Bom Dia Caros Colegas.
Peço a vossa ajuda da melhor maneira de abordar o seguinte projeto.
Conforme imagem em anexo, o projeto é composto por duas habitações unifamiliares incluídas em terreno privado a minha questão é:
Como devo considerar a alimentação dos ramais?
- Um ramal direto para cada umas das habitações + 1 ramal para serviços comuns ( conforme imagem em anexo)
- Ou criar uma espécie de quadro de coluna para a instalação( que acho exagerado sendo apenas duas habitações)
Desde já agradeço o vosso apoio.
Com os melhores cumprimentos.
Rui Gonçalves
Dúvida Projeto Eléctrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 jan 2020, 16:17
- Has thanked: 5 times
Re: Dúvida Projeto Eléctrico
Boa Tarde Engenheiro Gil82.
Antes demais agradeço a sua ajuda.
Neste caso especifico a EDP deu parecer positivo ao meu pedido de viabilidade de esta instalação, De referir que na ficha eletrotecnia e no projeto distingui de forma clara que se tratavam de 3 ramais com três conjuntos portinhola/contador para cada uma das frações.
O que me deixou intrigado foi o facto de um colega ter encaminhado um processo idêntico para outra área geográfica e o técnico responsável da EDP daquela área fez questão de entrar em contacto com a colega para alertar desse pormenor e que para o caso em especifico dela teria que colocar um quadro de coluna para alimentar as diversas frações inseridas nesse terreno.
Cumprimentos, e mais uma vez grato pelo seu apoio.
Neste caso especifico a EDP deu parecer positivo ao meu pedido de viabilidade de esta instalação, De referir que na ficha eletrotecnia e no projeto distingui de forma clara que se tratavam de 3 ramais com três conjuntos portinhola/contador para cada uma das frações.
O que me deixou intrigado foi o facto de um colega ter encaminhado um processo idêntico para outra área geográfica e o técnico responsável da EDP daquela área fez questão de entrar em contacto com a colega para alertar desse pormenor e que para o caso em especifico dela teria que colocar um quadro de coluna para alimentar as diversas frações inseridas nesse terreno.
Não sei se a edp tem disponíveis 3 saídas para essa solução que apresentas com as 3 portinholas...
Provavelmente só poderás ter um ponto de fronteira, uma portinhola e daí ligavas um armário distribuição ou quadro na parte privada com saida para essas 3 alimentações.
E o ited já pensaste? Supostamente será um ITUR.
Apenas uma dica instala umas caixa de visita.
edit: tava a responder e entretanto respondeste, a meu ver provavelmente na localização do teu colega o PT ou Armário não tem saídas suficientes daí a edp ter dito ao teu colega para usar uma só saida. Suponho eu.
Provavelmente só poderás ter um ponto de fronteira, uma portinhola e daí ligavas um armário distribuição ou quadro na parte privada com saida para essas 3 alimentações.
E o ited já pensaste? Supostamente será um ITUR.
Apenas uma dica instala umas caixa de visita.
edit: tava a responder e entretanto respondeste, a meu ver provavelmente na localização do teu colega o PT ou Armário não tem saídas suficientes daí a edp ter dito ao teu colega para usar uma só saida. Suponho eu.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Já vi as duas soluções, mas o melhor será mesmo considerar como edifício mas na horizontal. Caso haja um incêndio no interior do imóvel, qual é o corte geral? Vão ter de cortar as instalações uma a uma?Matilight Escreveu: 19 nov 2020, 15:18 Boa Tarde Engenheiro Gil82.
Cumps!