baterias. Gostava de saber se existe alguma maneira de chegar à capacidade da bateria através da medição dos Volts.
Disseram me que isto era possível.
Quero ser muito sincero com todos, eu não percebo muito disto, tudo o que reti agora foi o que tive a ler na internet. Mas o meu carro está com problemas elétricos e a oficina disse-me que o problema era da bateria e que o carro precisava de mais uma bateria nova. Mas eu exigi ver testes em que mostravam que o problema era da bateria. Resultado, ligaram um aparelho à bateria e em poucos segundos supostamente mediram a capacidade de arranque em amperes, o que eu não acredito muito.
Pois o carro nao ligava porque a bateria estava a com 5 volts no dia anterior. E no dia seguinte supostamente estava com 50% de saúde e a capacidade de arranque era de 680 amperes a 18 graus.
A bateria é uma AGM.
Obrigado
Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.
Existem equipamentos no mercado que conseguem saber o estado de saúde de uma bateria, é comum existir nas oficinas automóveis, alguns até fazem a impressão direta para papel, como um talão.
Se tens dúvidas relativamente às conclusões dessa oficina, pede uma segunda opinião.
Existem equipamentos no mercado que conseguem saber o estado de saúde de uma bateria, é comum existir nas oficinas automóveis, alguns até fazem a impressão direta para papel, como um talão.
Se tens dúvidas relativamente às conclusões dessa oficina, pede uma segunda opinião.
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 4 times
É possível estimar a capacidade da bateria (em Ampere.hora) a partir da tensão. Não é possível determinar a corrente máxima (em Ampere) a partir da tensão da bateria, só mesmo com equipamentos de ensaio.
O que se passa é que os veículos com sistema start/stop solicitam muito mais as baterias porque obrigam a mais arranques e causam descargas muito maiores quando o carro está parado com motor desligado. Ou seja, há um envelhecimento prematuro da bateria e é frequente não durarem mais de dois anos. Além disso, as centralinas começam a indicar erros quando a capacidade da bateria vem abaixo dos 70% da bateria original.
Para ajudar, utilizam baterias AGM que suportam descargas mais profundas mas que são muito mais caras. Moral da história: se quer que a bateria dure, desligue o start/stop.
O que se passa é que os veículos com sistema start/stop solicitam muito mais as baterias porque obrigam a mais arranques e causam descargas muito maiores quando o carro está parado com motor desligado. Ou seja, há um envelhecimento prematuro da bateria e é frequente não durarem mais de dois anos. Além disso, as centralinas começam a indicar erros quando a capacidade da bateria vem abaixo dos 70% da bateria original.
Para ajudar, utilizam baterias AGM que suportam descargas mais profundas mas que são muito mais caras. Moral da história: se quer que a bateria dure, desligue o start/stop.
Apenas a partir do valor de tensão é possível saber a capacidade da bateria como?fiat_uno Escreveu: 23 jan 2021, 09:31 É possível estimar a capacidade da bateria (em Ampere.hora) a partir da tensão. Não é possível determinar a corrente máxima (em Ampere) a partir da tensão da bateria, só mesmo com equipamentos de ensaio.
(...)
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
A bateria de corrente continua tem uma tensão de 12-24 ou 48 V
https://descomplica.com.br/gabarito-ene ... automovel/
U=24 V de 150AH, significa que pode descarregar 150 A numa hora ou 75A em 2 Horas etc
Q=Uxixt=24x150x1=3 600 Wh=3,6 kW
Há analisadores de corrente e tensão que medem e regista as funções corrente ou tensão
https://descomplica.com.br/gabarito-ene ... automovel/
U=24 V de 150AH, significa que pode descarregar 150 A numa hora ou 75A em 2 Horas etc
Q=Uxixt=24x150x1=3 600 Wh=3,6 kW
Há analisadores de corrente e tensão que medem e regista as funções corrente ou tensão
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 4 times
Mais corretamente, é possível estimar o estado de carga em relação à capacidade original.joao-pt Escreveu: 23 jan 2021, 13:36 Apenas a partir do valor de tensão é possível saber a capacidade da bateria como?
Quais são as marcas e modelos desses aparelhos? Sabe a referência de algum? O meu mecânico mostrou-me o aparelho e fez um novo teste na bateria nova comigo presente e deu que o estado de saúde da bateria era de 70%... Mas só fez o teste depois de 2 tentativas pois o aparelho dava erro, pareceu-me ser bastante antigo.joao-pt Escreveu: 22 jan 2021, 22:28 Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.
Estimar já é uma coisa diferente e mesmo assim tenho muitas dúvidas sem considerar diferentes variáveis, como por exemplo a temperatura a que se encontra, se acabou de ser carregada, se foi recém utilizada, entre outras coisas. Não quero desvalorizar essa tabela mas coloco muitas interrogações ao uso direto.
São várias as marcas que têm equipamentos desses, da Bosch tens o BAT 135, a Solar também tem o BA227 ou BA327, na Midtronics tens a série MX-600. Isto são tudo alguns exemplos, se vais utilizar apenas uma vez, é um equipamento que não se justifica, é muito mais caro do que várias baterias.Damien Escreveu: 23 jan 2021, 19:49Quais são as marcas e modelos desses aparelhos? Sabe a referência de algum? O meu mecânico mostrou-me o aparelho e fez um novo teste na bateria nova comigo presente e deu que o estado de saúde da bateria era de 70%... Mas só fez o teste depois de 2 tentativas pois o aparelho dava erro, pareceu-me ser bastante antigo.joao-pt Escreveu: 22 jan 2021, 22:28 Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.