Disjuntor ou Interruptor

Responder
joliveirinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 dez 2020, 18:08
Has thanked: 3 times

Disjuntor ou Interruptor

Mensagem por joliveirinha »

Boa tarde,

Estou com a dúvida que gostava de ver esclarecida para ter a certeza que a mudança que foi realizada está dentro dos padroes de segurança.

Eu vivo num apartamento em que tenho a Box da garagem ligada ao quadro principal do apartamento.
O quadro principal tinha um interruptor diferencial geral hager CDC 240P que permitia 40A.
e este tinha uma ligação directa para o disjuntor da Box que era um hager MJT720.

No entanto, como foi preciso deixar passar mais corrente, o eletricista que fez o trabalho alterou o disjuntor da Box por um interruptor hager SBN240.
E também trocou o geral por um CFC263P que permite 63A.

Eu não percebo muito disto, mas parece-me que deste modo o circuito para a box não está protegido contra excesso de corrente, estou correcto?
Existe algum risco associado a esta alteração? Parece-me que a melhor escolha teria sido trocar por um MJT740, ou estou enganado?

Em relação ao geral, a troca parece que também trocou um diferencial de 30ma para um de 300ma. Acontece que eu não tenho mais nenhum diferencial no quadro. Ou seja, os WCs também estão a ser "protegidos" por este diferencial de 300ma. Isto é suposto?

Obrigado.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Disjuntor ou Interruptor

Mensagem por joao-pt »

Trocou um disjuntor (20A) por um interruptor, dessa forma os condutores podem não estar protegidos, tens de confirmar se não existe mesmo qualquer outro disjuntor e a secção dos condutores.

Os disjuntores servem para dar proteção aos condutores (neste caso), não podes trocar um de 20A por um de 40A sem mais detalhes.
joliveirinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado João.

Não existe qualquer outro disjuntor antes. Ele está mesmo ligado ao interruptor diferencial geral. Daí a minha pergunta.
Para mim é claro que o circuito agora não esteja protegido. A secção que liga ambos é de 10mm.

A minha questão é se o eletricista pode argumentar que a segurança existe na mesma e que não está a pôr nada em risco.

Na verdade o que me perocupa mais agora é o interruptor geral diferencial que foi trocado por um que era de 30ma para 300ma.
Penso que eu tinha de 30ma porque nao existe mais nenhum diferencial no quadro. Logo as casas de banho também estavam protegidas pelo geral. Trocando por um de 300ma, parece que as casa de banho ficam ilegais e com falta da proteção necessária.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. cuidado com as trocas os wcs teem de ter 30ma não é300ma e esse interruptor tem de ser um dijuntor compativel com os condutores. isso esta mal cump
joliveirinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado Pedro pelo esclarecimento.

Em relação ao disjuntor compativel com os condutores, pode clarificar?
O que estava lá antes era um MJT720 com neutro e fase de 4mm. Agora passou a ser o tal SBN240 com neutro e fase de 10mm.
O correcto será o MJT740, estou certo?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. se a seção dos condutores são de 10mm devia ser um dijuntor e não um interruptor de 40a ou 32a. agora se os condutores são de 4mm devia de ser um dijuntor de 20a, mas não percebo é porque diz que tinha um dijuntor de 20a e 4mm e agora diz que é de 10mm, colocaram fios de 10mm?. cump
joliveirinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Sim, os fios também foram mudados porque segundo ele não era seguro usar fios de 4mm para passar os 32amp que estão previstos ir para a Box (devido a uma wall box para carregamento de carro eletrico).

A distância para a box são uns 30 metros. Portanto, foi alterado toda a secção de 4mm desde o disjuntor antigo até á box para 10mm.
E no quadro principal, do interruptor geral para o disjuntor da box também está feita uma ligação com fio de 10mm.

Obrigado.
hugoines1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2016, 20:21

Mensagem por hugoines1 »

Na box existe algum quadro?
Que potência tem instalado em casa?
Se for 6.9 kVA julgo que o eletricista quer proteger o circuito da box por aí... se ultrapassar o consumo o contador desliga, no entanto isso não está certo.

Uma boa instalação seria colocar um interruptor geral, do interruptor geral saía para o diferencial da casa e para um disjuntor 2X32A para a box. Na box colocar um quadro com circuito independente de carregamento com diferencial tipo "F" e outro para iluminação e tomadas.
joliveirinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Sim. Tem um quadro na box com um interruptor diferencial logo a cabeça. Depois tem alguns disjuntores 1P, incluindo o da wall box.

Mas no circuito todo desde o contador da EDP até à Box não passa por nenhum disjuntor. Apenas interruptores.

A potencia é 10.3kva.
Responder

Voltar para “Dúvidas”