Instalação deficiente de contador?

Responder
lf0nseca
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2016, 21:10
Has thanked: 2 times

Instalação deficiente de contador?

Mensagem por lf0nseca »

Trocaram-me recentemente o contador antigo por um "inteligente".

Não estava em casa quando fizeram o trabalho, estava uma familiar, e quando cheguei deparei-me com um trabalho no mínimo um bocado estranho. Meteram duas ripas de aglomerado de madeira verticais no armário do contador, com uma tábua também de aglomerado suspensa por cima, e aparafusaram o conjunto no armário. O contador novo está aparafusado nesta tábua de cima. Consegue-se ver pela tampa que cobre os cabos e é transparente os 2 cabos de entrada e saída (fase e neutro) enrolados para trás da tábua suspensa antes de entrarem no contador (o contador antigo estava montado mais acima). Ou seja, nem se deram ao trabalho de cortar os cabos à medida do novo contador. E todo o conjunto parece muito instável. O aglomerado está-se a desfazer no canto, uma das ripas na parte final também, não são do mesmo tamanho, e nem sequer são um cubo, o topo onde encosta a tábua é concavo.

Não me queria chatear com ninguém, mas pergunto se posso deixar isto ficar assim sem ter mais tarde problemas, ou se faço uma reclamação e neste caso a quem? Será normal fazerem instalações assim? E para quê??

Obrigado
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Re: Instalação deficiente de contador?

Mensagem por maxxis »

Era bom uma foto para podermos dar umas dicas.

Cump
lf0nseca
Curioso
Curioso

Mensagem por lf0nseca »

Para dar uma ideia. Peço desculpa não fotografar completo, mas não quero arranjar problemas a ninguém, por isso não quero identificar a instalação. Só queria mesmo saber se isto é normal / seguro / aceitável pq nunca vi uma instalação feita assim, apesar de ser um apartamento antigo (anos 70) o armário do contador está em perfeito estado. Não percebo para quê a plataforma e a ter mesmo que ser se não devia ser um trabalho mais competente...

Imagem
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas,

Onde estava o armário do contador (anterior)? Se foi substituição de contador o trabalho não está correto. No mínimo esses materiais não estão normalizados pela EDP...

Cumps!
lf0nseca
Curioso
Curioso

Mensagem por lf0nseca »

O armário do contador não mudou, é exactamente o mesmo e está em bom estado. O contador antigo era bastante maior e os tubos plásticos entravam para dentro do mesmo. O contador em si estava aparafusado directamente no armário. Quem veio trocar deixou a coisa assim, como está na foto...
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Pois sendo uma substituição do contador, quem fez o trabalho talvez fez o que sabia com os materiais que tinha. Para executar o trabalho arranjou essa solução. É que os suportes de fixação do contador são da responsabilidade do dono de obra (parte da instalação individual).
Já tive várias vezes em que a CME simplesmente se foi embora porque não cumpria todas as questões técnicas para a instalação do contador. Neste caso penso que seja "um pau de dois bicos".
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Gil82 Escreveu: 26 nov 2020, 14:08 Pois sendo uma substituição do contador, quem fez o trabalho talvez fez o que sabia com os materiais que tinha. Para executar o trabalho arranjou essa solução. É que os suportes de fixação do contador são da responsabilidade do dono de obra (parte da instalação individual).
Já tive várias vezes em que a CME simplesmente se foi embora porque não cumpria todas as questões técnicas para a instalação do contador. Neste caso penso que seja "um pau de dois bicos".
Mas, no caso, foi o cliente a pedir substituição ou foi a EDP que resolveu trocar? Se for o fornecedor a querer trocar, penso que o cliente não será obrigado a nada. Em qualquer dos casos, se a caixa estiver no exterior, esses materiais vão durar pouco.
lf0nseca
Curioso
Curioso

Mensagem por lf0nseca »

Foi trocado no âmbito das trocas que estão a fazer pelos contadores inteligentes. Fica no interior. Eu por mim não estou preocupado, só queria saber se não me podem vir chatear por este serviço mais tarde...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”