Estou com um problema.....
Será que em todas as lojas (estabelecimentos públicos) temos que utilizar todo o equipamento isento de halogeneo?
É o que refere o ponto 801.2.1.1.4....
Ou temos alguma excepção?
Cumprimentos

Referes-te aos tubos e cabos, parece-me bem que sim.rodrigotavares Escreveu:Boas pessoal,
Será que em todas as lojas (estabelecimentos públicos) temos que utilizar todo o equipamento isento de halogeneo?
Cumprimentos
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
amoreira Escreveu:Referes-te aos tubos e cabos, parece-me bem que sim.rodrigotavares Escreveu:Boas pessoal,
Cumprimentos
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
migjac Escreveu:801.2.1.1.4 - Nos estabelecimentos recebendo público não devem ser utilizadas
canalizações propagadoras da chama.
Isto quer dizer o que????Pode-se usar???
migjac Escreveu:É obrigatório usar cabos isentos de halogeneos em todos os locais de recendo publico?
Nas regras só encontrei isto:
801.2.1.1.4 - Nos estabelecimentos recebendo público não devem ser utilizadas
canalizações propagadoras da chama.
Se estiverem à vista em locais acessíveis ao público não pode, visto que esse tipo de cabos não é isento de halogéneos, para poderem ser utilizados têm de estar embebidos em materiais incombustíveis (ex.: embebidos nos elementos da construção, etc.).migjac Escreveu:Então posso usar cabos XV e VV em locais de recebendo publico?
Ok obrigado Jose CaladoJosecalado Escreveu: 30 nov 2023, 22:07 Penso que não vão levantar qualquer problema, e se o projeto referencia esse tipo de condutores, a execução tem a obrigação de cumprir o projeto, se a instalação é um espaço comercial, mesmo com indicação do projeto; eu não costumo utilizar condutores H07V, mas sim cabo entubado depois peço para alterar o projeto; mas se não for alterado como é uma melhoria não dizem nada.