Instalação elétrica moradia raiz

Responder
Bugmanlight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jan 2021, 10:23

Instalação elétrica moradia raiz

Mensagem por Bugmanlight »

Boa tarde electricistas e curiosos.
Não sou eletricista mas gosto bastante da área e estudei um pouco no curso de eletrónica em 2002. O meu conhecimento é básico e acho que aquilo que aqui venho "pedir", talvez me digam que fosse melhor entregar totalmente a um profissional da área, mas fica muito caro entregar o trabalho com chave na mão e eu para poupar algum €... Resumindo e avançando, "vou construir" a minha moradia e gostava de ter papel importante na execução do projeto e montagem da parte elétrica, juntamente com um amigo eletricista, mas que nunca fez instalações de raiz. Não tenho formação suficiente, apenas algum conhecimento de fios, dimensionamento, tubo, tomadas de uso geral, circuito de tomadas de uso específico, disjuntores e protecção de circuitos com diferencial. Sei também que o tubo e fiação de iluminação vão passar no teto falso e repicar lá em cima, mas em relação às tomadas, não sei, se vão por cima, se pelo chão e replica de tomada para tomada. Gostava de saber se cada circuito passa num tubo ou se podem passar 2 circuitos do mesmo tipo. Há quem diga que devemos ter tudo o mais seccionado possível, gastando mais € em disjuntores mas isso vai de cada um. Ou seja quase que venho pedir uma formação em instalação elétrica residêncial de raiz. Pode ser que um dia me torne eletricista, sempre quis mas não se proporcionou, e agora nesta situação voltei a sentir que é disto que realmente gosto. Se alguém me puder dar umas dicas ou mesmo algo mais particular e especifico, até pode deixar aqui o Nr que eu pelo MBway compenso 😄 abraço a todos.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Instalação elétrica moradia raiz

Mensagem por lcmmonteiro »

Por norma nas construções de raiz existem projetos de especialidades. Se no seu caso não existe talvez seja sensato analisar a situação pois poderá vir a fazer falta mais a frente.

Já tem ramal? Se sim qual a potência máxima na ficha electrotécnica?

Se não tem vai ter que pedir logo vai necessitar de pelo menos um técnico certificado e inscrito na dgeg.

Quanto ao dimensionamento este passa pelo cálculo dos circuitos necessários e respetivos equipamentos a ligar.

É difícil nesta primeira fase e com a informação partilhada ajudar em algo... Para tal tem que colocar as questões objetivas.

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sem querer desanimá-lo, porque parece ter algum entusiasmo em relação à instalação eléctrica da sua moradia, deixe-me dizer duas coisas:
1- A electricidade não é para brincar, é perigosa e isso deve ser tido em conta nestas situações.
2- Contrate um profissional. BOM. É verdade que pode poupar uns euros agora, mas daqui a 10 anos vai desejar que a instalação tenha sido feita por alguém que percebe do assunto.
Bugmanlight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Não foi feito projeto de eletricidade porque o projectista disse que não era necessário entregar na câmara e que podíamos ir "fazendo". Para a semana vou entregar todos os documentos, construtor e especialidades como comunicação prévia, a arquitectura já está aprovada. Já tenho ideia de quantas tug e tue, focos, etc. Estava a pensar 2 ou 3 circuitos de iluminação, mais 2 ou 3 de tomadas de uso geral, as de uso específico depende dos electrodomésticos e aparelhos. É um t2, sala e cozinha open space, WC e um quarto de arrumos. As protecções, para além do geral de 300mA( interruptor diferencial?), nos circuitos, penso que podem ou devem ser de 30mA tanto tomadas como iluminação, 1 por grupo de circuitos? Para o quintal não sei se coloque outro diferencial ou apenas disjuntor, por ex de 25A, e a mesma situação para o sótão. Em relação ao ramal ainda não foi pedido porque estava à espera de entregar os documentos na câmara e pagar as taxas para depois com o comprovativo da comunicação pedir definitivo.
Bugmanlight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

rainbow Escreveu: 10 jan 2021, 18:14 Boa tarde.

Sem querer desanimá-lo, porque parece ter algum entusiasmo em relação à instalação eléctrica da sua moradia, deixe-me dizer duas coisas:
1- A electricidade não é para brincar, é perigosa e isso deve ser tido em conta nestas situações.
2- Contrate um profissional. BOM. É verdade que pode poupar uns euros agora, mas daqui a 10 anos vai desejar que a instalação tenha sido feita por alguém que percebe do assunto.
Olá, não desanima nada, o eletricista é profissional de remodelações mas esta questão de fazer de raiz é que não lhe é muito familiar nalguns pormenores, e estou aqui com estas questões porque gostava de saber tanto ou mais que ele 🤷‍♂️🤦‍♂️para tentar decidir um bocadinho por mim 😊 claro que vou levar muito em consideração o comentário porque por muita vontade que tenha não tenho formação suficiente mas como gosto muito é aprendo depressa decidi falar aqui com os entendidos que muito respeito.
R.inglês
Curioso
Curioso
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Been thanked: 4 times

Mensagem por R.inglês »

Bom dia, terá que chamar sempre um técnico inscrito na dgeg para pedido de ramal e certificação da instalação. E tem também instalação ITED em que salvo erro precisa de projeto e vesturia em novas construções.
Bugmanlight
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

R.inglês Escreveu: 11 jan 2021, 11:47 Bom dia, terá que chamar sempre um técnico inscrito na dgeg para pedido de ramal e certificação da instalação. E tem também instalação ITED em que salvo erro precisa de projeto e vesturia em novas construções.
Em relação ao ITED sim é preciso projeto, já está feito e acho que é mais uma invenção para a malta gastar €. Facilita as coisas em casa para mais tarde não ter de andar a furar ou partir mas acho que só devia ter quem quer.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Relembro que para potência igual ou superior a 10,35 kVA é necessário elaborar um projeto, não é uma opção ! Caso não queira gastar €€€ como diz está limitado aos 6,9 kVA tem de pensar muito bem pois pode poupar € agora e gastar o dobro num futuro próximo... por ex. quando comprar um veiculo elétrico :-)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Dúvidas”