dúvida sobre quadro secundário
-
- Curioso
- Registado: 14 dez 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
dúvida sobre quadro secundário
Bom dia
No meu prédio (ano de construção 2004) as arrecadações têm o circuito elétrico de cada uma ligado ao quadro do apartamento respectivo. No meu caso, vivo no 6º andar e a arrecadação está no piso -2. Lá tenho um pequeno quadro, inicialmente apenas destinado a iluminação, com um disjuntor 2P de corte geral (32A) e um para a iluminação 1P (10A). No quadro do meu apartamento, o disjuntor identificado para a arrecadação é de 25A.
Calculo que o disjuntor de 32A que colocaram tenha sido sobredimensionado - provalvemente não tinham nenhum 2P de 25A, usaram o que tinham.
Queria colocar umas tomadas na arrecadação e para isso adicionar um disjuntor de 16A, fazendo a respectiva instalação nova.
Dada a grande distância a que se encontra, não devia o quadro da arrecadação também ter um diferencial? Ou o diferencial que tenho no quadro principal já garante a proteção suficiente?
Obrigado desde já, e fico também aberto a quaisquer sugestões ou recomendações.
No meu prédio (ano de construção 2004) as arrecadações têm o circuito elétrico de cada uma ligado ao quadro do apartamento respectivo. No meu caso, vivo no 6º andar e a arrecadação está no piso -2. Lá tenho um pequeno quadro, inicialmente apenas destinado a iluminação, com um disjuntor 2P de corte geral (32A) e um para a iluminação 1P (10A). No quadro do meu apartamento, o disjuntor identificado para a arrecadação é de 25A.
Calculo que o disjuntor de 32A que colocaram tenha sido sobredimensionado - provalvemente não tinham nenhum 2P de 25A, usaram o que tinham.
Queria colocar umas tomadas na arrecadação e para isso adicionar um disjuntor de 16A, fazendo a respectiva instalação nova.
Dada a grande distância a que se encontra, não devia o quadro da arrecadação também ter um diferencial? Ou o diferencial que tenho no quadro principal já garante a proteção suficiente?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: dúvida sobre quadro secundário
boas. sim no quadro da arrecadação tem de ter um diferencial. pode coloca-lo no lugar desse dijuntor de 32a. cump
-
- Curioso
Muito obrigado Pedro, vou então comprar o diferencial.
Um 2P - 25A 30mA será o indicado, certo?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,miguelbarroso Escreveu: 09 nov 2020, 21:26 Muito obrigado Pedro, vou então comprar o diferencial.
cuidado não vá estar a deitar dinheiro ao lixo.
Verifique se o geral do quadro da sua habitação é um diferencial, pois se for não necessita de instalar diferencial na arrecadação.
Ohmico
-
- Curioso
Sim, o geral da habitação é diferencial... a minha questão tinha a ver com a grande distância a que o quadro da arrecadação está, se não diminui a eficácia desse diferencial.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Nota-se aqui alguma confusão, não se deve dar indicações que possam por pessoas menos qualificadas a proceder alterações na sua instalação, em que possam por em risco a sua segurança.
Se o geral do quadro é a proteção diferencial de toda a instalação, não deve ser indicado a substituição por disjuntor porque disjuntor já existe, logo o quadro da habitação deverá ser reformulado por forma a que os circuitos de utilização não deixem de ter proteção diferencial.
Cumprs.
Nota-se aqui alguma confusão, não se deve dar indicações que possam por pessoas menos qualificadas a proceder alterações na sua instalação, em que possam por em risco a sua segurança.
Se o geral do quadro é a proteção diferencial de toda a instalação, não deve ser indicado a substituição por disjuntor porque disjuntor já existe, logo o quadro da habitação deverá ser reformulado por forma a que os circuitos de utilização não deixem de ter proteção diferencial.
Cumprs.
-
- Curioso
- Registado: 12 out 2020, 07:13
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 2 times
Para dar uma resposta certa é necessário saber a secção do cabo e a distância
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,miguelbarroso Escreveu: 09 nov 2020, 14:28 Bom dia
vamos pegar nisto como deve ser.
Lá tenho um pequeno quadro, inicialmente apenas destinado a iluminação, com um disjuntor 2P de corte geral (32A) e um para a iluminação 1P (10A)
Aquilo que refere como corte geral de 32A não deve ser um disjuntor mas sim um interruptor de 32A, mas se for um disjuntor não tem mal nenhum, porque a protecção do cabo e do quadro da arrecadação já está feita em cima.
Não vejo problema desde que bem feito.
A distância não foi alterada desde o projecto portanto está conforme o projecto. Quanto ao diferencial, ele já lá está no quadro de cima, portanto já está a proteger toda a instalação incluindo esse quadro da arrecadação.
Para passar a ter um dif. nesse quadro teria que reformular o quadro do apartamento, mas só se não tiver que fazer ao dinheiro.
Espero que tenha sido claro, cumprimentos
Ohmico
-
- Curioso
O cabo que vai do apartamento até à arrecadação creio que é de 2.5mm2, posso depois confirmar.
A distância exacta não consigo saber, mas posso estimar que deverá ser algo na casa dos 40 a 50 metros.
Já agora vou tentar explicar um pouco melhor o que tenho no quadro principal:
Disjuntor diferencial da EDP 500mA -> Interruptor Diferencial 30mA de corte geral -> diversos disjuntores para o resto da casa, incluindo um de 25A para a arrecadação.
No quadro secundário na arrecadação tenho:
um interruptor de corte geral 32A -> disjuntor de 10A para a iluminação.
---
Assim sendo, vou apenas comprar o disjuntor de 16A e adicionar ao quadro secundário.
Obrigado a todos pela ajuda.
A distância exacta não consigo saber, mas posso estimar que deverá ser algo na casa dos 40 a 50 metros.
Já agora vou tentar explicar um pouco melhor o que tenho no quadro principal:
Disjuntor diferencial da EDP 500mA -> Interruptor Diferencial 30mA de corte geral -> diversos disjuntores para o resto da casa, incluindo um de 25A para a arrecadação.
No quadro secundário na arrecadação tenho:
um interruptor de corte geral 32A -> disjuntor de 10A para a iluminação.
---
Assim sendo, vou apenas comprar o disjuntor de 16A e adicionar ao quadro secundário.
Obrigado a todos pela ajuda.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Se tiver condutor de 2.5mm a proteção deveria ser de 16A, ou seja disjuntor 16A ao invés de 25A.
Com o comprimento que indica na ordem dos 40 a 50 metros cabo de 2.5mm quando for submetido a In de 16A provavelmente irá ter uma queda de tensão acentuada e muito acima de 1.5%.
Se tem um ID de 30mA como corte geral, que acaba por proteger todos os circuitos torna-se complicado pois o somatório de eventuais de fugas de corrente poderão causar a queda do ID. O ideal seria ter 300mA como geral e depois isolar com 30mA os circuitos necessários.
Já no quadro parcial esse interruptor de 32A só irá funcionar mesmo como interruptor visto que a proteção do cabo de entrada é garantida no quadro geral. No entanto, recomendo que confirme se a secção é de fato 2.5mm e se assim for corrija o disjuntor para 16A
Com o comprimento que indica na ordem dos 40 a 50 metros cabo de 2.5mm quando for submetido a In de 16A provavelmente irá ter uma queda de tensão acentuada e muito acima de 1.5%.
Se tem um ID de 30mA como corte geral, que acaba por proteger todos os circuitos torna-se complicado pois o somatório de eventuais de fugas de corrente poderão causar a queda do ID. O ideal seria ter 300mA como geral e depois isolar com 30mA os circuitos necessários.
Já no quadro parcial esse interruptor de 32A só irá funcionar mesmo como interruptor visto que a proteção do cabo de entrada é garantida no quadro geral. No entanto, recomendo que confirme se a secção é de fato 2.5mm e se assim for corrija o disjuntor para 16A
-
- Curioso
Obrigado pela sugestão, mas não vou modificar o ID de corte geral - nunca nestes 16 anos ele disparou inadvertidamente.
Vou confirmar amanhã se o cabo é realmente de 2.5 ou mais grosso.
Vou confirmar amanhã se o cabo é realmente de 2.5 ou mais grosso.