Ligação para bomba de rega

Responder
amctavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mai 2016, 12:37

Ligação para bomba de rega

Mensagem por amctavares »

Boa tarde a todos ,
Fui electricista por conta própria até 2011 , altura em que fui convidado para ingressar numa empresa e em electricidade industrial , e nunca mais fiz trabalhos de electricidade cá fora , agora tenho um amigo que tem um terreno e precisa de uma ligação á rede para um terreno sem construção para ligar uma bomba de rega .
Nestes anos todos vi que houve muitas alterações , incluindo a extinção da certiel , assim venho solicitar ajuda para com a actual legislação poder efectuar este trabalho , a linha da EDP atravessa o terreno , pelo que será construído um muro para receber a ligação a 3,45KVA , no muro será colocada a P100 e um quadro com contador , diferencial e módulos , material Quiterios IP55 e uma tomada CE com encravamento IP66/67 , isto é o que eu faria há 9 anos atrás , ainda está válido ?
E a nível de burocracia o que é agora necessário ? Para pedir a baixada e a ligação á EDP ? E o que substitui a antiga certificação da Certiel ?
Ficha electrotécnica e termo de responsabilidade há algum tipo de minutas novas ?
Atentamente ,
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Ligação para bomba de rega

Mensagem por luisilva78 »

As minutas mudaram. Pode encontrar os novos modelos no site da DGEG.
A inspecção para certificação deixou de ser obrigatória para "edifícios de habitação" até 6,9kVA e o projecto passou a ser obrigatório para potências superiores a 10,35kVA.
A inspecção é pedida directamente a uma entidade inspectora (tem a lista das que existem actualmente também no site da DGEG).

O que indica parece-me correcto.
Eduardo1976
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2020, 23:26

Mensagem por Eduardo1976 »

Não a muito tempo fiz uma renovação de uma instalação
Que tinha 3,45 kVA para 6,9kva
E a EDP isigio uma inspeção
E tive que a fazer
A informação que me foi dada é se a identidade fornecedora de energia pedir essa inspeção és obrigado a fazer
Mesmo que a nova lei diga que menos de 10,35 kVA
Não seja obrigado a inspeção
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 14:14
Been thanked: 16 times

Mensagem por RicardoENTA »

Eduardo1976 Escreveu: 17 dez 2020, 20:32
A informação que me foi dada é se a identidade fornecedora de energia pedir essa inspeção és obrigado a fazer
Mesmo que a nova lei diga que menos de 10,35 kVA
Não seja obrigado a inspeção
e porque não lhes perguntaste onde é que isso estava escrito?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Caríssimo amctavares,

No que toca a ligações para bombas de rega, as coisas mudaram e não foi pouco, pelo que para seguir com o processo com a finalidade que precisa, terá de contatar empresa que lhe forneça os elementos referentes ao furo de prospeção de água, esta empresa junto da A.P.A. (Agência Portuguesa do Ambiente) emite autorização de acordo com a capacidade do furo, e em função disto é que poderá efetuar o pedido de fornecimento de energia; a potência requisitada não poderá exceder a potência máx. da bomba, após este procedimento a instalação será sempre objeto de certificação feita por Entidade Inspetora.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”